segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

clássico

Lutador de rua – um sucesso nocauteante dos "Tempos Difíceis"

 O cinema de ação da década de 1970 do século XX foi bastante produtivo e rendeu filmes importantes além de divertidos, sendo uma época bastante prolífica para o gênero de ação e o cinema em geral, pois a década setentista é considerada a segunda era de ouro da história do cinema. E nesta época, agora tão saudosa e nostálgica, brilhava nas telas um homem de aparência um tanto simples, mas de uma rudeza peculiar e um espírito indomável, que incendiava as telas do cinema físico. Seu nome era Charles Bronson. O artista que se tornou lenda tendo feito uma sólida carreira no cinema europeu e posteriormente retornou para Hollywood, no intuito de melhorar seus ganhos e alcançar reconhecimento em seu país natal, acabou por se tornar um astro de filmes de ação em gêneros variados, do faroeste a filmes policiais, Bronson alcançou fama de durão em meio a tiros e socos em muitas aventuras que bem definiram o cinema setentista.
  No ano de 1974, aos 54 anos de idade demonstrando pleno vigor, Bronson estrelava um dos seus melhores filmes, tanto em termos de produção como também de roteiro. Lutador de Rua (Hard Times) é uma história de época e sua ambientação é a emblemática década de 1930, nos anos que se seguiram logo após a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, período de recessão econômica na América do Norte que afetou seriamente a economia mundial. O filme dirigido pelo então estreante Walter Hill, traz em seu enredo, pessoas comuns tentando sobreviver em meio à depressão social, e para isto fazem o que sabem de melhor – no caso de Chaney, personagem de Bronson que viaja solitariamente buscando um norte para sua vida, ele utiliza a força de seus punhos, duros como pedra para nocautear seus adversários em lutas clandestinas a troco de um bom dinheiro.

Chaney se preparando para a luta
Chaney em combate
  




James Coburn como Speed

   Ao chegar em uma quieta e quase solitária Nova Orleans, Chaney conhece “Speedy” Weed, interpretado por James Coburn, um pequeno apostador que financia lutas clandestinas que geram muito dinheiro, pois atrai várias pessoas influentes que apostam nos lutadores que se confrontam em lugares improvisados e praticamente não seguem regras.
  Em suas andanças pelos bares da cidade, Chaney encontra alguém que como ele, sobrevive fazendo o que sabe de melhor. Lucy Simpson, uma bela prostituta, torna-se interesse romântico do lutador e os dois passam a se ver ocasionalmente, ora nos bares, ora na casa dela. Mas Lucy, interpretada por Jil Ireland, esposa de Bronson na vida real, parece não ter força o suficiente para “nocautear” o coração de Chaney, que se limita a vê-la poucas vezes, especialmente quando necessita de uma companhia feminina, o que deixa Lucy pouco satisfeita e um tanto frustrada, pois ela parece esperar uma atitude mais profunda do lutador de rua.

Jil Ireland como Lucy Simpson

Chaney e Lucy


  Bronson faz uma atuação segura e confiante, exibindo seu físico notável e demonstrando autoconfiança nas coreografias das lutas. Ele convence facilmente o público e também a critica especializada em cinema, de que é o valente lutador que trava duros combates nos Tempos Dificeis (Hard Times) sugeridos pelo titulo original do filme – título perfeitamente adequado à proposta do roteiro e mais expressivo do que o título que o filme teria originalmente, The Street Fighter. O nome teve de ser mudado, pois antes da estrear nas telas, um filme asiático de mesmo nome já estava sendo exibido nos cinemas norte-americanos, estrelado por Sony Chiba, astro de ação do cinema japonês.

Cartaz original


Catrtaz original





O combate mais difícil




A última luta



  






  Hard Times é um eficiente drama/ação de época e a exemplo dele vieram outros filmes de temática semelhante, contando a história de um homem aparentemente comum, mas dotado de grande força física e notável habilidade, bem como  de uma imensa “força interior” capaz de enfrentar e vencer qualquer adversário, fosse ele humano ou figurativo, como no caso de Lutador de Rua, o maior de todos os adversários é a depressão econômica dos Estados Unidos. Entre os sucessos posteriores e com ele parecidos, pode-se destacar Rocky – Um lutador (Rocky) de 1976, O Campeão (The Champ) de 1979, A Luta pela esperança (Cinderella Man) de 2005 e vários outros. Enfim, a melhor definição de Hard Times, coube ao elogio da revista Time – uma “forte, enxuta, meticulosa e pequena parábola sobre coragem e honra”.

veja o trailer


Lutador de Rua
título original: (Hard Times)


lançamento: 1975 (EUA)
direção:Walter Hill

atores:Charles Bronson, James Coburn, Jill Ireland, Strother Martin.
duração: 97 min
gênero: Drama












Nenhum comentário:

Postar um comentário