sábado, 18 de janeiro de 2014

rota 66

A MORTE PEDE CARONA

Há 28 anos uma estrada tingida de sangue ganhava as telas do cinema


  "Há um assassino na estrada; Sua mente se contorce como um sapo; Tire umas férias longas; Deixe as crianças brincarem; Se você der uma carona para esse homem; As doces lembranças vão morrer"... a sinistra letra da música Riders on the Storm da banda The Doors foi a fonte de inspiração para o roteiro de A Morte pede Carona (The Hitcher, 1986) segundo Eric Red, roteirista do filme que é um dos maiores sucessos do cinema oitentista e hoje cultuado como um dos melhores thrillers de suspense já filmados. 
  Dirigido por Robert Harmon, um diretor que até hoje é desconhecido, porém talentoso e por sinal estreando seu primeiro longa metragem no cinema que custou cerca de US$ 6 milhões de dólares, orçamento modesto, mas suficiente para brilhar nas telas e arrecadar altas bilheterias na época. Pode-se dizer que Harmon teve sorte em sua estréia como diretor de cinema, pois na década do oitenta, logo após o surgimento do videocassete e da expansão da TV a cabo, o cinema perdera considerável parcela do público e a partir de então Hollywood daria mais prioridade à superproduções para atrair o público, algo semelhante ao que ocorre nos dias de hoje com a proliferação de downloads de filmes pela internet.

Robert Harmon orientando Hutger Hauer

  O roteiro segue a trajetória do jovem Jim Halsey interpretado por C. Thomas Howell, que está viajando pela rota 66 para a Califórnia a fim de negociar seu carro. Numa noite chuvosa ele dá carona a um homem estranho que está parado no meio da estrada e parece estar com o carro quebrado. O sujeito diz que se chama John Ryder e aceita carona até a cidade mais próxima. Entretanto seu olhar estranho e sua conversa desagradável deixa Halsey apreensivo e desconcentrado, e quando Ryder o ameaça com uma faca, num lance de muita sorte o jovem consegue atirar o estranho para fora do carro. Alguns quilômetros adiante Halsey terá absoluta certeza do quão louco é o misterioso caroneiro, que na verdade é um bandido que age apenas na estrada, pedindo carona à motoristas desavisados para logo em seguida matá-los e roubar seus pertences.













  Entretanto, o misterioso John Ryder é mais do que um criminoso das rodovias, é um psicótico sádico e cruel, e a interpretação do ator holandês Hutger Hauer, uma das melhores da história do cinema, não deixa dúvidas quanto à isso; o jovem Jim Halsey é vivido com intensidade por C. Thomas Howell que na época era visto como um possível candidato à astro, mas infelizmente ficou só na promessa, conseguindo apenas papéis em comédias adolescentes que infestavam as telas do cinema oitentista.





  Já a atriz Jennifer Jason Leigh que interpreta uma jovem garçonete que se envolve com Halsey e depois torna-se vítima de Ryder, teve uma carreira mais bem sucedida conseguindo papéis de destaque em filmes de variados gêneros como A Herdeira (1997), Estrada para a perdição (2002), entre outros.

  The Hitcher, além de ser um excelente suspense também se destaca pela ação em certos momentos da narrativa e especialmente no terceiro ato quando ocorre um jogo de gato e rato entre Halsey e John Ryder numa perseguição tensa e alucinante, suspense e ação na medida certa comprovando o talento de Robert Harmon que embora não tenha se tornado um cineasta requisitado conseguiu construir uma boa carreira com filmes interessantes chegando a dirigir o então astro Van Damme em 1993 no filme de sucesso Vencer ou Morrer (Nowhere to Run), e ainda voltou ao gênero rodoviário no filme Velozes e Mortais (Highwaymen, 2004).











  Enfim, A morte pede carona é um filme sem precedentes e tão envolvente quanto Encurralado. Chegou a ter uma sequência medíocre em 2003 com direção de Louis Morneau, com um Jim Halsey amadurecido e envelhecido ainda interpretado por C. Thomas Howell perseguindo um outro psicopata das estradas, mas... é uma estória um tanto descartável. Houve também uma boa refilmagem de The Hitcher em 2007, mas... o filme de Robert Harmon é mais do que suficiente para despertar o medo em qualquer viajante e fazê-lo pensar duas vezes antes de dar carona à qualquer estranho na estrada.

TRAILER





A morte pede carona (The Hitcher, 1986)

Roteiro: Eric Red

Direção: Robert Harmon

Elenco: Hutger Hauer, C. Thomas Howell, Jennifer Jason Leigh, Jefrrey Demunn


Nenhum comentário:

Postar um comentário