sábado, 20 de setembro de 2014

pancadaria épica

HÉRCULES

Dwayne Johnson encarna herói grego em aventura que traz menos mitologia e mais realismo


  O astro Dwayne Johnson finalmente encarna um herói clássico à altura de sua atual forma física. Hércules (2014), que já esta em cartaz há duas semanas em todos os cinemas traz Johnson no papel que ele tanto desejava fazer e que reza a lenda, ele chegou a dizer que seria a melhor atuação de sua vida. Pena que não é exatamente isso que se vê na tela, pois o ator se mostra bem à vontade em mais um personagem físico como vários outros que interpretou anteriormente, mas com a diferença de ter uma força sobre-humana, o que justifica a mitologia em torno do lendário guerreiro que é considerado um semi-deus. 
  Sob a direção de Brett Ratner, o experiente cineasta que comandou X-Men 3 - O confronto final (2006), Dragão Vermelho (2002) e também a trilogia A hora do rush, Hércules revela-se uma divertida aventura épica com muita ação em cenas espetaculares de batalha, porém com menos efeitos visuais do que se esperava para esse tipo de produção. 


 Roteirizado por Ryan Condal e Evan Spiliotopoulos, com base numa história em quadrinhos de Steve Moore, intitulada The Tracian Wars, o longa apresenta o herói grego não como um guerreiro solitário, mas como uma espécie de mercenário de ganha a vida enfrentando terríveis ameaças com sua força descomunal, acompanhado de um grupo de 4 amigos e também guerreiros, Amphiaraus (Ian McShane), Autolycus (Rufus Sewell), Atalanta (Ingrid Bolso Berdal) e Iolaus (Reece Ritchie) que o auxiliam e dividem os ganhos com ele pelos serviços prestados. 


  Porém o jovem Iolaus não é um guerreiro, é um sobrinho de Hércules que faz questão de contar à todas pessoas os feitos heróicos do tio, obviamente com uma grande dose de exagero, para assim alimentar a lenda de que Hércules é um enviado dos deuses e não um ser humano comum - e é muito interessante a idéia de trazer para um mundo real, sem a presença de criaturas gigantescas que fazem parte das narrativas mitológicas. Portanto, as criaturas que aparecem no trailer do filme e que correspondem aos famosos 12 trabalhos que Hércules cumpre a mando de Zeus, são parte das histórias contadas por Iolaus mostradas em flashbacks ao longo da trama. 


  Após muitos anos de batalhas e de muito heroísmos, o guerreiro decide que em algum momento terá de parar de lutar e levar uma vida mais tranquila longe de guerras. É então que ele aceita a missão que lhe é oferecida pelo Rei Cótis (John Hurt) da Trácia para enfrentar um suposto batalhão de centauros, as lendárias criaturas que são metade homem, metade cavalo, que segundo o rei em breve chegarão para destruir seu povo e dominar suas terras. Caso vençam a batalha, Hércules e seus companheiros receberão uma grande quantia em ouro que será o suficiente para viverem bem pelo resto de suas vidas, o que garante suas aposentadorias.

  Como a maioria dos filmes de Johnson, Hércules diverte com bastante ação e humor sem infelizmente trazer grande profundidade aos seus personagens, o que na verdade seria muito bem vindo já que o filme se propõe a contar uma estória bastante diferente da mitologia grega. Brett Ratner teve a ótima pretensão de fazer um épico à moda antiga utilizando centenas de figurantes para compor os exércitos de soldados que preenchem a tela, além de construir grandes cenários para compor as reinos mostrados no filme, entretanto, não são retratados de forma satisfatória embora construídos em grande escala.


  A aventura épica tem mesmo seu ponto alto nas batalhas que além de longas são belamente filmadas mostrando a força inigualável de Hércules em combate, bem como as notáveis habilidades de seus valentes companheiros. Embora mantenha distanciamento da mitologia, o roteiro parece inspirar-se por algum momento na história bíblica de Sansão numa cena emblemática nos momentos finais que traz uma das grandes surpresas que tornam a trama verdadeiramente épica. Na soma final de todos os fatores, os fãs não terão muito do que reclamar. 

TRAILER





Hércules (EUA, 2014)

Roteiro: Ryan Condal e Evan Spiliotopoulos

Direção: Brett Ratner

Elenco: Dwayne Johnson, John Hurt, Rufus Sewell, Ian McShane, Joseph Fiennes, Ingrid Bolso Berdal,Reece Ritchie.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário