quarta-feira, 20 de abril de 2016

duelo épico

BATMAN VS SUPERMAN

A origem da justiça

Confronto entre os dois maiores heróis dos quadrinhos marca novos tempos da DC comics nas telas do cinema



  Por volta de 2013 quando foi anunciada a produção de Batman vs Superman gerou-se uma expectativa geral entre os fãs em todo o mundo, já que se tratava de uma idéia bastante ousada e até inesperada, um confronto nas telas do cinema entre os dois maiores ícones das histórias em quadrinhos sob o comando de Zack Snyder que há pouco tempo dirigira O Homem de Aço (Man of Steel, 2013), produção executiva de Christopher Nolan, famoso por dirigir a trilogia Cavaleiro das trevas.
  Escrito por David S. Goyer (trilogia Batman) e Chris Terrio, o roteiro cumpre bem sua função em relação à expectativa do tão esperado confronto dos icônicos heróis tal qual foi amplamente divulgada nos trailers e pelo menos disso os fãs não podem reclamar, de fato um grande momento à altura das Hq´s da DC comics, editora à qual pertencem os hérois.
  Como todos sabem ou já notaram a DC comics está muito atrasada nos cinemas em relação à Marvel que já vem há um bom tempo dominando bilheterias e conquistando cada vez mais legiões de fãs nas salas de cinema tanto quanto a enorme legião de fãs da mídia dos quadrinhos. Afinal, as grandes adaptações da DC no cinema já estão um pouco distantes no tempo: Superman (1978), Superman II (1980), Batman (1989), de modo que as produções mais recentes tratam-se de reboot´s, os já citados trilogia Cavaleiro das trevas (2005, 2008, 2012) e O Homem de Aço (2013), e bem... Superman Returns e Lanterna Verde não são exatamente filmes memoráveis.

O confronto entre os heróis tem como base a HQ Batman - O Cavaleiro das trevas
escrita por Frank Miller em 1986
  Portanto a tão esperada transição de vários heróis da DC para as telas do cinema começa oficialmente com este confronto entre Batman e Super-Homem que inevitavelmente se enfrentam cada um acreditando que o outro é uma ameaça à sociedade ou ao mundo - Batman vê o homem de aço como uma ameaça ao planeta já que Bruce Wayne presenciou o rastro de destruição provocado pela batalha entre o Super Homem e  General Zod. Clark Kent por sua vez vê o homem-morcego como uma ameaça à sociedade já que este praticamente faz justiça a seu próprio modo colocando-se quase àcima da lei.
  Em meio a esse confronto surge uma ameaça bem maior e que realmente pode por em risco o planeta. Lex Luthor, um jovem magnata da cidade de Metropolis produz uma estranha criatura a partir do DNA de Zod e o que se segue no terceito ato da trama é uma batalha tão colossal quanto a que foi vista em Man of Steel (2013), porém mais empolgante com direito à participação da Mulher Maravilha interpretada pela belíssima Gal Gadot.


  Entretanto, embora traga um interessante argumento para o duelo entre os heróis, o roteiro também traz alguns problemas como o jovem Lex Luthor, interpretado por Jesse Isenberg e como era de se esperar não convence como o grande vilão da trama e futuro arquiinimgo do Super Homem, não tanto por ser jovem demais, mas a interpretação de Isenberg deixa a desejar, pois seu personagem mais parece uma versão alternativa do Coringa do que um jovem Luthor. O monstro criado pelo vilão também não foi o que se pode chamar uma boa idéia já que embate entre os demais personagens é muito mais interessante e já era o bastante para render um ótimo filme, exceto pelo fato de que o monstro justifique a presença da Mulher Maravilha embora esta merecesse uma participação melhor.


  Zack Snyder é o diretor certo para os filmes da DC, pelo menos por enquanto. O cineasta já demonstrou seu potencial para adaptações de quadrinhos como o épico 300 (2007), sucesso nos cinemas adaptado da HQ de Frank Miller e o injustiçado Watchmen, adaptado da HQ escrita pelo inglês Alan Moore.
  O respeito com que Snyder retrata os heróis é notável e os fãs de quadrinhos são as maiores testemunhas disso -  o retrato iconográfico que o diretor faz do Super-Homem é digno de aplausos ao representar o herói descendo dos céus em contraste com a luz do sol como se fosse um ser divino, e não é à toa que num certo momento é possível ver num vitral de uma capela a imagem do arcanjo Miguel com uma veste azul e capa vermelha numa inevitável comparação. A representação de Batman também é muito digna de elogios embora sua presença como um ser fantasmagórico remeta aos filmes de Christopher Nolan. Entretanto o uniforme do homem-morcego no filme Snyder é sem dúvida o melhor que todos os outros ja vistos nos filmes anteriores, com a típica cor cinza das HQ's e o enorme morcego estampado no peito.

Ben Affleck faz uma das melhores interpretações de Batman no cinema

  Ben Affleck surpreende interpretando um Bruce Wayne um pouco mais velho e um tanto ranzinza, algo que reflete em sua luta contra o crime, afinal na trama do filme faz 20 anos que o bilionário combate todo tipo de criminosos nas noites de Gotham, e assim seu personagem naturalmente foi se tornando frio e um pouco mais violento do que o Batman a que todos estão acostumados. Já Henry Cavill também interpreta um Super-Homem um tanto frio, algo que não combina com o carisma do personagem do personagem dos quadrinhos. Pelo visto, Christopher Reeve não será superado ou igualado tão cedo.
  O filme que estreou em 24 de março vem faturando alto nas bilheterias, cerca de 800 milhões de dólares no mundo todo, bem mais do que O Homem de Aço (Man of Steel) que arrecadou pouco mais de 500 milhões mundialmente. Entre as próximas estréias da DC nos cinemas estão os aguardados Esquadrão Suícida, Aquaman e Mulher Maravilha além do muito aguardado filme da Liga da Justiça. Aos poucos a DC vai ganhando forma definitiva nas telas do cinema e quem sabe ser uma forte concorrente da Marvel tanto quanto é nos quadrinhos. O tempo dirá. (R.A.)

TRAILER




Batman vs Superman - A origem da Justiça (2016)

Roteiro: David S. Goyer e Chris Terrio

Direção: Zack Snyder

Elenco: Ben Affleck, Hnery Cavill, Amy Adams, Jeremy Irons, Diane Lane, Gal Gadot, Jesse Isenberg, Laurence Fishburne. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário