domingo, 14 de julho de 2013

invasão zumbi

GUERRA MUNDIAL Z

Filme leva um apocalipse zumbi às telas do cinema e traz Brad Pitt com a dura missão de tentar salvar a humanidade


   Nos últimos tempos, personagens mortos-vivos vem ganhando cada vez mais destaque nos cinemas, como pode ser notado em filmes que trazem temas em comum: A Epidemia (The Crazies, 2010), Vírus (Carriers, 2009) ou ainda o divertido Zumbilândia (Zombieland, 2010) só para citar alguns, além da estrondosa série de Tv The Walking Dead. Na última semana de junho estreou nos cinemas Guerra Mundial Z (World War Z, 2013), trazendo a mesma temática dos filmes àcima citados, mas com um estilo próprio e certa originalidade, pois não à toa foi adaptado de um livro homônimo escrito pelo novaiorquino Max Brooks, que é filho do lendário Mel Brooks.

Marc Forster
  Dirigido por Marc Forster, a trama traz Brad Pitt na pele de Gerry Lane, um ex-agente das Nações Unidas que já passou por diversas situações de conflito ao redor do mundo, mas que atualmente leva uma vida mais tranquila ao lado da esposa e das duas filhas pequenas. Mas a aparente vida tranquila de Gerry está prestes a virar do avesso quando num dia qualquer ele sai de carro com a família e de forma repentina depara-se com um pânico generalizado nas ruas, carros batendo pessoas correndo enlouquecidas fugindo de algo muito assustador - em meio à confusão, Lane vê um sujeito se debatendo e se contorcendo no chão após ser mordido por outra pessoa, e quando o homem se levanta do chão, seu rosto traz um aspecto pálido e seu comportamento torna-se igual ao de um animal feroz. Várias outras pessoas estão assim e a triste constatação é que tal epidemia está espalhada em todo o mundo.


  Algum tempo depois, Gerry Lane e sua família são salvos por militares num helicóptero no terraço de um prédio durante um confronto com zumbis, e são levados a um porta-aviões. Gerry descobre então que foi localizado pelos militares propositalmente, pois seu passado como agente das Nações Unidas não é nenhum segredo para eles que estão rastreando e reunindo os melhores profissionais de serviços de inteligência a fim de encontrar um meio de deter a súbita invasão que se alastrou pelo mundo todo.

Multidão de zumbis tenta escalar um muro de contenção
  Guerra Mundial Z traz semelhanças com Guerra dos Mundos (War Of The Worlds, 2005), sucesso de Spielberg estrelado por Tom Cruise, devido ao clima de histeria e pânico provocado pelos ataques repentinos de estranhos invasores. A produção teve sérios problemas, sendo que as filmagens foram realizadas em 2011 e posteriormente em 2012 os produtores decidiram  refilmar totalmente o terceiro ato da trama, o que tornou o roteiro ainda mais distante da concepção do livro de Max Brooks, pois originalmente Gerry Lane seria um reporter da ONU que elabora um documento cujo título dá nome ao filme e tal documento contém os relatos de uma investigação que Lane fez em vários lugares do mundo para descrever o apocalipse zumbi. Assim, o filme demorou mais de um ano para estrear.









  Mesmo com a alteração de roteiro que transforma Lane em um ex-agente, a produção continuou com muita qualidade e resultou num eficiente filme de ação e suspense com o necessário clima de horror em relação aos zumbis. Brad Pitt faz seu personagem com tranquilidade e segurança junto ao afinado elenco de atores desconhecidos dirigidos pelo ótimo Marc Forster, que traz em seu currículo o drama O caçador de Pipas e o explosivo 007 - Quantum of Solace.

 Embora guarde inevitável semelhança com o seriado de Tv The Walking Dead, o filme de Forster tem originalidade pois os zumbis são rápidos e fortes como uma pessoa normal e na verdade são pessoas vivas, mas infectadas com algum vírus enquanto que os tradicionais zumbis de outros filmes são pessoas mortas que voltam à vida parcialmente e apresentam corpos quase que totalmente apodrecidos; além do que o filme é bem menos violento, pois quase não se vê sangue.
  Orçado em 200 milhões de dólares, o longa é considerado o filme de horror mais caros de todos os tempos e apesar da demora em estrear, faturou US$263 milhões nos dez primeiros dias após a estréia nos cinemas estadunidenses e no restante do mundo já ultrapassou 100 milhões de dólares, segundo informações na página do facebook do filme. Guerra Mundial Z traz um perfeito equilíbrio entre ação, suspense e horror e tal como nos clássicos filmes de George Romero, faz alegorias com a nossa realidade tais como aquecimento global e superpopulação, bem perceptíveis no caos ali retratado. Um filme imperdível em todos os sentidos.

TRAILER





World Warz Z, 2013

País: EUA

Direção: Marc Forster
Roteiro: Mathew Michael Carnahan, Drew Goddard, Damon Lindelof

Elenco: Brad Pitt, Mireille Enos, Matthew Fox, James Badge Dale, David Morse


Nenhum comentário:

Postar um comentário