domingo, 22 de janeiro de 2017

às cegas

O HOMEM NAS TREVAS

Um dos grandes sucessos do ano passado já pode ser visto em DVD e Blu-Ray

Resultado de imagem para don't breathe

  Filmes de invasão domiciliar não são nenhuma novidade, mas também não são muito típicos, pois de um modo geral há poucos se for puxar pela memória como por exemplo o excelente suspense Quarto do Pânico (2002) ou até mesmo a cômica franquia dos anos 90 Esqueceram De Mim. Obviamente O Homem Nas Trevas é da categoria suspense, porém beirando o gênero terror já que é bastante tenso e angustiante tanto quanto o trailer que meses antes da estréia fez um sucesso viral e para a surpresa do público é um filme totalmente condizente com sua divulgação, ou seja, não engana o público e nem faz propaganda enganosa. 
  Escrito e dirigido por Fede Alvarez, diretor uruguaio recém chegado em Hollywood, a trama apresenta um trio de jovens ladrões que formam uma quadrilha especializada em assaltar domicílios, mas preferencialmente sem a presença dos donos que podem estar trabalhando ou viajando. Desse modo o trio de ladrões Rocky (Jane Levy), Alex (Dylan Minette) e Money (Daniel Zovatto) com muita esperteza e sagacidade levam a vida cometendo furtos de residencia de famílias de classe média, porém sem jamais cometer nenhum tipo de violência, até mesmo para ter suas penas judiciais atenuadas caso sejam presos algum dia.

Resultado de imagem para homem nas trevas

   Entretanto como é de se esperar neste tipo de trama o próximo roubo que eles pretendem cometer será justamente o que poderá por fim à suas carreiras de furtos, já que não sabem e sequer imaginam que roubarão a casa de um homem incapacitado e sem condições de defesa pelo fato de ser cego... e aí que reside o grande erro dos jovens ladrões. O tal homem cego interpretado por Stephen Lang tem como única incapacidade a cegueira, já que utiliza perfeitamente os demais sentidos, além do que é um militar aposentado e com bastante experiência em campo já que participou da guerra do Iraque o que lhe custou a visão após sobreviver a uma explosão durante um confronto.

Resultado de imagem para homem nas trevas

  Lang embora acostumado a fazer apenas papéis truculentos, interpreta o homem cego de forma brilhante não apenas convencendo o público sobre a cegueira do personagem, mas também trazendo a habitual truculência que aqui se faz necessária para defender sua casa e aterrorizar os jovens ladrões em todos os cantos escuros da casa que só ele conhece bem por morar há muito anos no local, além de esconder segredos obscuros para a maior surpresa do público. Realmente uma interpretação muito digna de nota e a melhor na carreira do ator até o momento. Os jovens atores também não deixam nada a desejar em seus papéis transmitindo tensão necessária para a atmosfera de suspense do filme de Alvarez.

   Resultado de imagem para homem nas trevas

  Belamente fotografado e ambientado num bairro desolada cidade de Detroit que realmente se encontra do jeito que é retratada no filme após a terrível crise econômica ocorrida alguns atrás, Don´t Breath (Não Respire) surpreende em vários aspectos e revelou-se uma grande surpresa nos cinemas em 2016 arrecadando quase 90 milhões de dólares nos cinemas norte-americanos para um orçamento de apenas 9,9 milhões de dólares e naturalmente sucesso nos demais países do mundo. Fede Alvarez está apenas começando sua carreira em Hollywood e no que depender de seu talento por trás das câmeras terá vida longa e produtiva nas telas do cinema. (R.A.)

TRAILER


Resultado de imagem para o homem nas trevas
O Homem Nas Trevas (Don´t Breathe, 2016)

Roteiro: Fede Alavrez e Rodo Sayagues

Direção: Fede Alvarez

Elenco: Stephen Lang, Jane Levy, Dylan Minette, Daniel Zovatto


Nenhum comentário:

Postar um comentário