sexta-feira, 28 de março de 2014

vida longa

ANIVERSÁRIO DO MITO

Chuck Norris sopra velinhas este mês


 Para quem não sabe, dia 10 de março foi aniversário do lendário Chuck Norris. O ex-campeão de karatê e astro de ação oitentista completou 74 anos. Antes que o mês acabe, vamos relembrar alguns dos melhores momentos de sua carreira cinematográfica nos vídeos do youtube, até para lembrarmos porque o ator e mestre é um mito da ação antes de ser personagem das famosas piadas que viraram febre na internet.

Norris vs ...

 O primeiro grande confronto de Chuck no cinema foi no filme O Vôo do Dragão (The Way of the Dragon, 1972), onde ele enfrenta ninguém menos que o mestre Bruce Lee. Obviamente que Lee vence Norris, pois Lee é o herói da aventura e Norris é um dos vilões. Porém foi um duro combate e até na opinião de especialistas é a melhor luta marcial já coreografada pelo cinema. Portanto é obrigatório rever.


      __ ___ ___ ___  ___  ___  ____  ___  ___  ___  ___  __

  Ainda na década de 70 Chuck teve sua estréia definitiva nas telas do cinema e em 1977 protagonizou Comboio de Carga Pesada (Breaker, Breaker), uma aventura classe B muito fraquinha contando a estória de um caminhoneiro destemido que enfrenta estranhos moradores de uma cidadezinha do interior para salvar seu irmão que foi preso injustamente. Vale a pena conferir o confronto final entre Chuck e um arrogante policial ao som de uma bacana trilha sonora de música country.


__ ___ ___ ___  ___  ___  ____  ___  ___  ___  ___  __

 Em 1980, Norris estrelava o filme que o tornou astro. Octagon - A escola para assassinos (The Octagon,1980) trazia Chuck no papel de Scott James, um veterano do Vietnã e também mestre ninja, contratado para investigar uma organização secreta que treina ninjas para atuarem como mercenários. Reza a lenda que o combate que Chuck trava com os ninjas no ato final da trama é considerado um dos melhores já filmados. Porém o mais interessante é observar sua habilidade com uma espada e este é o único filme em que o astro usa tal tipo de arma.

  
       __ ___ ___ ___  ___  ___  ____  ___  ___  ___  ___  __

 Na década de 80, Chuck provavelmente teve o confronto mais bizarro de sua carreira fílmica ao enfrentar um vilão mutante (??!!) num estranho filme de ação e suspense com ares de ficção científica. Fúria Silenciosa (Silent Rage, 1982) traz uma estória ambientada no Texas com o xerife Stevens, que tem a dura missão de investigar misteriosas mortes cometidas por um assassino psicótico que fora vítima de uma experiência genética. O filme traz ótimas sequencias de luta e um duro combate final entre o xerife e o estranho assassino.


      __ ___ ___ ___  ___  ___  ____  ___  ___  ___  ___  __

 Ainda nos anos 80, o então astro travou seu melhor combate com outro mito das artes marciais, o agora saudoso David Carradine que na década de 70 tornou-se famoso ao interpretar o monge lutador do seriado de TV intitulado Kung-Fu. No filme McQuade - o Lobo solitário, Norris e Carradine dão um  show demostrando técnica e força num combate bem realista e obrigatório rever. Um dos melhores momentos da ação oitentista.



             __ ___ ___ ___  ___  ___  ____  ___  ___  ___  ___  __

  Nos anos 90 o mito deixou sua marca em um dos filmes de menor sucesso e bilheteria, porém um dos melhores de sua carreira. Comando Delta 2 - A Conexão Colômbia (Delta Force 2, The Colombian Conection, 1990) traz de volta o coronel Scott McCoy, personagem do primeiro Comando Delta (Delta Force, 1986), desta vez batendo de frente com o tráfico de drogas da Colômbia. Na melhor cena do longa, o velho e bom Chuck dá uma "lição" inesquecível a um dos vilões da trama.


  Melhor do que apreciar esses vídeos, só mesmo assistir aos filmes que se encontram disponíveis em DVD e alguns em Blu-Ray. E lembrem-se: "Chuck Norris nunca toca fisicamente em ninguém. Ele apenas diz a eles para se machucarem, e eles se machucam"  ;-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário