sábado, 27 de julho de 2013

jubileu marcial

OPERAÇÃO DRAGÃO

Há quarenta anos um dragão partia para a eternidade e uma nova lenda nascia na Terra...



  Um dos muitos acontecimentos que marcaram a badalada década de 70, foi sem dúvida a morte de Bruce Lee, o primeiro astro mundial de artes marciais do cinema. A partida precoce do artista chinês de apenas 32 anos de idade abalou profundamente o universo das artes marciais, tanto quanto os bastidores do cinema que perdera um astro que acabara de surgir. Operação Dragão (Enter The Dragon, 1973) estreou em 26 de julho de 1973, e seu astro principal morrera alguns dias antes da estréia do filme que representava um novo marco na história do cinema, pois tratava-se da inserção do gênero de artes marciais nos estúdios de Hollywood.
  Bruce Lee já tinha uma recente carreira na China tendo o alcançado o estrelato com apenas 3 filmes de sucesso absoluto: O Dragão Chinês (The Big Boss, 1971), A Fúria do Dragão (Fists of Fury, 1972) e O Vôo do Dragão (The Way of the Dragon, 1972) e até abrira sua própria produtora, a Concord Productions. Lee, que tinha dupla cidadania já tentara carreira nos Estados Unidos em meados da década de 60, mas só atingira certa popularidade com um seriado de TV intitulado O Besouro Verde (The Green Hornet, 1966-1967) no qual ele interpretava Kato, um personagem japonês que era ajudante do herói que dava nome à série; antes disso, a fama de Lee na América do Norte era devido à sua influência nas artes marciais, pois o ator e mestre abrira uma escola onde ensinava Kung-Fu aos estadunidenses, inclusive celebridades do cinema como James Coburn, Steve McQueen e vários outros.
cartaz oriental
  Lee havia sido cotado para interpretar o monge lutador do seriado de TV intitulado Kung-Fu, mas um pouco antes do contrato, os produtores optaram por um ator norte-americano chamado David Carradine, até hoje lembrado por este trabalho. Lee então decidiu voltar para a China e dar continuidade à sua carreira, porém pouco tempo depois, produtores de cinema o procuraram para oferecer-lhe a oportunidade de estrelar um filme em Hollywood, um roteiro intitulado Enter The Dragon. O ator chinês concordou com a realização do projeto, mas com a condição de trabalhar com sua própria equipe de profissionais que já trabalhavam com ele na China, e ainda acrescentar ao filme algo de sua liberdade criativa.


 Dirigido por Robert Clouse (1928-1997), roteirizado por Michael Allin e produzido por Fred Weintraub e Paul Heller nascia Operação Dragão (Enter The Dragon), oficialmente a primeira produção dos estúdios de Hollywood no gênero de artes marciais, trazendo o maior astro do oriente como protagonista e uma notável equipe de diversos lutadores de diferentes estilos marciais para compor o elenco de apoio do mais ambicioso projeto deste gênero até então. Dentre os muitos confrontos que preenchem a tela, há um momento específico em que Lee quebra o pescoço de um oponente interpretado por um certo Jackie Chan, que posteriormente tornara-se um super astro do cinema chinês.

Lee e o produtor Fred Weintraub
Robert Clouse












Han
  Na trama o personagem de Lee é recrutado por um serviço secreto de espionagem para investigar as atividades criminosas que ocorrem numa ilha localizada no Oriente. Tal ilha pertence a Han (Shih Kien), que anualmente organiza um torneiro de artes marciais, reunindo lutadores do mundo todo. Contudo, tal evento é mera fachada para disfarçar o que realmente ocorre na ilha, uma forte produção de tráfico de ópio.




a atriz Ana Capri 

Angela Mao
  A direção segura e ágil de Robert Clouse garante belas tomadas para retratar a habilidade dos lutadores e na famosa cena do confronto entre Lee e O´Hara, o guarda-costas de Han, Lee sofre um acidente, pois no momento em que ele quebra uma garrafa com um chute, sofreu um corte na mão ao esbarrar no vidro quebrado, pois segundo os produtores não havia vidro cenográfico em Hong Kong, apenas vidro de verdade e assim tal acidente atrasou um pouco o restante das filmagens. Entretanto a cena é uma das melhores em filmes do gênero.



  Para compor a trilha sonora, os produtores contrataram o músico argentino Lalo Schifrin, pois o próprio havia sido procurado por Lee, que disse ao músico que treinava em Hong Kong ao som da música do seriado Missão Impossível, composta por Schifrin. Em Operação Dragão, o músico teve a difícil missão de compor uma música que não fosse totalmente oriental e nem totalmente ocidental - para tal feito, Schifrin introduzira sons característicos do oriente e criou sons que remetem ao ocidente, utilizando sintetizadores de som, equipamentos eletrônicos muito utilizados naquela época.




  O Produtor Paul Heller ao frequentar um restaurante deparou-se com vários espelhos em um banheiro e ficou maravilhado a ponto de sugerir a Bruce Lee que criassem para o filme uma cena em que houvesse uma sala repleta de espelhos. A interessante idéia resultou num belo cenário composto por cerca de 8 mil espelhos e a complicada cena foi filmada em várias tomadas com as câmeras posicionadas precisamente de modo a não refletirem nos espelhos. Sem dúvida uma das cenas mais difíceis e geniais da história do cinema.



  Orçado em US$ 850 mil o filme dominou as bilheterias estadunidenses e alcançou sucesso mundial, projetando o nome do já saudoso astro para as telas do mundo todo, porém não foi muito bem nas bilheterias chinesas em relação aos filmes anteriores do ator. O sucesso absoluto de Operação Dragão no Ocidente abriu um novo capítulo na história do cinema, pois a partir dele o gênero de artes marciais ganhou definitivamente as telas de cinema do mundo todo e vários astros surgiram posteriormente: Chuck Norris, Van Damme, Dolph Lundgren, Steven Seagal e também astros orientais como Jackie Chan e Jet Li tornaram-se conhecidos mundialmente. Todavia, a partida precoce de Bruce Lee ocasionada por um edema cerebral, deixou um vazio que ao que parece jamais será preenchido no cenário das artes marciais, pois um mito nasceu e sua arte esta eternizada na sétima arte. (R.A.)

TRAILER


Operação Dragão - Enter The Dragon (1973)

País: EUA / China

Direção: Robert Clouse

Produtores: Fred Weintraub, Paul Heller
Roteiro: Michael Allin

Elenco:Bruce Lee, John Saxon, Jim Kelly, Ana Capri, Angela Mao, Shih Kien, Yang Tzé




Nenhum comentário:

Postar um comentário