SEGUINDO PISTAS ...
Um retrospecto das melhores histórias de sequestro e resgate já vistas no cinema
Ligações telefônicas inesperadas, ameaças, más notícias... dos temas que rendem ótimas estórias para o cinema, sem dúvida sequestro ocupa lugar de destaque em filmes que brilharam nas telas e alcançaram satisfatórios números em bilheteria cativando público e crítica de modo que ainda rendem boa audiência em exibições na tv aberta ou em canais pagos. Tramas engenhosas sobre sequestro de reféns transitam entre o suspense e a ação, além de conferirem um aspecto mais realista e menos fantasioso ao cinema físico, pois trazem personagens com maior densidade psicológica, algo que exige maior alcance dramático dos atores, além de cenas físicas mais bem elaboradas do que em filmes de ação convencionais.
Duro de esquecer...
O primeiro filme que pode seguramente abrir qualquer lista de filmes de sequestro é o inesquecível Duro de Matar (Die Hard, 1988), grande sucesso estrelado por Bruce Willis e comandado por John McCtiernan, o filme, que na verdade é adaptado de um livro desconhecido (?!!) consegue agregar facilmente os elementos citados no parágrafo acima, pois além de um suspense crescente, tem muita ação e de modo surpreendente consegue divertir - afinal, é raro um filme estrelado por Willis que não seja divertido, graças ao despojamento e o carisma contagiante do astro. Para quem não se lembra, a trama segue a inusitada jornada de John McClane, que sozinho precisa agir rapidamente para não ser pego por terroristas que sequestraram reféns em um prédio, isolando completamente o local - entre os reféns está a mulher de McClane e ele é o único que tem mínimas condições de perseguir os sequestradores enquanto o FBI tenta fazer negociações. Duro de matar é um considerado um dos maiores filmes de ação de todos os tempos e um divisor de águas por apresentar uma trama até então, bem original.
Desespero a bordo
Em 1994, há exatos 20 anos estreava nos cinemas Velocidade Máxima (Speed), um dos filmes mais tensos dos anos 90, dirigido por Jan de Bont. Jack Traven, um eficiente policial interpretado por Keanu Reeves viu-se forçado a entrar num ônibus em movimento após atender uma estranha chamada num telefone público - se o veículo transportando vários passageiros parasse por um apenas 1 segundo explodiria, porquê uma bomba foi instalada no ônibus por um psicopata chamado Howard Payne (Dennis Hopper). Para piorar a situação o ônibus precisa manter a velocidade entre 50 km e 80 km/h para que a bomba não exploda, além do que o motorista leva um tiro acidental disparado por um dos passageiros. Para contornar a situação, a passageira Annie Porter (Sandra Bullock) assume a direção do veículo enquanto Traven que é um especialista da Swat tenta acalmar os passageiros enquanto pensa em qual será a melhor saída para a terrível situação.
Tensão nas alturas
O filme de sequestro aéreo mais tenso desde o final doi século XX até agora certamente é Momento Crítico (Executive Decision, 1996), até porque há poucos filmes, de um modo geral, ambientados no interior de aviões. Neste thriller dirigido por Stuart Baird e estrelado por Kurt Russel, um boeing 747 é sequestrado por um grupo de terroristas islâmicos que em pleno voô fazem dos passageiros e a tripulação de reféns e exigem do governo norte-americano a libertação de seu líder. Entretanto David Grant (Russel), um analista especializado em terrorismo, acredita que o pedido dos terroristas é apenas uma jogada para distrair as autoridades, pois assim que a aeronave entrar em solo americano, os terroristas pretendem detonar uma bomba contendo o gás tóxico mais letal do mundo sobre Washignton. Grant, então, parte junto com uma equipe de agentes em um pequeno jato e numa manobra muito arriscada invadem avião sequestrado por uma pequena passagem na parte debaixo da aeronave e em meio à turbulência o coronel Austin Travis interpretado por Steven Seagal, sacrifica a própria vida para que todos os agentes consigam entrar no avião para cumprir a dada missão. E de fato, a missão é cumprida de forma muito eficiente de acordo com o plano de David Grant e o treinamento avançado dos corajosos agentes.
Travessia arriscada
É muito comum encontrar extensos túneis ao dirigir nas malhas viárias de grandes cidades, no mundo todo. O difícil é imaginar o que pode acontecer se uma dessas enormes construções rodoviárias desabar e suas rotas de entrada e saída ficarem obstruídas, tanto quanto imaginar o pânico de quem estiver lá dentro. Esta é a premissa de Daylight, sucesso dirigido por Rob Cohen e estrelado por Stallone em 1996, por sinal mesmo ano de Momento Crítico, traz uma trama angustiante, mas não sobre sequestro e sim sobre o resgate de várias pessoas que ficam confinadas dentro de um túnel que desabou após uma explosão provocada por um caminhão que continha carga perigosa. Stallone é Kit Latura, um ex-bombeiro que por sorte passava pelo local no exato momento da explosão e por mais sorte ainda, ficou do lado de fora do túnel chegando a socorrer algumas vítimas até a chegada dos socorristas e paramédicos que já estavam a caminho do local e obviamente, após os eventos iniciais, o personagem de Stallone se envolverá na dura missão de resgate dos desafortunados sobreviventes. Ou alguém duvida?!!
Valor inestimável?..
Ao que parece, 1996 foi o ano dos filmes de sequestro, pois além dos dois filmes àcima citados estreou também nos cinemas O Preço de um Resgate (Ransom), trazendo Mel Gibson na pele de Tom Mullen, um empresário bem sucedido e pai desesperado pelo sequestro de seu filho, o pequeno Sean. A quadrilha que sequestrou o garoto pede US$ 2 milhões pelo resgate e obviamente Tom se mostra disposto a pagar tal quantia, mas... a grande surpresa que realmente torna esse thriller intrigante é quando Tom resolve não pagar o dinheiro e além disso toma a decisão de dizer publicamente na Tv que dará a polpuda recompensa a quem capturar os criminosos. Entretanto para o desespero de sua esposa Kate, o empresário chega a dizer que quer o filho de volta vivo ou morto!! A angustiante trama dirigida com muita competência por Ron Howard é a refilmagem de um suspense de 1956 chamado Decisão Amarga.
Estrada traiçoeira
Estradas rodoviárias guardam perigos inesperados além do risco de problemas mecânicos ou do risco de acidentes. É um terreno propício e perfeito para um sequestro que praticamente não deixa pistas e nenhuma possibilidade de um resgate formal. Em 1997, Kurt Russell mais uma vez estrelava uma ótima história de sequestro no filme Breakdown - Implacável Perseguição - ao viajar de carro junto com sua esposa Amy (Kathleen Quinlan) pelo sudoeste dos Estados Unidos, Jeff Taylor mal imagina que estará fazendo o percurso mais angustiante de sua vida depois que seu carro apresenta um defeito no meio de uma longa estrada e sua esposa some misteriosamente ao aceitar carona de um caminhoneiro que lhes oferece ajuda. Sem dúvida este é um dos melhores filmes de sequestro da década 90 e embora já tenha sido comentado aqui no blog, este dossiê não ficaria completo sem este thriller rodoviário.
Sem acordo
Um negociador é um policial designado e altamente treinado para atuar em situações de sequestro para justamente negociar com os criminosos na tentativa de salvar reféns. Mas e se um negociador agir como sequestrador e tomar várias pessoas de reféns, o que fazer?? A resposta não é nada óbvia, mas a questão é mais do que suficiente para assistir A Negociação (The Negotiator), produção de 1998 dirigida por F. Gary Gray e estrelada pelo talentoso Samuel L. Jackson na pele de Danny Roman, um policial tido como honesto e também um excelente negociador no departamento de polícia de Chicago, tendo uma carreira heróica e muito bem sucedida em situações de sequestro. Entretanto, quando Danny é supostamente acusado de corrupção além de também ser acusado de assassinar seu parceiro de trabalho, Danny toma seu chefe e alguns colegas como reféns dentro do departamento para negociar com as demais autoridades que cercam o prédio e tentar desesperadamente provar sua inocência.
Cativeiro domiciliar
No início dos anos 2000 surgiu nos Estados Unidos um novo conceito de segurança domiciliar. O chamado Quarto do pânico consistia em construir um cômodo blindado dentro da residência cuja porta possui uma senha secreta para que os moradores possam se esconder quando a casa for invadida por criminosos - em outras palavras, um cofre para guardar gente. Com base neste engenho, em 2002 Hollywood produziu um dos melhores filmes de sequestro, O Quarto do pânico (Panic Room) estrelado por Jodie Foster no papel de Meg Altman, uma mulher recém separada que mora com sua pequena filha, Sarah. Quando sua casa é invadida por um grupo de bandidos liderados por Burham (Forrest Whitaker), o único meio de Meg e sua filha se protegerem é escondendo-se no quarto blindado que dá título ao suspense dirigido com maestria por David Fincher, que em 1995 comandou Seven, os sete crimes capitais.
Chamada fatal
Também em 2002 surgira uma história de sequestro mais engenhosa do que a citada àcima. Por um Fio (Phone Booth), dirigido por Joel Schumacher traz a tensa e surpreendente história de Stuart Shepard (Colin Farrel), um morador de Nova York e também um publicitário mal-sucedido e bem pouco confiável, tanto que todos os dias no mesmo horário costuma usar a única cabine telefônica localizada na Oitava Avenida, para conversar com sua amante Pamela (Katie Holmes) e assim evitar que sua esposa (Radha Mitchell) descubra seu caso extraconjugal. Num dia qualquer ao entrar na cabine, Stuart atende uma chamada e para sua surpresa e desespero quem está do outro do lado da linha não é sua amante e nem sua esposa, mas sim um homem que diz estar o observando e o ameaça de lhe dar um tiro caso ele não diga o que ele quer saber.
Desaparecimentos
Recentemente tensão e angústia em nível extremo invadiu as telas do cinema no suspense policial dirigido por Denis Villeneuve, o sucesso Os Suspeitos (Prisioners) de 2013, estrelado por Hugh Jackman no papel de Keller Dover, um sujeito bom e honesto que leva uma vida feliz ao lado de sua esposa Grace (Maria Bello) e filhos na cidade de Boston. Entretanto, a felicidade de Keller logo se converte em angústia e desespero após o misterioso sumiço de sua fillha, a pequena Anna, que pode ter sido raptada, embora ao longo dos dias e semanas seguintes não surja nenhum pedido de resgate. Keller passa então a agir secretamente e por conta própria raptando e torturando o suspeito mais próximo, seu vizinho Alex, que é um jovem de 26 anos, mas com um mentalidade de criança. Enquanto isso, o detetive Loki (Jake Gyllenhall) investiga incansavelmente cada canto da região e cada um dos possíveis suspeitos descobrindo uma misteriosa teia de conexões onde nada é o que parece.
A relação dos filmes citados neste modesto dossiê procura trazer uma visão geral dos filmes de sequestro ou resgate, e possivelmente estes são melhores dentro dessa temática. Todos estão disponíveis em dvd e alguns em blu-ray também. Portanto vale a pena seguir as sugeridas pistas para resgatar estas ótimas histórias e iniciar uma bela maratona :-)
Desespero a bordo
Em 1994, há exatos 20 anos estreava nos cinemas Velocidade Máxima (Speed), um dos filmes mais tensos dos anos 90, dirigido por Jan de Bont. Jack Traven, um eficiente policial interpretado por Keanu Reeves viu-se forçado a entrar num ônibus em movimento após atender uma estranha chamada num telefone público - se o veículo transportando vários passageiros parasse por um apenas 1 segundo explodiria, porquê uma bomba foi instalada no ônibus por um psicopata chamado Howard Payne (Dennis Hopper). Para piorar a situação o ônibus precisa manter a velocidade entre 50 km e 80 km/h para que a bomba não exploda, além do que o motorista leva um tiro acidental disparado por um dos passageiros. Para contornar a situação, a passageira Annie Porter (Sandra Bullock) assume a direção do veículo enquanto Traven que é um especialista da Swat tenta acalmar os passageiros enquanto pensa em qual será a melhor saída para a terrível situação.
