domingo, 13 de julho de 2014

ação marcial

THE OCTAGON

Há cerca de 3 décadas Chuck Norris enfrentava ninjas para chegar ao estrelato


  Em 1980, há exatos 34 anos estreava nos cinemas The Octagon, aventura sobre ninjas protagonizada por Chuck Norris, que desde 1977 vinha construindo sua carreira em filmes de ação um tanto razoáveis ou fracos como Comboio de carga pesada (1977), Os Bons se vestem de negro (1978) e Força Destruidora (1979) . E foi no também razoável The Octagon dirigido por Eric Karson que finalmente Norris atingiu o estrelato, no quarto filme de sua carreira e que certamente surpreendeu o público, já que foi um estrondoso sucesso de bilheteria e alçou o ator e ex-campeão de karatê à condição de astro e a partir daí ele escolheria roteiros bem melhores e passava a atuar em produções tecnicamente superiores. 

  Octagon é um dos primeiros filmes de Hollywood sobre ninjas, o que provavelmente despertou a atenção do público que buscava algo diferente no gênero de ação, e posteriormente ao longo da década de 80 surgiram vários filmes B sobre os guerreiros das sombras tais como Ninja - A máquina assassina (1981) , estrelado por Franco Nero e a regular franquia American Ninja, que rendeu cerca de 5 filmes ao longo da década e até o início dos anos 90. Provavelmente, o primeiro filme ocidental sobre ninjas foi Elite de Assassinos (1975), dirigido por Sam Peckinpah.

poster estilizado de Octagon

  Entretanto, embora Octagon apresente um enredo interessante com uma trama sobre ninjas, o filme deixa a desejar ao apresentar um roteiro bastante falho com algumas pontas soltas e uma estória que poderia ser bem melhor desenvolvida. No início da narrativa por exemplo, o herói da trama, Scott James (Norris), fica conhecendo uma garota chamada Nancy (Kim Lankford), que se apresenta em um espetáculo de ballet que por sinal Scott estava assistindo.
  Em seguida, ele a acompanha até a casa dela para conversarem melhor e após chegarem, em poucos minutos são atacados por alguns ninjas que algumas horas antes já haviam matado toda a família da moça. Scott os enfrenta para defender Nancy, mas infelizmente eles conseguem matá-la durante o confronto, e tais assassinatos não encontram nenhum explicação ao longo de todo o filme. A única explicação que poderia ser plausível é que os ninjas, por serem mercenários haviam cumprido ali alguma missão ao matar a família de Nancy, mas nem isso é explicado.

Seikura
  O roteiro escrito por uma mulher, Leigh Chapman, a partir do argumento de Paul Aaron até traz elementos interessantes que poderiam render uma trama bem melhor, pois o octógono que dá título ao filme é uma base secreta localizada na América Central e que treina pessoas comuns para transformá-las em ninjas, muitos dos quais agem como mercenários. Além disso, o herói da trama é um ex-combatente do Vietnã, lutador e secretamente um mestre ninja, tendo sido treinado desde a infância ao ser adotado por um mestre japonês que o criou junto com o filho biológico Seikura, que nunca aceitou Scott como irmão e acabou enveredando para os caminhos do mal ao fundar a escola Octagon, a fim de treinar ninjas mercenários.
 É interessante notar que Scott na adolescência é interpretado por Mike Norris, filho de Chuck e sem dúvida a melhor escolha para interpretar Scott numa versão mais jovem. O vilão na fase adulta é interpretado por Tadashi Yamashita, que posteriormente interpretou o também vilão do primeiro filme da franquia American Ninja.



Aura
A. J.
 Scott é localizado por uma milionária chamada Justine (Karen Carlson) que flerta com ele e ainda tenta convencê-lo a invadir o tal octógono para que ele mate Seikura, responsável pela morte do pai dela. Mais adiante, Scott só encontrará motivos para invadir o local após descobrir que seu amigo A.J. (Art Hindle) se dirigiu para lá convencido por Justine - então, Scott parte para o local acompanhado de Aura Carol Bagdasarian), uma bela guerrilheira e ex-aluna da Octagon.



 Portanto, o grande motivo para assistir Octagon obviamente são as ótimas cenas de luta que preenchem a tela aproximadamente nos 20 minutos finais, belamente coreografadas por Norris e seu irmão Aaron, dublê e produtor de cinema com quem manteve parceria profissional ao longo de sua carreira fílmica. E aí pode-se notar o quanto é lamentável que o roteiro e os personagens não sejam tão bem desenvolvidos quanto a ação do filme. O lendário Lee Van Cleef poderia ser melhor aproveitado, pois sua presença como um caçador de recompensas não acrescenta quase nada à trama por mais que ele seja amigo de Scott.

 Pena que este seja o único filme em que Norris utiliza uma espada samurai para enfrentar seus adversários e ainda trava um ótimo confronto com um ninja de capuz vermelho, que utiliza um par de adagas Sai, e é uma espécie de segurança de Seikura. Scott também enfrenta Seikura nos minutos finais da aventura, e a luta dos irmãos embora seja muito curta e menos empolgante que as demais cenas, foi considerada por uma revista chamada Fighting Stars a décima terceira entre 25 melhores cenas de luta de todos os tempos, segundo o IMDB.


  Curiosamente o nome octógono jamais é citado em nenhum momento da trama além do que outra grave falha de roteiro é o fato de a base secreta ser localizada com muita facilidade por A.J. e logo em seguida por Scott. Também é de se pensar se Octagon não serviu de inspiração para o formato da arena de combate do MMA, mas não há nada que confirme isto.


 Enfim, uma aventura mediana com ótimas cenas de lutas e que levou Norris ao estrelato é algo que no mínimo merece ser visto pelos fãs de ação que não conhecem essa curiosa trama que nas várias reprises da Tv aberta foi exibida com o ótimo e sugestivo subtítulo de Escola para Assassinos. Uma refilmagem para que a estória seja melhor contada não seria má idéia, mas... só nos resta esperar!!

TRAILER





The Octagon (1980)

Direção: Eric Karson

Roteiro: Leigh Chapman

Elenco: Chuck Norris, Tadashi Yamashita, Lee Van Cleef, Karen Karlson, Art Hindle, Mike Norris, Carol Bagdasarian



Nenhum comentário:

Postar um comentário