sexta-feira, 12 de setembro de 2014

estréia marcial

O HOMEM DO TAI CHI

Filme que traz a estreia de Keanu Reeves na direção já pode ser conferido nos formatos digitais



   Ao que parece Keanu Reeves realmente se apaixonou pelas artes marciais após estrelar a trilogia Matrix, e passados 14 anos da franquia de sucesso, o astro agora resolveu investir no gênero de artes marciais talvez até como uma forma de renovar sua carreira que já não se encontra no topo desde o sucesso de Matrix. O épico 47 ronins, filmado no Japão e lançado nos cinemas no inicio deste ano, estrelado e produzido por Reeves, infelizmente revelou-se um grande fracasso de bilheteria apesar de ser uma ótima aventura sobre samurais. Entretanto, no outro lado do oriente, na China, o ator arriscou-se também na direção de um filme sobre Kung-Fu intitulado O homem do Tai-Chi (Man of Tai-Chi, 2013) e ao que parece também não deve ter ido bem nas bilheterias mundiais já que por aqui foi lançado diretamente em DVD e Blu-Ray.

  Mas além de dirigir, o astro decidiu também interpretar o vilão da trama, Donaka Mark, um espécie de magnata do submundo das lutas clandestinas. Ele financia lutas ilegais (sem regras) que são realizadas secretamente e transmitidas por internet em sites pagos, e alguns dos maiores confrontos são realizados em secretos clubes noturnos, frequentados apenas por pessoas muito ricas. Durante as horas vagas, Donaka e seus empregados passam horas pesquisando e procurando lutadores pelo mundo todo, para oferecer-lhes a chance de participarem de tais torneios oferecendo-lhes grande quantia em dinheiro. E nesta busca, Donaka encontra aquele que pode ser o lutador ideal: Tiger Chen - um verdadeiro mestre de Tai Chi, um milenar estilo de arte marcial chinesa, no qual Chen tem pleno domínio. 



  O vilão de Reeves infelizmente se limita a caras e bocas, pois o ator mostra-se muito limitado, talvez por ter interpretado personagens antagonistas raras vezes em sua carreira. Entretanto, Donaka tem notáveis habilidades marciais, o que significa que o ator realmente se dedicou ao treino marcial nesses últimos tempos, e nesse aspecto ele sai muito bem, pois nas telas Reeves não deixa nada a desejar em relação à tantos artistas marciais que se tornaram astros em Hollywood, tais como Van Damme, Chuck Norris ou Steven Seagal.

  E se Donaka não tem a profundidade necessária à um grande vilão, por outro lado Tiger Chen, cujo ator tem o mesmo nome do personagem, ao menos tem a profundidade exigida a um protagonista, pois o jovem mestre demonstra com certa precisão seus conflitos existenciais e sua dúvidas sobre o trajeto que está seguindo, de modo que os torneios do qual aceitou participar o estão levando a um caminho sem volta e aos poucos Chen será transformado por Donaka em um mero assassino que ganha a vida nas lutas clandestinas.
  À medida que seus competidores vão evoluindo e colecionando vitórias, Donaka exige que eles finalizem a luta matando o adversário - algo que certamente fere os princípios éticos de um mestre como Tiger Chen, que chega até mesmo a entrar em conflito com o seu velho grão-mestre que percebe que seu discípulo está trilhando a jornada mais perigosa de sua vida.




  Man of Tai Chi se sustenta muito bem  na ação com cenas de luta bem dinâmicas e belamente filmadas, e para tal feito Reeves chamou ninguém menos que Yuen Woo-ping, talvez o coreógrafo mais requisitado do cinema chinês e também de Hollywood, conhecido por seu trabalho nos filmes O Tigre e o Dragão, Kill Bill e também a trilogia Matrix. Ao todo foram criadas 18 cenas de luta  em O homem do Tai Chi, totalizando 40 minutos de muita ação e um show de técnicas espetaculares que devem satisfazer os fãs mais exigentes de artes marciais. E certamente, é isso o que mais se espera!

TRAILER




O Homem do Tai Chi (The Man of Tai Chi, 2013)

Roteiro:Michael G. Cooney

Direção: Keanu Reeves

Elenco:Tiger Chen, Keanu Reeves, Iko Uwais, Karen Mok, Simon Yam, Yu Hai, Sam Lee






Nenhum comentário:

Postar um comentário