NOS RASTROS DA AÇÃO
Caça: segundo descrições enciclopédicas, atividade que consiste em perseguição e captura de animais para alimentação, defesa ou esporte. Utiliza engenhos tais como armadilhas, laços e jaulas, ou armas específicas como arco e flechas, facas, armas de fogo e afins. Caça é um tema muito apropriado para o cinema físico, haja vista que muitos roteiros de filmes de ação resumem-se a histórias de caçada ou em outras palavras jogo de gato e rato. O que pode tornar uma caçada difícil ou mesmo desfavorável para o caçador ou a presa é sem dúvida o ambiente. E conforme o amigo leitor pode conferir neste dossiê, os campos de caça sempre foram terrenos muito férteis para o cinema físico.
Selva
Quando fala-se em caçada, a primeira imagem que nos vem à mente é a paisagem de uma selva, ambiente mais que propício para tal atividade e a princípio muito favorável para a presa. Florestas, matas densas e perigosas serviram de cenário para inúmeros filmes ao longo da história do cinema rendendo memoráveis cenas de fuga e perseguição em tais lugares.
Uma extensa área florestal localizada na Colúmbia Britânica foi o cenário ideal para uma das maiores caçadas do moderno cinema físico, quando o ex-combatente do Vietnã, John Rambo, foi perseguido implacavelmente pelo xerife e seus policiais de uma pequena cidade norte-americana. Entretanto, a presa perseguida pelos homens da lei revela-se um caçador por excelência, pois Rambo usa o ambiente a seu favor para esconder-se e caçar seus perseguidores, utilizando-se de táticas aprendidas nas selvas do Vietnã. Munido com apenas uma faca de caça, ele monta armadilhas com galhos e folhagens de árvores e age furtivamente transformado seus caçadores em presas fáceis. Anos mais tarde em Rambo II - A missão, Stallone volta a caçar, porém nas selvas do Vietnã, onde ele enfrenta tropas de soldados soviéticos e vietnamitas numa arriscada missão para resgatar prisioneiros de guerra.
Outro ilustre visitante do Vietnã foi o coronel Braddock (Chuck Norris) que no primeiro filme da franquia retorna secretamente ao país munido de um poderoso arsenal a fim de resgatar seus companheiros de guerra que encontram-se aprisionados em algum ponto das selvas vietnamitas, e tal como Rambo, é também um exímio caçador. Ainda no cinema oitentista, as selvas da América Central foram visitadas pelo major Dutch (Schwarzenegger) que liderando um grupo de elite do exército, parte numa missão para resgatar um ministro que se encontra aprisionado por guerrilheiros. Porém após cumprir a missão Dutch e seus soldados não imaginavam que seriam alvo de caça de um Predador (Predator, 1987), vindo do espaço especialmente para abatê-los.
Mas a selva não é meramente um cenário frequentado por militares. É o local mais apropriado para povos indígenas, pois é parte de seu habitat natural. E provavelmente a caça mais selvagem da história recente do cinema se dá em Apocalypto (2006), aventura dirigida por Mel Gibson trazendo índios Maias na mais pura caçada em meio às selvas da América Central, por sinal mesma região de caça do Predador - o épico Maia retrata os índios como guerreiros natos e caçadores por excelência num ambiente mais perigoso do que eles próprios, pois a selva ainda que propicie meios de defesa para a sobrevivência dos caçadores, também esconde os perigos mais mortíferos nos cantos mais escuros de seu "inferno" verdejante.
Cidades
Longe de árvores, vegetação densa e relva, outro ambiente muitas vezes utilizado como campo de caça são os centros de grandes cidades, pois apesar de todo o conforto e modernidade para a população, as metrópoles podem abrigar muitos perigos em seus becos escuros ou em ruas desertas durante a madrugada. Possivelmente a primeira caçada urbana autêntica foi em 1974, quando um arquiteto chamado Paul Kersey, aparentemente um cidadão comum, resolveu caçar criminosos à noite munido com apenas uma pistola Colt Police Positive. 32 nas ruas pouco vigiadas de Nova York, depois de perder sua esposa, morta por assaltantes e ter sua filha violentada. O "Desejo de Matar" (Death Wish) de Kersey interpretado por Charles Bronson iniciou em Hollywood o subgênero de caçadas urbanas e vários justiceiros noturnos surgiram desde então.
E por falar em justiceiros, um certo Frank Castle também iniciou uma cruzada contra bandidos de toda espécie nas ruas de cidade, pois também teve sua família morta brutalmente e o então ex-agente da polícia mune-se de um grande arsenal de armas de grosso calibre e declara uma incansável guerra ao crime, vestindo um uniforme negro ostentando uma enorme caveira branca estampada no peito. Originário das histórias em quadrinhos da editora Marvel, O Justiceiro (The Punisher, 2003) é sem dúvida o maior caçador de criminosos, devido ao enorme poder de fogo que possui para empreender suas caçadas e embora seja visto como um psicopata, os bandidos o temem mais do que deveriam temer a polícia.
Por volta de 2009 em alguma cidade do Reino Unido uma onda de violência desenfreada tomava conta das ruas vitimando pessoas indefesas nas mãos dos mais cruéis delinquentes. Quando Harry Brown (Michael Caine), um septuagenário aposentado perde seu melhor amigo, sente indignação e revolta pelo fato de a polícia não conseguir conter a violência criminal que toma conta das ruas. O ex-mariner decide que chegou a hora de fazer algo pela sua cidade e ao adquirir uma arma de fogo ilegalmente, sai à caça de bandidos pelas ruas escuras e becos sombrios.
Estradas
Um pouco fora dos grandes centros urbanos, as estradas ou rodovias também são interessantes cenários para empreender caçadas. E devido ao isolamento e ausência de locais estratégicos para abrigo ou esconderijo, essas vias tornam a atividade de caça até mais angustiante e tensa, pois o único meio de a presa escapar é fugindo sempre em frente, sem a menor chance de voltar, bem como o único meio do caçador alcançar a presa é correndo o mais que puder para vencer grandes distancias.
Em 1979, uma visão caótica da sociedade fora retratada em uma película australiana - violentas gangues instalaram a desordem total invadindo e saqueando pequenas cidades enquanto a crise do petróleo se alastrava cada vez mais pelo mundo. Neste cenário aterrador um ex-policial chamado Max (Mel Gibson) decide que chegou a hora de tomar sérias providências para sobreviver e após perder brutalmente sua família, ele veste suas roupas de couro, mune-se de armas e a bordo de seu possante carro parte numa caçada solitária pelas rodovias desertas. Mad Max tornou-se uma trilogia bem cultuada e de vital importância para o cinema físico.
Oeste selvagem
E a melhor caçada do oeste se deu em Renegado Impiedoso (Chatos´s Land, 1972) quando um índio mestiço chamado Chato, passou a ser perseguido por um grupo de homens brancos fortemente armados, ditos civilizados, pois reuniram-se para caçar o mestiço apache a fim de puni-lo por ter matado um xerife arrogante em legítima defesa. Ao fugir para um vale rochoso, que por sinal é a região em que vive, o mestiço com suas armas brancas e táticas indígenas, abate um a um os seus perseguidores, rastreando-os em silêncio e atacando furtivamente, o caçador índio vivido por Charles Bronson, demonstra que armas de fogo não são suficientes para abatê-lo.
Mar
O cinema físico também se aventurou por águas perigosas e num futuro distante o planeta fica completamente coberto por água após o derretimento das calotas polares, provocado pelo super-aquecimento global, na avenetura pós apocalitptica Waterworld - O Segredo das águas (1995). Neste cenário caótico onde não há mais civilizações, os poucos sobreviventes que restam passam a viver no mar em embarcações e como não há leis organizadas, a única lei é a da sobrevivência - há os que vivem da pesca e ocorre o surgimento de píratas conhecidos como Smokers. Nestas "águas violentas" um caçador dos mares conhecido como Mariner (Kevin Costner), um mutante meio-homem, meio-peixe, surge como uma última esperança para proteger pessoas indefesas e confrontar os cruéis piratas numa violenta caçada pelos mares.Em 1975, uma região litorânea é aterrorizada por uma onda de ataques de um monstro bem real e nada lendário - Tubarão (Jaws, 1975), obra de Steven Spielberg, não poderia ficar de fora deste dôssie, pois embora não seja propriamente um filme de ação e seja classificado como terror e suspense, ele não escapa do cinema físico, pois o terceiro ato da trama tem certos toques de aventura. Afinal, a fera tinha que ser caçada em alto mar e a ação torna-se inevitável.
Regiões isoladas
E por fim, locais ermos e um pouco distantes da civilização são muito apropriados para empreender atividades de caça, mesmo que o alvo seja humano. E nos 1930, nas montanhas gélidas do Canadá, um homem solitário chamado Albert Johnson torna-se alvo de um grupo de homens orgulhosos e inescrupulosos que querem puni-lo, por ele simplesmente ter salvo a vida de um cão durante uma briga. Mas na jogada de gato e rato, Jonhson terá de provar que ele é o caçador e seus ignorantes perseguidores serão suas presas nessa violenta trama inspirada numa história real. Perseguição Mortal (Death Hunt, 1981) é estrelado por Charles Bronson.
Por Incrível que pareça, o agente secreto James Bond também torna-se de alvo de uma caçada humana em terras escocesas na sua mais recente aventura, Operação Skyfall (2012) - ao ser perseguido por um cruel e psicótico vilão e seu bando de assassinos, Bond, interpretado por Daniel Craig, demonstra porque é um exímio matador e um caçador por excelência, afinal não é qualquer agente que teve o privilégio de ser criado em um campo de caça. E assim termina este simples dôssie dedicado às caçadas retratadas pelo cinema. E que os grandes fãs de ação e aventura que estiverem munidos deste arsenal de filmes, iniciem a temporada de caça.
muito bom , continue assim gostei muito da postagem , e concordo com todas as perseguições , mas poderia ter botado tambem a do filme o alvo do van damme !
ResponderExcluirObrigado, Anônimo. Já estou pensando em fazer mais um dossiê sobre caçadas, daí com certeza vou citar o filme o Alvo. Valeu pela dica. Abraço!!
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