quinta-feira, 12 de julho de 2012

dose dupla

VAN DAMME REVISITADO


Dois super filmes em

diferentes fases

do (ex) astro


  
  Para os fãs de artes marciais e em especial para os fãs do belga Jean Claude Van Damme, super astro de ação dos anos 90, um de seus maiores sucessos é relançado em dvd sob o selo Clássicos MGM, o ótimo Garantia de Morte (Death Warrant, 1989) no qual ele interpreta um detetive chamado Louis Burke que logo no início da narrativa esta caçando o mais perigoso assassino procurado pela polícia, Cristian Naylor que se autodenomina Sandman e na tradução em português recebeu o estranho e ridículo nome de João Pestana. Sandman é interpretado por Patrick KilPatrick, ator talentoso e figura marcante em alguns filmes ação dos anos 80 e 90 sempre no papel de coadjuvante e aqui roubando a cena como um vilão caricato que mais parece ter saído de história em quadrinhos, mérito do roteirista David Goyer, grande fã de HQ's e que oito anos mais tarde roteirizou Blade - O caçador de vampiros (Blade, 1997), grande sucesso de Wesley Snipes e em 2005 escreveu o roteiro de Batman Begins.
David Goyer
Sandman











  Após efetuar a prisão de Sandman, Burke é chamado no departamento de polícia onde trabalha, para uma importante reunião com seus superiores. Ele é então designado pelo procurador geral Tom Vogler (George Dickerson), do agrupamento tático especial do governo para infiltra-se numa penitenciária para investigar uma série de mortes inexplicáveis e misteriosas. Enquanto Burke se passa por presidiário investigando secretamente o que ocorre dentro do presidio, no mundo externo sua assistente e advogada Amanda Beckett, interpretada pela bela Cynthia Gibb faz investigaçãoes externas ao mesmo tempo que se passa por esposa de Burke para visitá-lo no presidio e levar informações ao detetive - e Burke descobrirá que seu antigo inimigo Sandman pode estar por trás dos misteriosos assassinatos.
  
  Garantia de Morte é um dos melhores filmes da fase estelar de Van Damme e hoje certamente é relembrado como cult pois aqui o ator belga está em sua melhor forma física exibindo energicamente seus chutes e voadoras que o tornaram o maior ídolo de artes marcias no cinema de ação dos anos noventa. A direção segura e precisa de Deran Sarafian aliada às coreografias de Van Damme rende ótimas tomadas e até um clima de suspense devido à ambientação do presidio frio e escuro no qual Burke se infiltra tendo que enfrentar o temperamento dos companheiros de cela e até represálias por envolver-se em brigas, algo corriqueiro em penitenciárias. 



  O confronto final entre Burke e Sandman obviamente é o ponto alto do filme com uma das melhores coreografias de Van Damme - os dois lutam em um local que parece ser um tipo de fábrica metalúrgica com liberdade de espaço um tanto limitada em uma estrutura composta de ferragens onde há uma grande fornalha que poderá ser o ponto final da feroz batalha assistida por todos os presidiários. Garantia de morte é um trhiller de ação e suspense na dose certa e há quem o considere como o primeiro filme classe A de Van Damme por trazer um roteiro acima da média e ser o precedente dos futuros sucessos que o astro belga estrelou nos anos 90 tais como Soldado Universal (Universal Soldier, 1992), O Alvo (Hard Target, 1993), Vencer ou Morrer (Nowhere To Run, 1993) e vários outros.

Uma nova fase
  Atualmente numa fase pós estrelato, Van Damme continua protagonizando filmes de ação e aventura porém lançados diretamente no mercado de vídeo e alguns até melhores do que os que fizera em sua fase estelar. E o novo filme no qual desta vez ele assume um papel coadjuvante certamente esta entre os melhores de sua atual carreira - Olhos de Dragão (Dragon Eyes) traz Van Damme como um presidiário chamado Tiano respeitado por todos que com ele convivem e cumprem pena, habil em artes marciais e com um passado misterioso. Tiano é muito diferente dos demais detentos e ao ver um novo presidiário envolver-se em uma briga absurda ele decide interferir e impede o rapaz de levar uma grande surra.
Cung Le
  O jovem Ryan Hong recém chegado a Nova Orleans é o rapaz salvo pelo misterioso Tiano e recebe dele um intenso treinamento em artes marcias no interior do presídio e ao sair Hong dirigi-se para o bairro de Saint Jude, um local dominado por gangues de rua que disputam o poder pelo território em meio a extorsões e tráfico de drogas onde o líder é o chefão Vitor Civino, interpretado por Peter Weller que nos anos 80 foi o primeiro Robocop. Hong tornou-se um poderoso lutador na prisão e agora em liberdade suas habilidades serão mais do que necessárias para sobreviver em um bairro dominado pela violência.

  O diretor John Hyams é um bom conhecedor de artes marciais e as coreografias do campeão vietnamita Cung Le interpretando Hong certamente vão agradar os fãs de MMA pois o que se vê ao longo da narrativa são vigorosas cenas de lutas belamente filmadas com certo realismo e a violência um tanto crua retratada no filme encontra justificativa na busca incessante do herói por justiça e redenção, pois ele parece ter escolhido o bairro de Saint Jude para viver e como todo homem de bem, Hong pretende viver num lugar onde haja paz e harmonia, mesmo que ele tenha que lutar ferozmente para isso, e ele o faz com a máxima eficiência.
Peter Weller
  Contudo as qualidades de Olhos de Dragão estão muito além da ação pois o ator Peter Weller que esta tão ausente do cinema faz um ótimo trabalho no papel de vilão demonstrando imponencia e crueldade como chefão do crime e o diretor de fotografia Stephen Schuelter sabiamente escolhe um tom séphia para a composição fotográfica, o que ressalta um lado sombrio e o aspecto um tanto árido de Saint Jude combinando perfeitamente com o clima de faroeste proposto pela narrativa, pois o roteiro evoca a idéia já vista em vários westerns clássicos apresentando um herói solitário que chega numa terra dominada pela selvageria e pela desordem e decide lutar para restaurar a paz e a justiça ao local. Olhos de Dragão é ação na medida certa e se Van Damme escolheu Cung Le para substituí-lo, fez a escolha mais do que justa.

TRAILERS





Ficha técnica
Título Original: Garantia de morte
Gênero: ação
Relançamento em dvd: 26/04/2012
Duração (tempo): 90 minutos


País / Ano de Produção: EUA
Distribuidor (Produtora): Flashstar
Diretor: Deran Sarafian
Elenco: Jean-Claude Van Damme
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: inglês, português e francês
Legenda: português

Título no Brasil: Olhos de DragãoTítulo Original: Dragon Eyes
País de Origem: EUA
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 2012
Estúdio/Distrib.: California Filmes
Direção: John Hyams
Elenco:Jean Claude Van Damme
Peter Weller
Cung Le Crystal Mantecon















Nenhum comentário:

Postar um comentário