terça-feira, 15 de novembro de 2016

relatório: Bronson

CHARLES BRONSON

Hora de relembrar grandes momentos de um grande mito do cinema

Resultado de imagem para charles bronson


Charles Dennis Buchinsk ou para o grande público cinéfilo Charles Bronson nasceu no mês de novembro, mais precisamente em 03/11/1921 no estado norte-americano da Pensylvania. O ator de expressão dura e corpo atlético tornou-se um dos grandes mitos do cinema por ter construído uma galeria de personagens memoráveis embora vários críticos o considerassem um ator limitado, mas também perceberam sua versatilidade, especialmente nos personagens indígenas que interpretou devido aos seus fortes traços faciais e pele morena. 
Sua aptidão para compor tipos físicos e truculentos foi fundamental para torná-lo um astro de ação ao longo de sua carreira, assim como Steve McQueen e Clint Eastwood, astros de ação da mesma época. Bronson estrelou filmes memoráveis que hoje são eternos clássicos, especialmente westerns dos quais alguns estão entre os melhores filmes de todos os tempos como Era Uma Vez no Oeste e Sete Homens e um Destino. Falecido em 30 de agosto de 2003, se estivesse vivo estaria completando nada menos que 95 anos de idade. Para homenagear o lendário ator, vamos relembrar neste relatório alguns de seus personagens inesquecíveis e grandes filmes que enriqueceram a história do cinema. 


Gaita
Resultado de imagem para charles bronsonNada mais justo do que iniciar este relatório com o personagem cuja foto abre a postagem. Gaita, protagonista de Era Uma Vez no Oeste (1968), possivelmente o melhor western de todos os tempos dirigido por Sergio Leone é um dos personagens mais misteriosos da galeria de Bronson. O rosto de fortes traços e de expressão endurecida do ator foi mais do que suficiente para compor Gaita, o homem cujo nome verdadeiro é desconhecido e seu olhar um tanto frio e sutil carrega um passado misterioso.



Chato
Resultado de imagem para charles bronson chatoOs traços rústicos do ator e sua pele bronzeada sempre o favoreceram na composição de personagens índios e possivelmente o mais lembrado é Chato, um apache mestiço que precisa defender sua honra e proteger seu território contra perseguidores que o acusam injustamente de um suposto crime de assassinato de um xerife no filme Renegado Impiedoso (1972), dirigido por Michael Winner.

Paul Kersey

Resultado de imagem para charles bronson paul kerseyO nome do personagem obviamente dispensa apresentações já que é o mais marcante de toda a carreira do ator e a cena do tiroteio na escadaria de um parque tornou-se tão icônica quanto a carreira de Bronson no cinema físico. A gradativa transformação de um homem comum em um justiceiro que busca incansavelmente vingança conquistou platéias no mundo todo e Charles Bronson finalmente alcançava o estrelato definitivo em Hollywood no clássico Desejo de Matar (1974), também dirigido por Michael Winner.


O "Estranho"

Resultado de imagem para alguém atrás da porta Charles Bronson Um homem sem nome e sem memória é levado a um hospital para receber cuidados médicos e psicológicos. Dr. Laurence Jeffries (Anthony Perkins), o médico psiquiatra que atende o estranho paciente passa cuidar dele diariamente, mas não a fim de tratá-lo, e sim a fim de manipular o paciente psicótico para utilizá-lo como seu instrumento de vingança contra a esposa Frances Jeffries (Jill Ireland). Alguém Atrás da Porta (1971) é um filme francês quase desconhecido atualmente e o "estranho" é um dos grandes momentos de Bronson em que ele demonstra sua versátil interpretação em uma trama engenhosa de suspense sob a direção de Nicolas Gessner.



Link Stuart
Resultado de imagem para sol vermelho filme charles bronsonDentre vários personagens carismáticos que Bronson interpretou é importante destacar Link Stuart, o simpático pistoleiro do filme Sol Vermelho (1971), dirigido por Terence Young. Red Sun é um dos melhores westerns da carreira do ator não apenas pelo roteiro original com uma trama envolvendo pistoleiros e samurais, mas também pelo ótimo elenco composto por Alain Delon, Ursulla Andress e Toshiro Mifune. O pistoleiro Link vivido por Bronson não chega a ser um herói, pois é um criminoso que junto com Gauche (Delon) comandam uma quadrilha que assalta trens. Mais uma vez a notável versatilidade de Bronson não deixa dúvidas sobre seu talento para compor diferentes tipos já que Link torna-se até mesmo o alívio cômico deste exótico western.


Bernardo O´Reilly

Resultado de imagem para sete homens e um destino 1960 BernardoBronson teve o privilégio de atuar em alguns dos melhores westerns de todos os tempos dentre os quais destaca-se Sete Homens e Um Destino (1960), dirigido por John Sturges. Nesta obra prima do western Bronson interpreta Bernardo O´Reilly, o mais carismático dentre os sete pistoleiros que se unem para proteger um vilarejo mexicano de um iminente ataque de uma perigosa quadrilha de assaltantes e saqueadores. Bernardo ganha a admiração de um grupo de garotos mexicanos que se espelham na coragem e bravura do pistoleiro. (R.A.)


"Pessoas como ele tem algo a ver com a morte!" - Shayenne (Jason Robards) no filme Era Uma Vez no Oeste.


  



Nenhum comentário:

Postar um comentário