sexta-feira, 5 de março de 2010

holmes

SHERLOCK HOLMES - Maior detetive de todos os tempos é atualizado para a geração atual


 Nos últimos anos, surgiu uma nova tendência em Hollywood. A exemplo de Zorro, Batman e mais recentemente James Bond, chegou a vez do clássico Sherlock Holmes passar por uma renovação de modo  que possa agradar fãs antigos e principalmente a nova geração de cinéfilos. E assim como os personagens citados àcima, o novo Holmes se distancia um pouco da figura clássica e a escolha de Robert Downey Jr. para o papel demosntra isso claramente. O Holmes clássico, uma figura alta vestindo casaco, e usando uma espécie de boina para proteger do frio e ostentando um cachimbo curvado, é substituído por um homem de estatura mediana, que veste um terno surrado, utiliza um chapéu social e fuma um cachimbo reto.
 O personagem clássico tem certas habilidades físicas como a prática da esgrima e o do boxe. O novo detetive tem habilidades em artes marciais, bem como é dotado de uma extraordinária inteligência para desvendar enigmas, assim como o Holmes clássico. 
 O parceiro de Holmes também é renovado. O doutor Watson interpretado por Jude Law é um homem mais amadurecido mas ainda jovem e também um médico muito experiente, possui habilidades marciais, além de provavelmente ser a única pessoa no mundo capaz de aguentar as esquisitices e o senso de humor ácido de seu parceiro. Em outras palavras, Watson é o suporte moral de Holmes.

O diretor britânico Guy Ritchie demonstra bastante cuidado ao manter os elementos originais da literatura de Sir Atrhur Conan Doyle, tal como a Londres Vitoriana de aspecto cinzento e cercada de mistérios, personagens aristocráticos e até o endereço do personagem 221 B, Baker Street- tudo isso ancorado por uma trama repleta de reviravoltas e lances inesperados, como reza as aventuras do maior detetive da literatura policial.
 Algo inovador que certamente agradará o grande público é a ação explosiva tanto quanto o excelente bom humor que pontua os melhores momentos do filme. Lutas belamente coreografadas, cenas de explosão, piadas e diversas situações engraçadas são os novos atrativos para o universo de Holmes que promete tornar-se uma franquia lucrativa no que depender do desempenho nas bilheterias.
 E é curioso notar como o poder de dedução de Holmes está presente até na ação, de modo que ele prevê antecipadamente o resultado (leia-se hematomas) de seus golpes marciais desferidos sem nenhuma piedade contra seus pobres adversários. E o porte atlético de Downey Jr. contribui bastante para reforçar a idéia da força e das habilidades físicas de seu personagem.

 A presença feminina também contribui para o bom desempenho do roteiro e a interpretação de Rachel McAdams no papel de Irene Adler chega a roubar algumas das cenas mais engraçadas da trama. Adler é uma experiente trapaceira que consegue ludibriar Holmes, porém ao longo do filme torna-se uma ajudante que ao lado dos heróis travará uma dura batalha contra o vilão que ameaça a paz do Reino Unido.
 Lorde Blackwood, numa interpretação impecável de Mark Strong é o grande vilão dessa história. Aristocrata influente de olhar penetrante e subversivo, o perverso lorde põe em prática seus cruéis planos para dominar o Reino Unido, o que inclui, além de sua influência política e social, misteriosas práticas satânicas da qual é um fervoroso adepto, conforme pode ser visto na abertura do filme, quando BlackWood está prestes a realizar um sacrifício humano, que logo é impedido por Holmes e Watson.

Curiosidades sobre o personagem
* Sherlock Holmes foi criado por sir Arthur Conan Doyle e sua primeira aparição foi em um romance intitulado Um Estudo Em Vermelho (A Study In Scarlet), publicado pela revista Beeton's Christmas Annual, em novembro de 1887. - Fonte: Wikipedia

*  O endereço de Holmes, 221 B - Baker Street, existe realmente e é localizado no mesmo local que consta nos livros e tornou-se atração turística.

* Sir Arthur Conan Doyle além de escritor exerceu o ofício de médico, o que leva a crer que o personagem Watson pode ser seu alter ego, ao menos na ficção.

* O personagem já protagonizou diversos filmes no cinema inglês e até um seriado de tv na década de 50.

* Este filme é baseado em uma HQ inédita no Brasil desenhada por Lionel Wigram e escrita por Michael Robert Johnson, Anthony Peckham e Simon Kinberg.

veja o trailer



Sherlock Holmes
titulo original: (Sherlock Holmes)
lançamento: 2009 (Austrália) (EUA) (Inglaterra)
direção: Guy Ritchie

atores: Robert Downey Jr. , Jude Law , Rachel McAdams , Mark Strong , Kelly Reilly
duração: 128 min
gênero: Aventura


Nenhum comentário:

Postar um comentário