terça-feira, 31 de dezembro de 2013

super-ação

O HOMEM DE AÇO

Filme que reinicia as origens do Super-Homem aterrisa nos formatos digitais


  Superman - o filme, estreou em 1978; Superman II estreou em 1980, ambos dirigidos por Richard Donner e estrelados pelo saudoso Christopher Reeve... e é melhor pararmos por aqui porque estes são os únicos filmes do herói que valem a pena ser lembrados, já que o terceiro, o quarto e o quinto filmes são um tanto descartáveis. Finalmente em 2013 estréia o filme que melhor retrata o mais icônico dos super-heróis. O Homem de Aço (Man of Steel) é simplesmente o melhor filme do Super-Homem em décadas, não deixando nada a dever aos melhores filmes do gênero na atualidade e faturou pouco mais de US$ 500 milhões em todo o mundo. 
Zack Snyder ao lado de
Henry Cavill
  Roteirizado por David Goyer, especialista em quadrinhos que também roteirizou a trilogia Batman, e dirigido por Zack Snyder, cineasta que tem afinidade com HQ´s tendo dirigido 300 e posteriormente Watchmen, Man of Steell não poderia ter melhor resultado com dois grandes profissionais no comando, ainda mais com a produção executiva de Cristopher Nolan que sabiamente escolheu as melhores cabeças para dar vida à esta nova franquia.

  A estória, como todos sabem tem início no planeta Krypton, que encontra-se à beira da ruína e da destruição, pois o planeta enfrenta uma terrível crise  estrutural que desencadeou rebeliões e conflitos que o levarão à iminente destruição. General Zod (Michael Shannon) se opõe ao governo e deflagra uma espécie de guerrilha contra o conselho de líderes, mas é condenado à prisão em alguma dimensão do espaço, junto com outros dois guerreiros rebeldes .
  Em meio ao caos, Jo-Rel (Russel Crowe) planeja junto com sua esposa Lara (Ayelet Zurer) uma fuga, mas não para eles e sim para Kal-El, o bebê que irá nascer e obviamente não terá chance de viver em seu próprio planeta - e assim o bebê é enviado numa pequena nave rumo ao planeta Terra, onde será encontrado e adotado por Jonathan e Marta Kent. E é interessante notar o aspecto divino da vinda de Kal-El à Terra como se fosse um enviado dos céus, algo que já se podia perceber nos filmes clássicos e também nos quadrinhos, além do que seus poderes adquiridos neste sistema solar o torna praticamente um semideus em meio à meros mortais e sua jornada solitária pelo mundo em busca de respostas define bem isso.












  A tão conhecida origem do Super-Homem já explorada em outros filmes e seriados de TV, aqui ganha novos (e necessários) contornos para um público mais exigente e para tempos mais realistas. Explicações científicas justificam tudo o que vemos na tela, desde as acrobacias do herói que para decolar do chão e alçar voo sempre causa rachaduras no chão devido ao impacto causado pela pressão do impulso de seu corpo até o uniforme que é feito de uma malha especial que resiste ao atrito do vento e parece ser à prova de fogo, herança da tecnologia avançada de Krypton.













  O roteiro de David Goyer em parceria com Cristopher Nolan acerta em cheio ao condensar em um só filme as idéias dos dois filmes clássicos, pois em Superman II (1980), Zod e seus dois parceiros saem da prisão à qual foram condenados e vêm à Terra a fim de encontrar Kal-El e matá-lo e assim dominarem o planeta, e tudo isso ocorre em O Homem de Aço, de modo que o ato final da trama é pontuado com muita ação e efeitos visuais espetaculares com um realismo que impressiona conforme já fora visto em outros filmes de Zack Snyder - as cenas de destruição na cidade de Metrópolis provocadas pela batalha entre Kal-El e Zod são de fazer inveja a qualquer "filme catástrofe" que Hollywood já produziu.











  O visual de Krypton, bem como a tecnologia de suas naves é semelhante ao que já se viu em outros filme de aventura Sci-Fi como por exemplo A Batalha de Riddick (2004) ou até mesmo a saga Star Wars. O ótimo elenco brilha nas telas de modo satisfatório trazendo Diane Lane como a dedicada mãe Marta e Kevin Costner como Jonathan Kent; Amy Adams como a corajosa jornalista investigativa Lois Lane e o britânico Henry Cavill, competente na composição do herói e por sinal o único ator não americano a interpretar o Super-Homem e embora Cavill talvez ainda não tenha o carisma de Christopher Reeve isso será apenas questão de tempo, pois jornada de Kal-El ou Clark Kent está ainda no início, pois um novo Super-Homem acaba de nascer nas telas do cinema contemporâneo.

Animação produzida por Zack Snyder em homenagem aos 75 anos do herói



Trailer



O Homem de aço (Man of Steel - EUA, 2013)

Roteiro: David Goyer e Christopher Nolan

Direção: Zack Snyder

Elenco: Henry Cavill, Russel Crowe, Ayelet Zurer, Kevin Costner, Diane Lane, Amy Adams, Michael Shanon, Laurence Fishburne.



Nenhum comentário:

Postar um comentário