sábado, 20 de abril de 2013

negociação perigosa

O ACORDO
Dwayne Johnson estrela um eficiente suspense com trama policial complexa


  O astro Dwayne Johnson, muito conhecido pelo codinome The Rock, parece estar cada vez mais requisitado nos estúdios de Hollywood. Além de atuar em G.I. Joe: Retaliação, o ex campeão de luta livre protagoniza o trhiller O Acordo (Snitch, 2013), que estreou nessa sexta-feira nos cinemas. Desta vez, Johnson aceitou interpretar um personagem totalmente diferente dos truculentos tipos convencionais de sua carreira, pois aqui ele é John Mathews, um bem sucedido dono de uma construtora que se vê em desespero com a notícia de que seu filho adolescente Jason Collins, é preso por tráfico internacional de drogas, correndo o risco de cumprir pena de até 30 anos de prisão. 


  O único meio de Jason ter sua sentença reduzida seria denunciar os traficantes que lhe forneceram a droga, mas o garoto ingenuamente aceitou drogas de um amigo qualquer e não conhece ninguém realmente ligado ao tráfico. Na tentativa desesperada de tentar reduzir a pena do filho, John começa a buscar contatos com criminosos locais que possam levá-lo a descobrir algum flagrante de esquema de tráfico e denunciá-los às autoridades. 

  Ao conhecer o agente do FBI (Barry Peper) responsável pela prisão de seu filho, John passa a conhecer também uma durona promotora de justiça interpretada pela atriz Susan Sarandon e ambos irão auxiliá-lo num esquema de armação de transporte ilegal de drogas entre México e Estados Unidos, pois John conseguiu infiltrar-se numa grande quadrilha de traficantes e aceitou transportar drogas utilizando seu próprio caminhão, aceitando ajudar secretamente o FBI a desmantelar o esquema comandado por um poderoso traficante mexicano conhecido como El Topo (Benjamim Brett). 


  A trama intrigante e um tanto complexa é baseada em uma reportagem que foi veiculada nos Estados Unidos no programa Frontline, da rede pública PBS. E embora não se saiba ao certo se todos os eventos mostrados no filme realmente aconteceram, o enredo tem uma pegada bem realista valendo-se de dados  informativos reais que são mostrados em letreiro ao final da projeção dizendo quais as penas cabíveis para tráfico de drogas em território norte-americano. 


  O longa orçado em U$35 milhões é dirigido pelo desconhecido Ric Roman Waugh, que foi coordenador de dublês nos anos 80 e 90; e nas poucas cenas físicas de O Acordo, demonstra bastante competência para comandar filmes de ação, além de ter afinidade com suspense e tramas policiais, sendo também co-roteirista deste filme ao lado de Justin Haythe. O ator Joe Bernthal, bastante conhecido do seriado de TV The Walking Dead no qual interpreta Shane, consegue destacar-se  muito bem aqui ao interpretar Daniel, um ex-presidiário que está tentando refazer sua vida e trabalha na construtora de Jonh, e por conhecer bem o submundo do crime, ajudará seu patrão no transporte das drogas. E não por acaso, Daniel também tem família e tem um filho, o que de certa forma o coloca em situação semelhante à de John, isso sem contar que ambos correm o sério risco de perder suas famílias, caso os bandidos descubram o esquema da polícia federal. 



  Snitch, uma expressão inglesa que significa "dedo duro", certamente agradará os que gostam de trhiller policial ou mesmo o fãs de The Rock que gostariam de vê-lo num papel diferente ou nada convencional para o seu tipo cinematográfico. Alguns podem pensar que desta vez Dwayne Johnson pode estar se levando a sério demais num papel que exige bem mais dramaticidade de sua parte. Mas um ator que se preza e se abre a novas experiências, deve abraçar sem medo a oportunidade que lhe surgir. E este certamente já é um ótimo começo para enriquecer um pouco mais a estelar carreira de Jonhson. 

Trailer


Snitch 
EUA , 2013 - 112 minutos 

Policial

Direção: Ric Roman Waugh

Roteiro: Justin Haythe, Ric Roman Waugh

Elenco: Dwayne Johnson, Jon Bernthal, Susan Sarandon, Michael Kenneth Williams, Rafi Gavron, Barry Pepper, Benjamin Bratt, Nadine Velazquez





6 comentários:

  1. Ei roberto muita boa a sua postagem mas , queria lhe perguntar se voce tambem não conhece outro blog tipo dedicado a filmes de ação dos anos 80 e 90 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Bart, eu me dedico a falar de filmes dessas épocas. Dê uma olhada nos arquivos aqui do Actionclub que vc vai encontrar coisas interessantes, inclusive alguns filmes dos anos 70. Mas se vc quiser uma dica a mais, este blog http://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/ também fala de filmes dos anos 80 e 90, ok?

      Excluir
  2. voce nao conhece nenhum outro ? o dele eu ja acompanho tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bart, vc pode conferir também os blogs Filmes para doidos e
      Jovem Nerd. Ambos falam bastante sobre as décadas de 80 e 90.

      Excluir
  3. Ei robert não sei se voce aceita sugestões , mais eu acompanho varios blogs e eles gostam de sugestões intao ai vai uma para o seu blog , por exemplo nos bem sabes q os astros de açao sylvester stallone , arnold schwarzenegger , bruce willis , van damme e etc... ja estão velhos não é intao voce poderia fazer uma homenagem a todos eles tipo na mesma postagem e tambem na mesma postagem botar qual novo astro de agora poderia substituir cada uma dessas lendas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima idéia Bart. Apesar de o cinema de ação não ser o mesmo de antes, sempre haverá astros que são referencias para o gênero. Atualmente o astro em destaque é Dwayne Johnson e Jason Statham tem se destacado pouco. O que fica difícil de saber é como será o futuro do gênero de ação devido a essa onda de filmes de super heróis.

      Excluir