sábado, 19 de fevereiro de 2011

nostalgia oitentista

The Wraith

Uma “aparição” da década de oitenta

  A saudosa e agora tão cultuada década de oitenta deixou marcas eternas no cinema e na memória do público que cresceu naquela época divertida. Muitos filmes que hoje são considerados cult surgiram naqueles tempos e ainda influenciam o cinema atual seja na concepção de personagens de ação ou mesmo em obras que homenageiem o cinema físico daquela época.
  Vários filmes que retrataram carros como importantes elementos de cena são originários dos anos 70 ou 80. Histórias nas quais veículos pareciam ter vida própria a ponto de serem vistos quase como personagens, tamanha a importância dada aos automóveis nos chamados Road-movies. É conveniente lembrar de filmes como Christine – O Carro assassino, Desta vez te agarro, A Morte pede carona ou até o seriado de tv A Super Máquina, todos originários da década de oitenta. 
Mike Marvin
  Em 1986 o cineasta Mike Marvin escreveu e dirigiu o filme The Wraith – A Aparição, com um elenco bastante jovem estrelado por Charlie Sheen, que um pouco mais tarde atuou no épico de guerra Platoon, Sherilyn Fenn, Nick Cassavetes e Clint Howard, irmão mais novo do cineasta Ron Howard, além do elenco de carros possantes que desfilam na tela em alucinantes corridas pelas estradas norte-americanas e o “astro” principal da trama é apresentado numa cena que pode até ser considerada antológica – numa noite qualquer um objeto luminoso ou corpo celeste cruza os céus numa velocidade assustadora, passa por uma rede de alta tensão provocando a eletricidade e de repente pega o rumo de uma rodovia de modo que tal corpo luminoso vai adquirindo as formas de um veículo esportivo – um Dodge Turbo Interceptor, um poderoso carro futurista desenvolvido nos anos 80 e segundo dizem, um modelo único no mundo. A porta do veículo se abre automaticamente e desce um misterioso viajante, um ser ou um homem vestindo roupas de couro preta e um capacete completamente fechado, também preto. Seria ele um alienígena ou viajante do tempo?


design do dodge turbo interceptor


    Numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos, uma gangue de delinqüentes liderados por um rapaz arrogante chamado Packard (Cassavetes), tem o hábito de provocar e perseguir jovens que possuem carro, a fim de desafiá-los forçadamente para um “racha” na rodovia, numa disputa onde o vencedor ficará com o carro do perdedor. E assim logo no início da trama Packard e sua gangue abordam Jamie e sua namorada numa noite e o desafiam então para a tal corrida e logo após a disputa, o matam covardemente.
Jake
Packard
 








  Algum tempo depois, chega à cidade um jovem viajante chamado Jake, montado em uma possante moto Honda de cor vermelha e que logo fica conhecido na pequena cidade. Jake faz amizade com a jovem Keri (Sherilyn Fenn), aos poucos se envolve com ela e iniciam um romance, o que provoca a ira de Packard, que é apaixonado pela moça e quer tê-la a qualquer custo. Posteriormente, o carro misterioso aparece em ocasiões propícias para um desafio para Packard e sua gangue que desejam possuir o Dodge preto para sua coleção particular – porém, o resultado das corridas de “racha” é fatal para o perdedor e os desafiantes morrem ao final da disputa em meio a uma explosão horrenda onde não sobra quase nada do veiculo do perdedor a não ser o cadáver do motorista, que misteriosamente permanece intacto, com exceção dos olhos que se encontram ausentes do globo ocular, o imponente dodge que se refaz miraculosamente após as explosões e logo em seguida, desaparece sem deixar vestígios. 
Clint Howard
 
 
 

     








  O grande lance da trama é o misterioso piloto, que apesar de não dizer absolutamente nada torna-se um personagem central estabelecendo uma relação indireta com o viajante Jake e apesar da obviedade do roteiro, não deixa de ser fascinante a relação metafísica de ambos os personagens e algumas surpresas que vão se apresentando no desenrolar da trama. A despeito de fracas atuações o filme é bastante eficaz naquilo que se propõe, de modo que essa aventura road-movie é peça fundamental do saudosismo da década de oitenta – satisfaz plenamente os fãs de carros esportivos e de corridas. Resta saber se ele ganhará uma refilmagem nos atuais tempos em que Hollywood constantemente “revisita” essas pérolas do passado.

veja o trailer


 

Título no Brasil: Wraith - A Aparição

Título Original: The Wraith

País de Origem: EUA
Gênero: Suspense


Tempo de Duração: 92 minutos


Ano de Lançamento: 1986



PS: O filme esta totalmente disponível no YouTube com legendas:)














3 comentários:

  1. Adoro esse filme, esse é mais um daqueles pequenos "clássicos" esquecidos pela TV e pelo tempo, me lembro quando ele passava quase direto no SBT!!!

    Não me fale em remake, esse filme deve permanecer "intocável".

    As cenas de corida e perseguição são excelentes e tem loco que me gava Velozes e Furiozos!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Thomas. Espero que tenha gostado da resenha, apesar de ter poucas informações disponíveis na net. Quero falar de mais filmes road-movie, pois adoro carros. Se vc tiver mais sugestões, é só dizer.
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Sugestão: The Car - A Máquina do Diabo!!!

    ResponderExcluir