quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

remake épico

BEN-HUR

Refilmagem do grande épico já se encontra 

disponível em DVD e Blu-Ray

Imagem relacionada
   Uma das mais belas estórias épicas já concebida e adaptada para o cinema ganhou este ano uma refilmagem pelas mãos do cineasta Timur Bekmanbetov e estrelado por um jovem elenco desconhecido trazendo Jack Huston como Judah Ben-Hur, Toby Kebell como Messala, a pouco conhecida Ayelet Zurer como Naomi e os únicos atores realmente conhecidos pelo grande público: Morgan Freeman como Ilderim e Rodrigo Santoro interpretando Jesus Cristo.
  Roteirizado por Keith R. Clarke a partir do livro Ben-Hur: A Tale of the Christ escrito por Lew Wallace em 1880, o filme de Bekmambetov soa como um esforço para tornar a estória mais adequada às novas gerações que talvez nunca viram o clássico de 1959 estrelado por Charlton Reston e dirigido por William Wyler, filme que ganhou nada menos do que 11 Oscars e ainda considerado por muitos como o maior épico da história do cinema. No entanto, o Ben-Hur de 2016 obviamente não atingirá tais honras embora possua ótimas qualidades técnicas, mas... o fato é que não vai muito além disso.
  Embora narrado de modo ágil e até atraente para fisgar as novas gerações que frequentam o cinema, trazendo bons atores, uma bela fotografia (embora não supere a fotografia do original) o remake mantém-se bem distante da obra prima de 1959 e provavelmente diretor e produtores não se preocuparam tanto em fazer um filme à altura do clássico até porque a idéia possivelmente não era essa, mas sim recontar a clássica história de um novo modo e mais adequado à cinematografia dos tempos atuais.
Resultado de imagem para ben hur 2016

Resultado de imagem para ben hur 2016
  Jack Huston, ator inglês e neto do lendário cineasta John Huston, foi uma escolha certa para viver o protagonista Ben-Hur já que o ator consegue demonstrar tanto a fragilidade do personagem ao ser escravizado e separado de sua mãe e irmã, quanto consegue encarnar a força que o personagem adquire em sua busca por justiça e redenção. Já Toby Kebell revela-se uma escolha razoável em sua interpretação de Messala, o irmão adotivo de Ben-Hur que após ser nomeado tribuno do exército romano torna-se arrogante e condena Ben-Hur à escravidão sob uma falsa acusação de tentativa de assassinato do imperador romano. Por outro lado, Morgan Freeman repete o papel de mentor que já interpretou inúmeras vezes ao longo de sua carreira o que sempre garante seu carisma em cena, ao passo que Rodrigo Santoro embora ficou bem caracterizado como Jesus, teve poucas cenas e praticamente ele mais apareceu do que interpretou e de certo modo seu talento é mais uma vez desperdiçado como em tantos outros filmes de Hollywood.

Resultado de imagem para ben hur 2016
A história de Ben-Hur ocorre simultaneamente à trajetória de Jesus de modo que
seus caminhos se cruzam



Imagem relacionada

  Timur Bekmambentov dirigiu corretamente o longa ao criar belos planos e concentrar seus esforços na corrida de bigas, a cena mais esperada de todo o filme e que não deixa nada a desejar em relação ao clássico, trazendo a mesma energia e tensão mas com recursos visuais mais apurados. Bekmambetov tem pouco trabalhos em sua filmografia sendo os mais conhecidos Guardiões da Noite (Night Watch), blockbuster russo de 2004, Procurado (Wanted) de 2008 estrelado por James McCavoy e Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012). Como se pode notar Ben-Hur parece ser o maior acerto do cineasta embora teve fraco desempenho nas bilheterias. Mas obviamente o remake épico terá um melhor desempenho em Dvd e Blu-Ray. Pelo menos é o que se pode esperar. (R.A.)


TRAILER


Resultado de imagem para ben hur 2016
Ben-Hur (EUA, 2016)


Roteiro: Keith R. Clarke


Direção: Timur Bekmambetov


Elenco: Jack Huston, Toby Kebell, Ayelet Zurer, Rodrigo Santoro, Morgan Freeman


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário