quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

ação horrorosa

DYLAN DOG E AS CRIATURAS DA NOITE

Em 2010 o famoso "detetive do pesadelo" ganhou uma estranha versão nas telas do cinema

Resultado de imagem para dylan dog e as criaturas da noite

  Dylan Dog, célebre personagem dos quadrinhos italianos bastante conhecido pela alcunha "detetive do pesadelo" ganhou há seis anos uma adaptação norte-americana que pode ser considerada um verdadeiro pesadelo, só que no mal sentido do termo. Estrelado pelo apagado Brandon Routh, que alguns anos antes fez a pior interpretação do Super-Homem em Superman Returns (2006) e dirigido por Kevin Munroe, o filme explora muitíssimo mal o universo de Dylan Dog que sem dúvida é uma das melhores HQ´s de horror de todos os tempos de modo que o personagem tornou-se apenas nos quadrinhos um importante ícone da cultura pop em boa parte do mundo.
  Roteirizado por Thomas Dean Donelly e Joshua Opppenheimer, o longa é recheado de elementos que por mais que sejam sobrenaturais vão se tornando cada vez mais absurdos ao longo da narrativa e como se não bastasse nem mesmo as referências aos quadrinhos conseguem funcionar direito, e por um simples motivo: é tudo muito mal e escrito e mal desenvolvido. E embora o parceiro de Dylan seja o razoavelmente divertido Marcus (Sam Huntington) em substituição ao Grouxo, nem mesmo isso consegue salvar o filme de ser um completo desastre em termos de adaptação.

Resultado de imagem para dylan dog wallpaper

Resultado de imagem para dylan dog
Dylan Dog foi criado pelo escritor italiano Tiziano Sclavi em 1986 e alcançou tanto
sucesso na Itália que depois de Tex tornou-se o segundo personagem
mais popular dos quadrinhos italianos

  Além da escolha ruim para o ator principal o segundo e óbvio erro do filme é ambientar o universo do personagem nos Estados Unidos e não na Inglaterra como é originalmente nas HQ´s, ou seja, nas telas Dylan Dog é norte-americano ao invés de inglês, de modo que é apenas um detetive particular e não um ex agente da Scotland Yard ou de alguma corporação policial. Porém Brandon Routh não é o único ator mal escalado já que Anita Briem que interpreta Elizabeth é também péssima atriz.

Resultado de imagem para dylan dog peter stormare

  Elizabeth após testemunhar a misteriosa morte de seu pai, contrata Dylan para investigar a estranha causa, o que o leva a descobrir uma conspiração de vampiros querendo dominar a raça humana, embora o pai da garota fora morto por um lobisomen conforme conclui o detetive. Trata-se de uma trama um tanto indigesta com reviravoltas que não convencem e não surpreendem em momento algum. O ótimo ator Peter Stormare faz uma participação como Gabriel, o patriarca da família de lobisomens que inicialmente é o principal alvo da investigação de Dylan. Stormare é bem conhecido por interpretar vilões e como todos sabem o ator chegou a interpretar Lúcifer no filme Constantine (2005), adaptação de quadrinhos protagonizada por Keanu Reeves. Pena que em Dylan Dog o talento de Stormare é desperdiçado num roteiro raso e quase sem conteúdo.

Resultado de imagem para dylan dog peter stormare

  Em meio a toscas maquiagens e falta de melhores argumentos há pelo menos algo de bom que merece destaque, já que para matar vampiros Dylan utiliza uma pistola cujas balas ao invés de ter ponta de chumbo, tem ponta de madeira em substituição à estaca de madeira, este sim é um elemento no mínimo inteligente em meio ao amontoado de bobagens que compõem a fraca produção. Com um orçamento de apenas 20 milhões de dólares o filme revelou-se um grande fracasso não chegando a faturar nas bilheterias nem a metade de seu custo.

Resultado de imagem para dylan dog

  Enfim, enquanto não surge um adaptação decente do detetive do pesadelo, resta ao fãs assistirem Pelo Amor e Pela Morte (Dellamorte Dellamore), filme italiano de 1991 que trata-se de uma adaptação não oficial de uma das estórias de Dylan Dog, porém com os nomes dos personagens alterados já que Tiziano Sclavi, o criador do herói não autorizou a adaptação. Também resta ao fãs aguardar que o personagem futuramente encontre o caminho certo nas telas do cinema. (R.A.)

TRAILER

Resultado de imagem para dylan dog e as criaturas da noite
Dylan Dog e as Criaturas da Noite (Dylan Dog: Dead of Night, 2010)


Direção:Kevin Munroe


Roteiro:Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer


Elenco: Brandon Routh, Sam Huntingotn, Anita Briem, Peter Stormare, Taye Diggs

Nenhum comentário:

Postar um comentário