sábado, 16 de janeiro de 2016

retrospectiva

OS MELHORES DE 2015

Uma breve revisão de como foi o desempenho do cinema 

no ano passado

   O ano de 2015 não foi tão prolífico em termos de quantidade de grandes filmes no cinema em relação aos anos anteriores, mas em termos de idéias trouxe algumas boas surpresas que merecem ser relembradas e revistas, algumas das quais já estavam predestinadas a marcar a história do cinema como Mad Max: Estrada da Fúria e o esperadíssimo Star Wars: O Despertar da Força. Para ter uma visão geral, vamos relembrar neste singelo post as produções que brilharam no decorrer do ano anterior.


Mad Max: Estrada da Fúria

 Em maio do ano passado as platéias do mundo todo foram surpreendidas com o reboot da franquia australiana  Mad Max, cujo filme comandado novamente por George Miller trouxe Tom Hardy na pele de Max Rockatansky e Charlize Theron no papel de Imperatriz Furiosa. O espetáculo visual trazia todos os elementos já vistos na trilogia encerrada 30 anos atrás, mas com estética superior e uma fotografia primorosa que encheu os olhos do público e da crítica especializada, encantou os fãs mais nostálgicos e conquistou novas gerações. Ao término de 2015 foi aclamado pela OFC Awards o melhor filme do ano e já esta concorrendo a 10 premios para o Oscar 2016.



Sniper Americano

  Dirigido por Clint Eastwood e adaptado do livro biográfico de mesmo nome, o drama de guerra Sniper Americano, que teve estréia em fevereiro de 2015 fez um retrato humano e ao mesmo heróico de Chris Kyle, atirador de elite que com sua mira infalível protegeu seus colegas de tropa em várias ocasiões durante a intervenção americana na guerra do Iraque. Kyle, muito bem interpretado por Bradley Cooper, é considerado o atirador mais letal da história dos Estados Unidos com 160 mortes confirmadas segundo dados do Pentágono. A habilidade de Eastwood em contar boas histórias rendeu um de seus melhores filmes e possivelmente a maior bilheteria dos filmes dirigidos por ele de modo que arrecadou 300 milhões de dólares só nos cinemas norte-americanos.


Star Wars: O Despertar da Força

  O grande sucesso do momento que teve estréia no final de dezembro é um grande presente para a imensa legião de fãs da franquia mais cultuada de todos os tempos. J.J. Abrahms, criador da série de TV Lost e diretor dos reboots de Star Trek, foi a escolha mas do que certa para assumir o comando do sétimo capítulo de Star Wars após George Lucas vender os direitos de sua poderosa franquia para os estúdios Disney. O já cultuado filme vem liderando bilheterias ao redor do mundo e atraindo fãs de várias gerações às salas de cinema e ao que parece no que depender de Abrahms a "força" terá vida longa nas telas do cinema.


007 Contra Spectre

  O 24º da franquia 007 que foi aos cinemas em novembro de 2015 não chegou a repetir o grande sucesso de Operação Skyfall, mas causou certa polêmica entre os fãs mais nostálgicos do agente secreto que esperavam uma aventura com mais ação e uma possível continuidade de Daniel Craig no papel. Ainda assim o filme comandado por Sam Mendes revelou-se um dos melhores do ano mantendo a boa qualidade das aventuras do espião, embora muitos fãs tenham torcido o nariz para o final um tanto inesperado da saga estrelada por Craig. E merecidamente Writings On The Wall, a musica tema interpretada por Sam Smith está indicada ao Oscar de melhor canção.



Vingadores: Era de Ultron

  Exibida nos cinemas em abril a aguardadíssima sequência de Vingadores trouxe ótimas surpresas revelando-se superior ao primeiro filme. Com mais personagens carismáticos como o andróide Visão, a Feiticeira Escarlarte e Mercúrio e o assustador vilão robótico Ultron, o longa não decepcionou os fãs que obviamente lotaram as salas de cinema, principalmente para ver o confronto entre Homem de Ferro e Hulk mostrado exaustivamente nos trailers meses antes. Entretanto, apesar do sucesso o filme não foi a grande bilheteria do ano, perdendo em números para Velozes 7 e Jurassic World. Ainda assim, Vingadores: Era de Ultron revelou-se muito satisfatório em seu desempenho.


Jurassic World
  
 O grande sucesso de 2015 em termos de bilheteria sem dúvida foi Jurassic World, estrelado por Crhis Pratt e Bryce Dallas Howard e dirigido por Collin Trevorrow, o filme trata-se de um reboot da franquia iniciada por Spielberg há mais de 20 anos. Estreado em junho nos cinemas, os dinossauros concebidos por engenharia genética do novo Jurassic levou multidões ao cinema tornando-se a 3º maior bilheteria da história do cinema, posto ocupado há pouco tempo por Velozes 7 alguns meses antes. Pelo visto, Jurassic World marca o início de uma nova e surpreendente saga. 


Victor Frankenstein

 Um dos melhores filmes do ano foi infelizmente o mais esnobado nas bilheterias, já que teve um mal desempenho na estréia e no restante do mês de novembro. Victor Frankenstein, estrelado por James McAvoy e co-estrelado por Daniel Radcliffe é uma das melhores senão a melhor versão adaptada do famoso livro Frankenstein, escrito por Mary Shelley em 1818. Esta nova versão dirigida por Paul McGuigan traz um enredo repleto de suspense e ação numa trama de investigação, algo que ainda pode agradar o público que não viu o filme nos cinemas, já que a produção tem todos os ingredientes necessários para torna-se um novo cult. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário