quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

relatório: carros & filmes

DAS ESTRADAS PARA AS TELAS

Hora de relembrar grandes veículos que rodaram pelas estradas do cinema

Imagem relacionada
  Carros são uma paixão tão fervorosa quanto o cinema e a combinação de ambos é tão perfeita quanto pneus e asfalto. Ao longo de décadas os mais estilosos veículos desfilaram pelas telas do cinema demonstrando todo seu charme e potência, dirigidos ou pilotados por vários astros de cada época que dividiram espaço com essas máquinas possantes de brilho próprio que ajudaram a enriquecer a história da sétima arte em todos os gêneros bem como também na tela daTv. A relação entre o cinema e a indústria automobilística já revelou diversas marcas  e modelos de veículos para o mundo embora certos carros não são muito comuns de se ver pelas ruas como é o caso de carros-conceito. Relembremos neste relatório os veículos mais memoráveis que já passaram pelo cinema e seus respectivos filmes.

Aston Martin DB 5

Resultado de imagem para aston martin db 5  Desenhado pelo design de produção Ken Adam em 1963, o modelo DB 5 foi então desenvolvido pela Aston Martin, indústria britância automobilística que criava carros esportivos de luxo. Adam é um famoso design de produção do cinema e ganhador do Oscar por seu notável trabalho em grandes filmes, o designer projetou então o modelo exclusivo para ser dirigido por Sean Connery nos filmes de 007. 
  O carro de James Bond tinha que ser diferente de qualquer veículo conhecido não apenas por sua aparência arrojada e estilosa, mas principalmente pelos recursos exclusivos que traz em seu interior como dispositivo de cortina de fumaça, metralhadora frontal, chuva de pregos, placas giratórias e assento ejetor, itens que o tornam uma verdadeira máquina de guerra disfarçada de carro esportivo. O super carro teve sua estréia no filme 007 Contra Goldfinger (1965) e tornou-se rapidamente um símbolo de status na época. Reza a lenda que logo após a estréia do filme, Paul McCartney comprou um modelo DB5 alegando ser um grande fã de James Bond.


Batmóvel

Resultado de imagem para batmovel 1966  No universo das séries de Tv provavelmente o carro mais popular de todos os tempos é sem dúvida o batmóvel devido ao enorme sucesso do seriado do Batman estrelado por Adam West e Burt Ward, produzido pela Tv norte-americana entre 1966 e 1968. O estiloso batmóvel em questão ou batmobile (em inglês) era na verdade um Lincoln Futura e reza a lenda que foi comprado em 1955 num ferro -velho por nada mais que 1 dólar e reformado por George Barris. Com o passar do tempo o carro estlizado que tornou-se um verdadeiro astro sobre rodas foi bastante valorizado mesmo após o fim do seriado, tanto que no ano de 2013 foi arrematado num leilão realizado no Arizona por nada menos que 3,4 milhões euros. Nada mal para uma ex-lata velha. 




Ford Mustang GT 390

Resultado de imagem para bullit O ano era 1968 e nas telas do cinema estreava um grande clássico de ação policial estrelado pelo lendário Steve McQueen sob a direção de Peter Yates. Bullit marcou época e tornou-se instantaneamente um clássico e até hoje serve de referência e inspiração para todo filme de ação que tenha perseguições automobilísticas. A inesquecível cena em questão trazia McQueen a bordo de um estiloso Mustang GT 390 de cor verde perseguindo um potente Dodge Charger RT de cor preta, uma perseguição frenética pelas famosas ladeiras da cidade de São Francisco, um prato cheio para McQueen que além de ator era também piloto e das várias cenas de perseguição de seus filmes esta certamente é a mais famosa e célebre.




Plymouth Valiant Signet

Resultado de imagem para duel 1971  Em 1971 um jovem aspirante a cineasta chamado Steven Spielberg dirigia seu primeiro longa-metragem intitulado Encurralado (Duel), mas não se tratava de filme para cinema e sim um telefilme que tinha prazo máximo de filmagens de apenas 13 dias, para logo em seguida ser exibido na Tv americana. O filme foi estrelado por DennisWeaver, famoso ator da televisão na época e o qual Spielberg já admirava, mas um outro importante protagonista dividiria cena com o ator e o escolhido foi nada menos que um Plymouth Valiant Signet, por sinal era um carro do ano e era vermelho, cor chamativa e muito sugestiva para um filme de suspense. Na trama, o personagem de Weaver era perseguido sem nenhum motivo aparente por um misterioso caminhão Peterbilt 281 ano 1955, com a lataria toda suja de óleo e poeira, o que lhe dava um aspecto assustador como se fosse um monstro sobre rodas.


V8 Interceptor

Resultado de imagem para v8 interceptor  Em 1979 um veículo de origem australiana ganhou as telas do cinema tornando-se um mito. Ford Falcon XB GT 351 foi transformado no poderoso V8 Interceptor, o carro pilotado por Mel Gibson em Mad Max, filme australiano de enorme sucesso dirigido por George Miller que tornou-se uma trilogia e recentemente ganhou o reboot Mad Max: Estrada da Fúria, estrelado por Tom Hardy cuja cena inicial traz de volta o velho e bom Interceptor numa feroz perseguição pelo deserto. Com motor de 600 cavalos sob uma arrojada carroceria na cor preta, pneus largos, rodas de aço e ostentando o compressor mecânico de ar chamado blower que sobressai pelo capô (teoricamente aumenta a potência do motor) ressaltando sua imponência, o lendário carro parece ser ver um verdadeiro cavalo puro sangue sobre rodas. 


Delorean DMC-12
Resultado de imagem para delorean back to the future Delorean é o perfeito exemplo de carro-conceito que ficou mundialmente conhecido por meio das telas do cinema. Desenvolvido pelo engenheiro norte-americano John Delorean e por sua montadora Delorean Motor Company (que faliu em pouco tempo), o carro esportivo de design futurista foi apresentado ao mundo pela excelente trilogia de ficção científica De Volta Para o Futuro (1985, 1989 e 1990) estrelada por Michael J. Fox e dirigida por Robert Zemeckis. Além dos filmes serem um estrondoso sucesso do cinema que repercute até os dias de hoje, o carro futurista que nos filmes é representado como uma máquina do tempo conquistou um importante espaço no imaginário popular e isto se deve realmente ao cinema, já que na vida real o modelo foi um grande fracasso de vendas tendo sido produzido de 1981 a 1982, ou seja o primeiro filme De Volta Para o Futuro é de 1985 e portanto o carro em questão já não era mais produzido. 
  Mas obviamente o que chamou a atenção dos produtores do filme foi a aparência arrojada e incomum do veículo que é feito de aço inoxidável e portas que abrem para cima, chamadas de asa-de-gaivota. O modelo utilizado no filme foi vendido, provavelmente em leilão por 541 mil dólares em 2011. Um feito mais do que notável para um veículo com produção fracassada em vendas que após sair de linha tornou-se subitamente astro de cinema e objeto de desejo de colecionadores.


Dodge Charger RT

Resultado de imagem para dodge charger rt 1970 velozes e furiosos 7  Fabricado desde 1966 até os dias de hoje, Dodge Charger fez história e tornou-se uma das maiores lendas da indústria automobilística sendo bem sucedido tanto pelas vendas quanto pelas telas do cinema já que este notável muscle car estrelou diversos filmes ao longo da década de 1970 e também nas décadas posteriores. Obviamente hoje o modelo Charger RT 1970 e motor V8 é totalmente associado à franquia de filmes Velozes & Furiosos e o veículo em questão é pilotado pelo astro Vin Diesel que interpreta Dominic Toretto, o principal protagonista da franquia de grande sucesso. O modelo utilizado por Diesel é o sonho de todo fã apaixonado por carros, na cor preta, pneus extremamente largos, detalhes cromados dentre os quais se destaca a peça que sobressai no capô chamada e blower, por sinal semelhante ao do carro V8 Interceptor, tornando o design exclusivo e mais autêntico. Mais do que o citado Delorean, é um carro totalmente atemporal. (R.A.)




Um comentário:

  1. Impressionante lembrar todos esses carros que brilharam nas telas do cinema. Uma verdadeira viagem no tempo!!

    ResponderExcluir