MOTOQUEIRO FANTASMA -
Espírito de Vingança
Herói mais sombrio da Marvel retorna em aventura
estilo road-movie
Em 2007 quando estreou o primeiro Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider), o público leitor de quadrinhos foi "presenteado" com uma trama rasa e longe do clima altamente sombrio dos quadrinhos, pois os produtores que insistem em "fazer filmes família" transformaram o infernal personagem da Marvel em herói divertido numa aventura pobre de espírito e recheada de efeitos visuais que mais pareciam uma justificativa perfeita para disfarçar as péssimas atuações e a direção medíocre de Mark Steven Johnson, responsável pela direção de Demolidor - O Homem sem medo (Daredevil, 2003), que é simplesmente a pior adaptação de quadrinhos da história do cinema.
Ciaran Hinds |
Esta nova aventura porém prova que ainda é possível salvar o personagem do esquecimento apesar do filme anterior ter alcançado relativo sucesso. Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (Ghost Rider - Spirit of Vengeance, 2012) que foi exibido nos cinemas no mês de fevereiro, não tem a pretensão de ser uma sequencia do primeiro e mesmo trazendo de volta o ator Nicolas Cage, este filme esta mais para reboot do que continuação - a história em questão se passa 9 anos após os eventos do primeiro filme, trazendo Johnny Blaze (Cage) numa incursão pelas estradas da Europa Oriental montado em sua possante moto e carregando em seu interior a maldição do pacto que fizera com Mefistófeles, ou o diabo, desta vez interpretado pelo ator irlândes Ciaran Hinds que apesar de fazer caras e bocas, consegue representar a figura demoníaca. E até Nicolas Cage consegue melhorar a atuação ao interpretar um Johnny Blaze bastante perturbado e até pendendo para o desequilíbrio.
Moreau |
Numa bela manhã ao despertar de mais uma noite de sono pertubadora devido a terríveis pesadelos, Blaze é encontrado por Moreau (Idris Elba), um estranho religioso que parece ser um ex-padre e está justamente à procura de Blaze, pois ele precisa da ajuda do Motoqueiro Fantasma e ainda lhe oferece a chance de se livrar da maldição infernal - a ajuda em questão é para que Blaze encontre e proteja um garotinho chamado Danny (Fergus Ryordan), pois sua mãe (Violante Placido) teve uma relação com Mefisto em sua forma humana e a criança herdara os poderes das trevas, o que pode torná-lo uma espécie de anticristo e com isso o inferno poderá reinar sobre a Terra. Convencido por Moreau e movido pela esperança de encontrar a cura para sua maldição, Blaze parte junto com ele na missão de proteger o garoto e sua mãe, Nadya.
O longa traz cenas de ação impactantes com direito a perseguições belamente filmadas em alta velocidade em ângulos baixos com planos abertos e extensos permitindo máxima visualização, mérito dos diretores Mark Neveldine e Brian Taylor que numa dupla direção conferem um aspecto road-movie à aventura do Motoqueiro pois a ação é ambientada em estradas desertas e perigosas. A experiênte dupla tem um currículo razoável tendo comandado os dois filmes da franquia Adrenalina ambos estrelados por Jason Statham, o filme Gamer, estrelado por Gerrard Butler e Jonah Hex, com Josh Brolin. Os efeitos visuais melhoraram consideravelmente em relação à produção de 2007 pois aqui o personagem parece bastante real ostentando um cranio chamuscado soltando uma frumaça preta que parece enxofre e a jaqueta de couro queimada pelo fogo que mantém seu corpo, algo que não se via no filme anterior, além do que em momento algum ele soa artificial mesmo dividindo cena com pessoas de verdade ou aparecendo em plena luz do dia, como pode ser visto nas cenas finais da aventura.
O roteiro escrito por David Goyer junto com Scott M. Gimple e Seth Hoffman trata o personagem com muito mais respeito do que o filme anterior ao conferir um melhor clima mais próximo do horror e um pouco mais de violência por parte do personagem que pune os algozes sem piedade queimando-os literalmente com o fogo sobrenatural dos golpes de sua longa corrente. Talvez até os leitores mais fanáticos dos quadrinhos consigam apreciar a nova aventura do Motoqueiro Fantasma embora esta também não traga a total "seriedade" dos quadrinhos que conquistaram as legiões de fãs que veneram o personagem. Contudo, vale a pena esquecer o filme anterior e "pegar estrada" nesta nova aventura do Motoqueiro já disponível nos formatos digitais.
Trailer
Diretor: Mark Neveldine, Brian Taylor
Elenco: Nicolas Cage, Idris Elba, Ciarán Hinds, Christopher Lambert, Johnny Whitworth, Fergus Riordan
Produção: Ashok Amritraj, Ari Arad, Michael De Luca, Steven Paul
Roteiro: Scott M. Gimple, Seth Hoffman
Fotografia: Brandon Trost
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Crystal Sky Pictures / Marvel Enterprises
Nenhum comentário:
Postar um comentário