Tensão nas alturas
O filme de sequestro aéreo mais tenso desde o final doi século XX até agora certamente é Momento Crítico (Executive Decision, 1996), até porque há poucos filmes, de um modo geral, ambientados no interior de aviões. Neste thriller dirigido por Stuart Baird e estrelado por Kurt Russel, um boeing 747 é sequestrado por um grupo de terroristas islâmicos que em pleno voô fazem dos passageiros e a tripulação de reféns e exigem do governo norte-americano a libertação de seu líder. Entretanto David Grant (Russel), um analista especializado em terrorismo, acredita que o pedido dos terroristas é apenas uma jogada para distrair as autoridades, pois assim que a aeronave entrar em solo americano, os terroristas pretendem detonar uma bomba contendo o gás tóxico mais letal do mundo sobre Washignton. Grant, então, parte junto com uma equipe de agentes em um pequeno jato e numa manobra muito arriscada invadem avião sequestrado por uma pequena passagem na parte debaixo da aeronave e em meio à turbulência o coronel Austin Travis interpretado por Steven Seagal, sacrifica a própria vida para que todos os agentes consigam entrar no avião para cumprir a dada missão. E de fato, a missão é cumprida de forma muito eficiente de acordo com o plano de David Grant e o treinamento avançado dos corajosos agentes.
Travessia arriscada
É muito comum encontrar extensos túneis ao dirigir nas malhas viárias de grandes cidades, no mundo todo. O difícil é imaginar o que pode acontecer se uma dessas enormes construções rodoviárias desabar e suas rotas de entrada e saída ficarem obstruídas, tanto quanto imaginar o pânico de quem estiver lá dentro. Esta é a premissa de Daylight, sucesso dirigido por Rob Cohen e estrelado por Stallone em 1996, por sinal mesmo ano de Momento Crítico, traz uma trama angustiante, mas não sobre sequestro e sim sobre o resgate de várias pessoas que ficam confinadas dentro de um túnel que desabou após uma explosão provocada por um caminhão que continha carga perigosa. Stallone é Kit Latura, um ex-bombeiro que por sorte passava pelo local no exato momento da explosão e por mais sorte ainda, ficou do lado de fora do túnel chegando a socorrer algumas vítimas até a chegada dos socorristas e paramédicos que já estavam a caminho do local e obviamente, após os eventos iniciais, o personagem de Stallone se envolverá na dura missão de resgate dos desafortunados sobreviventes. Ou alguém duvida?!!
Valor inestimável?..
Ao que parece, 1996 foi o ano dos filmes de sequestro, pois além dos dois filmes àcima citados estreou também nos cinemas O Preço de um Resgate (Ransom), trazendo Mel Gibson na pele de Tom Mullen, um empresário bem sucedido e pai desesperado pelo sequestro de seu filho, o pequeno Sean. A quadrilha que sequestrou o garoto pede US$ 2 milhões pelo resgate e obviamente Tom se mostra disposto a pagar tal quantia, mas... a grande surpresa que realmente torna esse thriller intrigante é quando Tom resolve não pagar o dinheiro e além disso toma a decisão de dizer publicamente na Tv que dará a polpuda recompensa a quem capturar os criminosos. Entretanto para o desespero de sua esposa Kate, o empresário chega a dizer que quer o filho de volta vivo ou morto!! A angustiante trama dirigida com muita competência por Ron Howard é a refilmagem de um suspense de 1956 chamado Decisão Amarga.
Estrada traiçoeira
Estradas rodoviárias guardam perigos inesperados além do risco de problemas mecânicos ou do risco de acidentes. É um terreno propício e perfeito para um sequestro que praticamente não deixa pistas e nenhuma possibilidade de um resgate formal. Em 1997, Kurt Russell mais uma vez estrelava uma ótima história de sequestro no filme Breakdown - Implacável Perseguição - ao viajar de carro junto com sua esposa Amy (Kathleen Quinlan) pelo sudoeste dos Estados Unidos, Jeff Taylor mal imagina que estará fazendo o percurso mais angustiante de sua vida depois que seu carro apresenta um defeito no meio de uma longa estrada e sua esposa some misteriosamente ao aceitar carona de um caminhoneiro que lhes oferece ajuda. Sem dúvida este é um dos melhores filmes de sequestro da década 90 e embora já tenha sido comentado aqui no blog, este dossiê não ficaria completo sem este thriller rodoviário.
