terça-feira, 13 de agosto de 2013

sci-fi

OBLIVION

Filme futurista traz Tom Cruise à uma Terra devastada


  Acaba de chegar em DVD e Blu-Ray a aventura apocalíptica intitulada Oblivion (2013), dirigida por Joseph Kosinski e roteirizada pelo próprio ao lado de Karl Gajdusek e estrelada por Tom Cruise que na época do lançamento nos cinemas, veio ao Brasil divulgar a esperada produção que estreou em abril nos cinemas. A trama futurista se passa 60 anos após uma guerra entre humanos e alienígenas, à qual devastou o planeta de tal modo que extinguiu civilizações e quase toda a humanidade. 
  Cruise é Jack Harper, personagem central que tem a missão de coletar os recursos naturais que ainda restam no planeta que serão levados para uma lua de Saturno, que será o lar definitivo dos poucos humanos que sobreviveram. À bordo de uma pequena nave de formas arredondadas e concebida com alta tecnologia, Harper passa seus dias de forma rotineira sobrevoando o devastado planeta sendo orientado por sua ajudante Victoria (Andrea Riseborough), que mantém contato com ele pelo computador da base onde ambos moram, situada em algum ponto da estratosfera.


  Victoria mantém contato direto com Sally, sua chefe e superior que fica situada na base central de comando chamada Tet, situada em algum ponto do espaço. É dessa base espacial que são enviados os drones, naves autômatas de forma esférica que acompanham Jack em seu trabalho de rastreamento e também o protegem, pois possuem armamentos em seu interior.
Nave de Jack

Drones








Victoria

  Jack e Victoria tem um relacionamento estável, além de serem profissionais eficientes no que fazem e ambos não tem nenhuma lembrança de seus respectivos passados, pois o "esquecimento" parece ser uma regra imposta a eles, o que corresponde ao titulo do filme em inglês, Oblivion. Entretanto tudo pode mudar quando Jack encontra uma nave destruída e salva uma mulher (Olga Kurylenko) da morte certa e cujo rosto lhe é familiar, pois ele a viu em um sonho. Mais reviravoltas acontecem quando Jack descobre um grupo de humanos refugiados em um lugar que ele julgava deserto e vazio, o que o levará a descobrir que nada é o que parece.


  O roteiro de Oblivion tem qualidades que o aproximam muito da mais pura ficção científica ao mostrar tecnologias avançadas que podemos imaginar como possíveis em um futuro próximo. A aventura que se desenrola do segundo ato em diante traz boas cenas de ação e perseguições, embora não sejam o grande atrativo de um filme que tem seu foco maior nos elementos científicos que o compõem. Há consideráveis problemas como a participação desperdiçada de Morgan Freeman, que apesar de representar um importante líder, têm sua presença limitada à pouquíssimas falas e nenhum carisma.


  O longa beneficia-se da bela fotografia de Cláudio Miranda (As Aventuras de Pi), que traz tons de cores frios e leves que ressaltam a desolação do planeta e ainda apresenta como contraponto um local isolado e repleto de cores, composto de vegetação e uma velha cabana de madeira situada próxima às margens de um lago - um lugar onde Jack costuma refugiar-se ocasionalmente para lembrar como era belo o planeta antes de ser devastado pela guerra apocalíptica.
  Oblivion é originário de uma desconhecida história em quadrinhos escrita pelo próprio Joseph Kosinski, que traz referências à 2001 - Uma Odisséia no Espaço, o que por si só já seria motivo suficiente para atrair grande parte do público amante de ficção científica. Todavia, aventura e Sci-Fi é uma combinação recorrente e sempre bem vinda aos olhos do público, pois o mesmo demonstra que a ação e a ciência não são incompatíveis.

TRAILER




Oblivion - EUA, 2013

Direção: Joseph Kosinski
Roteiro: Joseph Kosinski, Karl Gajdusek e Michael Arndt

Elenco: Tom Cruise, Morgan Freeman, Olga Kurylenko, Andrea Riseborough


Nenhum comentário:

Postar um comentário