sexta-feira, 28 de março de 2014

vida longa

ANIVERSÁRIO DO MITO

Chuck Norris sopra velinhas este mês


 Para quem não sabe, dia 10 de março foi aniversário do lendário Chuck Norris. O ex-campeão de karatê e astro de ação oitentista completou 74 anos. Antes que o mês acabe, vamos relembrar alguns dos melhores momentos de sua carreira cinematográfica nos vídeos do youtube, até para lembrarmos porque o ator e mestre é um mito da ação antes de ser personagem das famosas piadas que viraram febre na internet.

Norris vs ...

 O primeiro grande confronto de Chuck no cinema foi no filme O Vôo do Dragão (The Way of the Dragon, 1972), onde ele enfrenta ninguém menos que o mestre Bruce Lee. Obviamente que Lee vence Norris, pois Lee é o herói da aventura e Norris é um dos vilões. Porém foi um duro combate e até na opinião de especialistas é a melhor luta marcial já coreografada pelo cinema. Portanto é obrigatório rever.


      __ ___ ___ ___  ___  ___  ____  ___  ___  ___  ___  __

  Ainda na década de 70 Chuck teve sua estréia definitiva nas telas do cinema e em 1977 protagonizou Comboio de Carga Pesada (Breaker, Breaker), uma aventura classe B muito fraquinha contando a estória de um caminhoneiro destemido que enfrenta estranhos moradores de uma cidadezinha do interior para salvar seu irmão que foi preso injustamente. Vale a pena conferir o confronto final entre Chuck e um arrogante policial ao som de uma bacana trilha sonora de música country.


__ ___ ___ ___  ___  ___  ____  ___  ___  ___  ___  __

 Em 1980, Norris estrelava o filme que o tornou astro. Octagon - A escola para assassinos (The Octagon,1980) trazia Chuck no papel de Scott James, um veterano do Vietnã e também mestre ninja, contratado para investigar uma organização secreta que treina ninjas para atuarem como mercenários. Reza a lenda que o combate que Chuck trava com os ninjas no ato final da trama é considerado um dos melhores já filmados. Porém o mais interessante é observar sua habilidade com uma espada e este é o único filme em que o astro usa tal tipo de arma.

  
       __ ___ ___ ___  ___  ___  ____  ___  ___  ___  ___  __

 Na década de 80, Chuck provavelmente teve o confronto mais bizarro de sua carreira fílmica ao enfrentar um vilão mutante (??!!) num estranho filme de ação e suspense com ares de ficção científica. Fúria Silenciosa (Silent Rage, 1982) traz uma estória ambientada no Texas com o xerife Stevens, que tem a dura missão de investigar misteriosas mortes cometidas por um assassino psicótico que fora vítima de uma experiência genética. O filme traz ótimas sequencias de luta e um duro combate final entre o xerife e o estranho assassino.


      __ ___ ___ ___  ___  ___  ____  ___  ___  ___  ___  __

 Ainda nos anos 80, o então astro travou seu melhor combate com outro mito das artes marciais, o agora saudoso David Carradine que na década de 70 tornou-se famoso ao interpretar o monge lutador do seriado de TV intitulado Kung-Fu. No filme McQuade - o Lobo solitário, Norris e Carradine dão um  show demostrando técnica e força num combate bem realista e obrigatório rever. Um dos melhores momentos da ação oitentista.



             __ ___ ___ ___  ___  ___  ____  ___  ___  ___  ___  __

  Nos anos 90 o mito deixou sua marca em um dos filmes de menor sucesso e bilheteria, porém um dos melhores de sua carreira. Comando Delta 2 - A Conexão Colômbia (Delta Force 2, The Colombian Conection, 1990) traz de volta o coronel Scott McCoy, personagem do primeiro Comando Delta (Delta Force, 1986), desta vez batendo de frente com o tráfico de drogas da Colômbia. Na melhor cena do longa, o velho e bom Chuck dá uma "lição" inesquecível a um dos vilões da trama.


  Melhor do que apreciar esses vídeos, só mesmo assistir aos filmes que se encontram disponíveis em DVD e alguns em Blu-Ray. E lembrem-se: "Chuck Norris nunca toca fisicamente em ninguém. Ele apenas diz a eles para se machucarem, e eles se machucam"  ;-)


sexta-feira, 21 de março de 2014

notas

LANÇAMENTOS EM BLU RAY





Finalmente chega aos formados digitais Rush - No limite da emoção, um dos melhores filmes de 2013, baseado na história real das disputas entre Nikki Lauda e James Hunt, os dois maiores pilotos de Fórmula 1 dos anos 70. O filme dirigido por Ron Howard traz as mais perfeitas cenas de corrida já filmadas e o drama de Nikki Lauda interpretado pelo ótimo ator alemão Daniel Brhul. Imperdível. 









Jogos Voravzes - Em chamas também estréia em dvd e blu-ray, e a segunda parte da saga adaptada dos livros de Suzane Collins agora mostra o início de uma rebelião contra a Capital enquanto Katniss e Peeta são obrigados a participar de uma edição especial de Jogos Vorazes chamado de Massacre Quaternário e que acontece a cada 25 anos. O elenco traz a estrela Jennifer Lawrence, Josh Htcherson, Philip Seymour Hoffman, Woody Harrelson e Stanley Tucci. 









Serra Pelada
, dirigido por Heitor Dhalia traz a história de Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade), dois amigos que se aventuram em trabalhar no garimpo de Serra Pelada, que na década de 1980 era o maior garimpo do mundo a céu aberto, localizado no estado do Pará. Aos poucos, eles descobrem que a região é uma terra de ninguém, onde só impera a lei do mais forte. 





sábado, 8 de março de 2014

nova vida

REDENÇÃO

Thriller com Jason Statham aposta em trama menos convencional 



  Um morador de rua, uma freira católica e uma trama envolvendo tráfico de prostitutas - o que tais elementos um tanto estranhos tem em comum? Simplesmente elencam o enredo de um filme recente de Jason Statham lançado há pouco tempo nos formatos digitais e infelizmente longe das telas do cinema. O astro britânico mais uma vez faz uma empreitada diferente em sua carreira como ocorreu nos filmes Revolver (2005), dirigido por Guy Ritchie onde ele interpreta um jogador de cassino ou Celular, um grito de socorro (2004), sob direção de David R. Ellis, em que interpreta o vilão da trama.
   Em Redenção (Redemption, 2013), sob a direção do estreante Steven Knight, Statham é Joey Jones, um morador de rua que dorme em caixas de papelão num beco qualquer das ruas de Londres onde convive com mais alguns moradores, acompanhado de uma garota chamada Isabel, também moradora de rua e os habitantes das ruas são ajudados por Cristina, uma freira católica que lhes dá refeição e roupas, interpretada pela ótima atriz polonesa Agata Buzek.


  Joey é um ex-veterano da Guerra do Afeganistão e que agora parece pagar pelos seus pecados cometidos na guerra, vivendo em tal situação. Numa noite qualquer quando traficantes passam pelo beco e espancam os mendigos, Joey foge correndo dos sujeitos após defender-se e ao se esconder no interior de uma cobertura, ele consegue entrar num apartamento esgueirando-se por uma janela e conseguindo se despistar dos perseguidores.

  Após entrar na residencia desconhecida, ele percebe que não há ninguém ali e o dono provavelmente está trabalhando ou viajando. A casa pertence a um fotógrafo rico que está em viagem - Joey então, se apossa dos pertences e assume a vida do sujeito, vestindo suas roupas e usando seu cartão crédito. Subitamente, ele sai do fundo do poço em que se encontrava e inicia uma nova vida chegando a arrumar emprego em um restaurante chinês e passa a ter uma boa vida social.
  Redenção é provavelmente o filme mais diferente na carreira de Statham e isso é um ponto muito positivo para um sujeito que aparentemente é apenas um cara durão que estrela filmes de pancadaria, pois aqui ainda que o personagem tenha uma natureza rude, ele terá de enfrentar seus "demonios" internos para atingir a redenção sugerida pelo título do filme, e representar a fragilidade necessária para isso é sem dúvida um desafio para o ator de modo que Statham até mostra-se convincente no papel.


  Entretanto, engana-se quem pensa que o filme não tem ação devido à proposta dramática do roteiro. Há ótimas sequencias de ação e ainda que sejam poucas, mostram-se bastante satisfatórias para o enredo envolvente da trama que coloca Joey no rastro de um serial killer que só mata prostitutas, e Statham como sempre demonstra suas ótimas habilidades marciais.




 Enfim, Redenção é uma grata surpresa que Steven Knight dirige além de ter escrito e seu talento já pôde ser comprovado no roteiro de Senhores do Crime (2007), thriller de grande sucesso dirigido por David Cronenberg. Drama e suspense bem dosados com um pouco de ação, algo que pode agradar o público mais exigente, embora talvez muitos não queiram ver por pensarem que se trata de mais um filme convencional de Jason Statham. Só resta ao público descobrir que o astro é capaz de fazer mais do que mera pancadaria. 


TRAILER



Redemption - 2013 (EUA, Reino Unido)

Roteiro: Steven Knight

Direção:Steven Knight

Elenco: Jason Statham, Agata Busek, Vick McClure,Victoria Bewick, Benedict Wong, Ger Ryan