Sem acordo
Um negociador é um policial designado e altamente treinado para atuar em situações de sequestro para justamente negociar com os criminosos na tentativa de salvar reféns. Mas e se um negociador agir como sequestrador e tomar várias pessoas de reféns, o que fazer?? A resposta não é nada óbvia, mas a questão é mais do que suficiente para assistir A Negociação (The Negotiator), produção de 1998 dirigida por F. Gary Gray e estrelada pelo talentoso Samuel L. Jackson na pele de Danny Roman, um policial tido como honesto e também um excelente negociador no departamento de polícia de Chicago, tendo uma carreira heróica e muito bem sucedida em situações de sequestro. Entretanto, quando Danny é supostamente acusado de corrupção além de também ser acusado de assassinar seu parceiro de trabalho, Danny toma seu chefe e alguns colegas como reféns dentro do departamento para negociar com as demais autoridades que cercam o prédio e tentar desesperadamente provar sua inocência.
Cativeiro domiciliar
No início dos anos 2000 surgiu nos Estados Unidos um novo conceito de segurança domiciliar. O chamado Quarto do pânico consistia em construir um cômodo blindado dentro da residência cuja porta possui uma senha secreta para que os moradores possam se esconder quando a casa for invadida por criminosos - em outras palavras, um cofre para guardar gente. Com base neste engenho, em 2002 Hollywood produziu um dos melhores filmes de sequestro, O Quarto do pânico (Panic Room) estrelado por Jodie Foster no papel de Meg Altman, uma mulher recém separada que mora com sua pequena filha, Sarah. Quando sua casa é invadida por um grupo de bandidos liderados por Burham (Forrest Whitaker), o único meio de Meg e sua filha se protegerem é escondendo-se no quarto blindado que dá título ao suspense dirigido com maestria por David Fincher, que em 1995 comandou Seven, os sete crimes capitais.
Chamada fatal
Também em 2002 surgira uma história de sequestro mais engenhosa do que a citada àcima. Por um Fio (Phone Booth), dirigido por Joel Schumacher traz a tensa e surpreendente história de Stuart Shepard (Colin Farrel), um morador de Nova York e também um publicitário mal-sucedido e bem pouco confiável, tanto que todos os dias no mesmo horário costuma usar a única cabine telefônica localizada na Oitava Avenida, para conversar com sua amante Pamela (Katie Holmes) e assim evitar que sua esposa (Radha Mitchell) descubra seu caso extraconjugal. Num dia qualquer ao entrar na cabine, Stuart atende uma chamada e para sua surpresa e desespero quem está do outro do lado da linha não é sua amante e nem sua esposa, mas sim um homem que diz estar o observando e o ameaça de lhe dar um tiro caso ele não diga o que ele quer saber.
Desaparecimentos
Recentemente tensão e angústia em nível extremo invadiu as telas do cinema no suspense policial dirigido por Denis Villeneuve, o sucesso Os Suspeitos (Prisioners) de 2013, estrelado por Hugh Jackman no papel de Keller Dover, um sujeito bom e honesto que leva uma vida feliz ao lado de sua esposa Grace (Maria Bello) e filhos na cidade de Boston. Entretanto, a felicidade de Keller logo se converte em angústia e desespero após o misterioso sumiço de sua fillha, a pequena Anna, que pode ter sido raptada, embora ao longo dos dias e semanas seguintes não surja nenhum pedido de resgate. Keller passa então a agir secretamente e por conta própria raptando e torturando o suspeito mais próximo, seu vizinho Alex, que é um jovem de 26 anos, mas com um mentalidade de criança. Enquanto isso, o detetive Loki (Jake Gyllenhall) investiga incansavelmente cada canto da região e cada um dos possíveis suspeitos descobrindo uma misteriosa teia de conexões onde nada é o que parece.
A relação dos filmes citados neste modesto dossiê procura trazer uma visão geral dos filmes de sequestro ou resgate, e possivelmente estes são melhores dentro dessa temática. Todos estão disponíveis em dvd e alguns em blu-ray também. Portanto vale a pena seguir as sugeridas pistas para resgatar estas ótimas histórias e iniciar uma bela maratona :-)
esse tipo de postagem são as melhores, continue postando mais como essas de dossies e filmes antigos anos 80 e 90 belo blog amigo
ResponderExcluir