sábado, 3 de setembro de 2016

saudoso duelo

O ÚLTIMO PISTOLEIRO

Há 40 anos estreava nos cinemas o último filme da lendária 

carreira de John Wayne


Resultado de imagem para o último pistoleiro

  Em 1976 John Wayne despedia-se das telas do cinema em seu trabalho final: O Último Pistoleiro (The Shootist) adaptado do livro escrito por Glendon Swarthout, publicado em 1975. O filme foi dirigido por Don Siegel que retrata com maestria a derradeira interpretação do maior mito do gênero western. Aos 69 anos e um tanto debilitado, o astro encarna seu último personagem com determinação e a bravura que caracterizou toda sua carreira. 
  John Bernard Books, o protagonista em questão é um velho pistoleiro cuja longa carreira está chegando ao fim, bem como sua existência já que descobre ter câncer. Ao chegar à cidade de Carson City, Books visita um velho amigo, o médico doutor Hostetler interpretado por um envelhecido James Stewart que ao lhe diagnosticar, diz com certa dificuldade que o velho pistoleiro terá poucos dias de vida. E assim Books decide aproveitar seu pouco tempo de existência em Carson, a cidade que será seu lugar de repouso definitivo. 

Resultado de imagem para o ultimo pistoleiro
John Wayne veio a falecer em 1979, ou seja, três anos
após atuar em seu último filme


Resultado de imagem para the shootist  Wayne, assim como seu personagem também portava câncer e fez uma interpretação muito honesta e intensa, uma das melhores de toda sua carreira já que as dores que J. B. Books sente na narrativa eram as dores reais que o ator sentia, algo que é perceptível em seus gestos e em seu olhar cansado e abatido. O ator já vinha travando uma longa batalha contra o câncer de pulmão por anos e já próximo do final da década de 70 sua carreira já não era tão promissora bem como o gênero western já caminhava para o fim.
  É interessante notar que história do pistoleiro se passa em 1910, portanto século XX, o que significa que o oeste já estava ficando velho e profundas transformações sociais vinham ocorrendo, tanto que começaram a surgir inventos tecnológicos como por exemplo um dos primeiros automóveis, bonde elétrico e telefone, ótimos cenários o que valeu ao filme a indicação ao oscar de melhor direção de arte. A era dos pistoleiros estava mesmo terminando.


Resultado de imagem para the shootist

  Conta-se que John Wayne interessou-se muito pelo papel de J. B Books após ler o livro The Shootist (O Atirador) de modo que identificou-se muito com o personagem  devido às suas características, por sinal muito semelhantes aos diversos heróis que interpretou nas telas e também pelo fato de o personagem ser um homem envelhecido e doente, consciente de que sua jornada está chegando ao fim. Wayne abraçou o personagem e imprimiu nele toda sua carreira fílmica e suas dores pessoais, o que resultou numa de suas melhores performances dentre tantas de seus inúmeros filmes.

Resultado de imagem para the shootist

  Além da presença de James Stewart o elenco do filme contou também com a presença de Lauren Baccal e vários outros atores conhecidos da década de 70 como John Carradine, Scatman Crothers e Hugh O`Brian que não fez questão de receber nenhum cachê para estar neste filme até poque o orçamento da produção foi bastante limitado e o estúdio não tinha dinheiro o suficiente para bancar todos os atores que na verdade fizeram questão de colaborar para que o filme realmente acontecesse além de terem o prazer de contracenar com o lendário John Wayne.

Resultado de imagem para the shootist
A estrela Lauren Baccal fez questão de contracenar com Wayne
no papel de senhora Rogers, dona de um hotel onde Books se hospeda

  Contudo, talvez a presença mais interessante do elenco foi nada menos que Ron Howard, jovem e iniciante ator com apenas 18 anos de idade já iniciava uma carreira promissora atuando junto a uma lenda viva do cinema. Entretanto como todos sabem Howard não seguiu carreira de ator, pois sua verdadeira paixão era e é trabalhar atrás das câmeras vindo a se tornar posteriormente um dos maiores cineastas de Hollywood tendo dirigido vários filmes de sucesso como Um Sonho Distante (1992), Cortina de Fogo (1991), o ganhador do oscar Uma Mente Brilhante (2001) e mais recentemente Rush: No Limite da Emoção (2013).

Resultado de imagem para the shootist
Ron Howard intrepreta Gillom Rogers, que demonstra uma
grande admiração pelo lendário pistoleiro

  Embora não tenha tanta ação como os filmes anteriores de Wayne, The Shootist tem um ótimo roteiro rico em diálogos e falas memoráveis como esta que define claramente o protagonista: "Não serei enganado, não serei insultado, nem serei dominado. Não faço isso com outras pessoas e exijo delas o mesmo".
  O filme não chegou a ser um sucesso de bilheteria, já que a popularidade de Wayne já não estava muito em destaque e o gênero western já vinha decaindo na década de 70, perdendo público cada vez mais devido a ascenção de outros gêneros. Pórem, após algum tempo o filme ganhou notoriedade tanto pela crítica que o considerou um dos melhores filmes de Wayne quanto pela legião de fãs de western. De qualquer maneira a obra encontrou seu caminho e o mito eternizou-se nela. (R.A.)

TRAILER



Resultado de imagem para o ultimo pistoleiro


O Último Pistoleiro (The Shootist, 1976)

Direção: Don Siegel

Roteiro: Glendon Swarthout

Elenco: John Wayne, Lauren Baccal, Ron Howard, Scatamn Crothers, John Carradine, Hugh O´Brian



Nenhum comentário:

Postar um comentário