O ACORDO
Dwayne Johnson estrela um eficiente suspense com trama policial complexa
O astro Dwayne Johnson, muito conhecido pelo codinome The Rock, parece estar cada vez mais requisitado nos estúdios de Hollywood. Além de atuar em G.I. Joe: Retaliação, o ex campeão de luta livre protagoniza o trhiller O Acordo (Snitch, 2013), que estreou nessa sexta-feira nos cinemas. Desta vez, Johnson aceitou interpretar um personagem totalmente diferente dos truculentos tipos convencionais de sua carreira, pois aqui ele é John Mathews, um bem sucedido dono de uma construtora que se vê em desespero com a notícia de que seu filho adolescente Jason Collins, é preso por tráfico internacional de drogas, correndo o risco de cumprir pena de até 30 anos de prisão.
O único meio de Jason ter sua sentença reduzida seria denunciar os traficantes que lhe forneceram a droga, mas o garoto ingenuamente aceitou drogas de um amigo qualquer e não conhece ninguém realmente ligado ao tráfico. Na tentativa desesperada de tentar reduzir a pena do filho, John começa a buscar contatos com criminosos locais que possam levá-lo a descobrir algum flagrante de esquema de tráfico e denunciá-los às autoridades.
Ao conhecer o agente do FBI (Barry Peper) responsável pela prisão de seu filho, John passa a conhecer também uma durona promotora de justiça interpretada pela atriz Susan Sarandon e ambos irão auxiliá-lo num esquema de armação de transporte ilegal de drogas entre México e Estados Unidos, pois John conseguiu infiltrar-se numa grande quadrilha de traficantes e aceitou transportar drogas utilizando seu próprio caminhão, aceitando ajudar secretamente o FBI a desmantelar o esquema comandado por um poderoso traficante mexicano conhecido como El Topo (Benjamim Brett).
A trama intrigante e um tanto complexa é baseada em uma reportagem que foi veiculada nos Estados Unidos no programa Frontline, da rede pública PBS. E embora não se saiba ao certo se todos os eventos mostrados no filme realmente aconteceram, o enredo tem uma pegada bem realista valendo-se de dados informativos reais que são mostrados em letreiro ao final da projeção dizendo quais as penas cabíveis para tráfico de drogas em território norte-americano.
O longa orçado em U$35 milhões é dirigido pelo desconhecido Ric Roman Waugh, que foi coordenador de dublês nos anos 80 e 90; e nas poucas cenas físicas de O Acordo, demonstra bastante competência para comandar filmes de ação, além de ter afinidade com suspense e tramas policiais, sendo também co-roteirista deste filme ao lado de Justin Haythe. O ator Joe Bernthal, bastante conhecido do seriado de TV The Walking Dead no qual interpreta Shane, consegue destacar-se muito bem aqui ao interpretar Daniel, um ex-presidiário que está tentando refazer sua vida e trabalha na construtora de Jonh, e por conhecer bem o submundo do crime, ajudará seu patrão no transporte das drogas. E não por acaso, Daniel também tem família e tem um filho, o que de certa forma o coloca em situação semelhante à de John, isso sem contar que ambos correm o sério risco de perder suas famílias, caso os bandidos descubram o esquema da polícia federal.
Snitch, uma expressão inglesa que significa "dedo duro", certamente agradará os que gostam de trhiller policial ou mesmo o fãs de The Rock que gostariam de vê-lo num papel diferente ou nada convencional para o seu tipo cinematográfico. Alguns podem pensar que desta vez Dwayne Johnson pode estar se levando a sério demais num papel que exige bem mais dramaticidade de sua parte. Mas um ator que se preza e se abre a novas experiências, deve abraçar sem medo a oportunidade que lhe surgir. E este certamente já é um ótimo começo para enriquecer um pouco mais a estelar carreira de Jonhson.
Trailer
Snitch
EUA , 2013 - 112 minutos
Policial
Direção: Ric Roman Waugh
Roteiro: Justin Haythe, Ric Roman Waugh
Elenco: Dwayne Johnson, Jon Bernthal, Susan Sarandon, Michael Kenneth Williams, Rafi Gavron, Barry Pepper, Benjamin Bratt, Nadine Velazquez