terça-feira, 31 de janeiro de 2017

estrada perigosa

BLACK DOG: ESTRADA ALUCINANTE

Há quase 20 vintes anos Patrick Swayze trilhava percursos perigosos a bordo de um caminhão

Resultado de imagem para patrick swayze black dog

   Em 1998 Patrick Swayze estrelava um de seus filmes menos conhecidos, já que esta pérola de ação classe B não chegou a ser exibido nos cinemas pelo menos não aqui no Brasil. Entretanto a película tornou-se bastante conhecida junto ao público que frequentava as vídeo-locadoras, pois o VHS ainda reinava absoluto até o final da década de 1990. Dirigido por Kevin Hooks e roteirizado por Willian Mikelberry e Dan Vinning, Black Dog: Estrada Alucinante trata-se de uma aventura rodoviária, porém não muito comum já que as perseguições e cenas de ação são protagonizadas por possantes caminhões ao invés de carros, o que torna aventura até certo ponto empolgante por esta idéia. 
  A trama acompanha a trajetória de Jack Crews, o personagem de Swayze que após cumprir uma pena de prisão devido à um acidente no passado que ocasionou em morte, retorna para sua casa e recomeça sua vida ao lado da esposa e de sua pequena filha. Crews então consegue emprego em uma empresa de transportes, mas como funcionário operacional. Contudo, Cutler (Graham Beckel), seu patrão lhe oferece um serviço de transporte de carga de um estado a outro, algo que ele simplesmente não pode aceitar já que teve sua carteira suspensa após a prisão. Porém Jack acabará aceitando o serviço já que  a grana irá ajudá-lo a pagar a hipoteca da casa, informação esta que sua esposa  lhe disse algum tempo depois.  
Resultado de imagem para patrick swayze black dog

Imagem relacionada  A princípio Crews pensa que fará uma viagem tranquila inclusive com direito à escolta para não ter maiores problemas com autoridades, porém o que ele não imagina é que o percurso será o mais tortuoso e perigoso que ele jamais percorrera antes em sua vida de caminhoneiro. Até porque ele não sabe que a carga que transporta não é exatamente o que parece, pois no baú do caminhão não há apenas um carregamento peças de banheiro, mas também um carregamento de armas escondidas ilegalmente no interior da carga. E o ambicioso Red (Meat Loaf) sócio de Cutler e encarregado de monitorar a viagem é quem trará dores de cabeça à Crews e à toda equipe de escolta, pois Red trai a confiança de Cutler e quer a todo custo interceptar a carga.



Resultado de imagem para patrick swayze black dog
Jack Crews dirige um PeterBilt 379, motor Caterpilar

   Com a ajuda de Earl (Randy Travis), Sonny (Gabriel Casseus) e Wes (Brain Vincent), Crews tem de fazer verdadeiros malabarismos na estrada para escapar das investidas dos perseguidores enviados por Red que quer interceptar a valiosa carga a todo custo e não mede esforços para tal feito. Basicamente a ação do filme é composta de perseguições entre caminhões, embora haja alguns carros também, mas possivelmente Black Dog é o único filme que consegue realmente fazer cenas de perseguição na estrada com esses veículos brutos e nesse ponto o diretor Kevin Hooks merece créditos ainda que seja perceptível alguns erros grosseiros de continuidade ou cenas exageradas. 



  O título Black Dog (cão negro) refere-se ao mito folclórico do cachorro preto, conta-se que é um animal de olhos brilhantes que aparece do nada nas estradas e assombra os viajantes - diz a lenda que quem o vê pode ter muito azar, "ele tira tudo de você" conforme diz Earl em um certo momento da trama. Além de boas cenas de ação é muito bom ver ou rever o saudoso Patrick Swayze embora no final dos anos 90 não estivesse em seus melhores momentos no cinema e já não era um grande astro, contudo escolheu um roteiro que rendeu um filme divertido para uma boa sessão da tarde. Para completar, a ótima trilha sonora é embalada só com repertório de músicas country. Nostalgia pra ninguém botar defeito. (R.A.)


TRAILER



Resultado de imagem para patrick swayze black dog


Black Dog: Estrada Alucinante (EUA, 1998)

Direção: Kevin Hooks

Roteiro: Willian Mikelberry e Dan Vinning

Elenco: Patrick Swayze, Randy Travis, Meat Loaf, Brenda Strong, Gabriel Casseus, Brian Kelly, Graham Beckel

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

dica quente

O Alvo estréia na Netlifx

Um dos maiores sucessos da carreira de Van Damme está disponível no serviço streaming

Resultado de imagem para hard target
  Em 1993 quando esteou nas telas do cinema Hard Target, dirigido por John Woo e estrelado por Jean Claude Van Damme, provavelmente ambos não sabiam o enorme sucesso que esta película faria a ponto de marcar época e ser considerado um dos melhores filmes dos anos 90. Um grande motivo de comemoração até mesmo porque este filme marcou a estréia do famoso diretor chinês em Hollywood e tanto ele quanto o astro de ação tiveram o privilégio de trabalharem juntos pela primeira vez, algo que impulsionou a carreira de ambos naquele período. 
  A interessante trama ambientada em Nova Orleans e embalada por ótima trilha sonora de blues cujo enredo é uma caçada com alvos humanos traz cenas de ação espetaculares filmadas com muito estilo e perfeccionismo por Woo que na época chegou a ser considerado o melhor diretor de todos os tempos para filmes de ação, empregando longas tomadas em câmera lenta e filmando em detalhes as proezas de seus personagens conferia uma estética sensacional aos seus filmes. Pena que Woo dirigiu Van Damme apenas neste filme já que poderiam ter firmado parceria para projetos até mais ambiciosos. Mas já que esta pérola clássica da ação foi a única parceira dos dois deve ser então apreciado como uma pequena e rara jóia dificil de encontrar atualmente em Dvd e Blu-Ray, mas postado há poucos dias na plataforma da Netflix. Boa diversão! (R.A.)





domingo, 22 de janeiro de 2017

às cegas

O HOMEM NAS TREVAS

Um dos grandes sucessos do ano passado já pode ser visto em DVD e Blu-Ray

Resultado de imagem para don't breathe

  Filmes de invasão domiciliar não são nenhuma novidade, mas também não são muito típicos, pois de um modo geral há poucos se for puxar pela memória como por exemplo o excelente suspense Quarto do Pânico (2002) ou até mesmo a cômica franquia dos anos 90 Esqueceram De Mim. Obviamente O Homem Nas Trevas é da categoria suspense, porém beirando o gênero terror já que é bastante tenso e angustiante tanto quanto o trailer que meses antes da estréia fez um sucesso viral e para a surpresa do público é um filme totalmente condizente com sua divulgação, ou seja, não engana o público e nem faz propaganda enganosa. 
  Escrito e dirigido por Fede Alvarez, diretor uruguaio recém chegado em Hollywood, a trama apresenta um trio de jovens ladrões que formam uma quadrilha especializada em assaltar domicílios, mas preferencialmente sem a presença dos donos que podem estar trabalhando ou viajando. Desse modo o trio de ladrões Rocky (Jane Levy), Alex (Dylan Minette) e Money (Daniel Zovatto) com muita esperteza e sagacidade levam a vida cometendo furtos de residencia de famílias de classe média, porém sem jamais cometer nenhum tipo de violência, até mesmo para ter suas penas judiciais atenuadas caso sejam presos algum dia.

Resultado de imagem para homem nas trevas

   Entretanto como é de se esperar neste tipo de trama o próximo roubo que eles pretendem cometer será justamente o que poderá por fim à suas carreiras de furtos, já que não sabem e sequer imaginam que roubarão a casa de um homem incapacitado e sem condições de defesa pelo fato de ser cego... e aí que reside o grande erro dos jovens ladrões. O tal homem cego interpretado por Stephen Lang tem como única incapacidade a cegueira, já que utiliza perfeitamente os demais sentidos, além do que é um militar aposentado e com bastante experiência em campo já que participou da guerra do Iraque o que lhe custou a visão após sobreviver a uma explosão durante um confronto.

Resultado de imagem para homem nas trevas

  Lang embora acostumado a fazer apenas papéis truculentos, interpreta o homem cego de forma brilhante não apenas convencendo o público sobre a cegueira do personagem, mas também trazendo a habitual truculência que aqui se faz necessária para defender sua casa e aterrorizar os jovens ladrões em todos os cantos escuros da casa que só ele conhece bem por morar há muito anos no local, além de esconder segredos obscuros para a maior surpresa do público. Realmente uma interpretação muito digna de nota e a melhor na carreira do ator até o momento. Os jovens atores também não deixam nada a desejar em seus papéis transmitindo tensão necessária para a atmosfera de suspense do filme de Alvarez.

   Resultado de imagem para homem nas trevas

  Belamente fotografado e ambientado num bairro desolada cidade de Detroit que realmente se encontra do jeito que é retratada no filme após a terrível crise econômica ocorrida alguns atrás, Don´t Breath (Não Respire) surpreende em vários aspectos e revelou-se uma grande surpresa nos cinemas em 2016 arrecadando quase 90 milhões de dólares nos cinemas norte-americanos para um orçamento de apenas 9,9 milhões de dólares e naturalmente sucesso nos demais países do mundo. Fede Alvarez está apenas começando sua carreira em Hollywood e no que depender de seu talento por trás das câmeras terá vida longa e produtiva nas telas do cinema. (R.A.)

TRAILER


Resultado de imagem para o homem nas trevas
O Homem Nas Trevas (Don´t Breathe, 2016)

Roteiro: Fede Alavrez e Rodo Sayagues

Direção: Fede Alvarez

Elenco: Stephen Lang, Jane Levy, Dylan Minette, Daniel Zovatto


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

dica quente

Sete Homens e Um Destino é lançado 

em Dvd e Blu-Ray


Sete Homens E Um Destino (DVD)  A refilmagem do clássico faroeste de 1960 dirigido originalmente por John Sturges e agora comandado por Antoine Fuqua já pode ser conferida nos formatos digitais. Trazendo um grande elenco encabeçado primeiramente por Denzel Washington e coadjuvantes de peso como Ethan Hawke e Cris Pratt, o filme parece ter conseguido agradar não apenas as novas gerações de cinéfilos mas também os fãs do clássico, já que foi bem recebido nas telas do cinema e não chegou a gerar reclamações sendo reconhecido como uma produção correta e competente. Como sempre ocorre em refilmagens há algumas alterações como por exemplo o atirador de facas originalmente vivido por James Coburn aqui é interpretado pelo ator sul-coreano Lee Byung-hun. Vale lembrar que Fuqua, Denzel Washington e Ethan Hawke já tiveram uma parceria muito bem sucedida em 2001 pelo filme policial Dia De Treinamento, no qual Washington foi premiado no Oscar como melhor ator e Hawke indicado como coadjuvante. Resta saber se The Magnificent Seven poderá ser um tiro certeiro nos formatos digitais. 




quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

relatório: carros & filmes

DAS ESTRADAS PARA AS TELAS

Hora de relembrar grandes veículos que rodaram pelas estradas do cinema

Imagem relacionada
  Carros são uma paixão tão fervorosa quanto o cinema e a combinação de ambos é tão perfeita quanto pneus e asfalto. Ao longo de décadas os mais estilosos veículos desfilaram pelas telas do cinema demonstrando todo seu charme e potência, dirigidos ou pilotados por vários astros de cada época que dividiram espaço com essas máquinas possantes de brilho próprio que ajudaram a enriquecer a história da sétima arte em todos os gêneros bem como também na tela daTv. A relação entre o cinema e a indústria automobilística já revelou diversas marcas  e modelos de veículos para o mundo embora certos carros não são muito comuns de se ver pelas ruas como é o caso de carros-conceito. Relembremos neste relatório os veículos mais memoráveis que já passaram pelo cinema e seus respectivos filmes.

Aston Martin DB 5

Resultado de imagem para aston martin db 5  Desenhado pelo design de produção Ken Adam em 1963, o modelo DB 5 foi então desenvolvido pela Aston Martin, indústria britância automobilística que criava carros esportivos de luxo. Adam é um famoso design de produção do cinema e ganhador do Oscar por seu notável trabalho em grandes filmes, o designer projetou então o modelo exclusivo para ser dirigido por Sean Connery nos filmes de 007. 
  O carro de James Bond tinha que ser diferente de qualquer veículo conhecido não apenas por sua aparência arrojada e estilosa, mas principalmente pelos recursos exclusivos que traz em seu interior como dispositivo de cortina de fumaça, metralhadora frontal, chuva de pregos, placas giratórias e assento ejetor, itens que o tornam uma verdadeira máquina de guerra disfarçada de carro esportivo. O super carro teve sua estréia no filme 007 Contra Goldfinger (1965) e tornou-se rapidamente um símbolo de status na época. Reza a lenda que logo após a estréia do filme, Paul McCartney comprou um modelo DB5 alegando ser um grande fã de James Bond.


Batmóvel

Resultado de imagem para batmovel 1966  No universo das séries de Tv provavelmente o carro mais popular de todos os tempos é sem dúvida o batmóvel devido ao enorme sucesso do seriado do Batman estrelado por Adam West e Burt Ward, produzido pela Tv norte-americana entre 1966 e 1968. O estiloso batmóvel em questão ou batmobile (em inglês) era na verdade um Lincoln Futura e reza a lenda que foi comprado em 1955 num ferro -velho por nada mais que 1 dólar e reformado por George Barris. Com o passar do tempo o carro estlizado que tornou-se um verdadeiro astro sobre rodas foi bastante valorizado mesmo após o fim do seriado, tanto que no ano de 2013 foi arrematado num leilão realizado no Arizona por nada menos que 3,4 milhões euros. Nada mal para uma ex-lata velha. 




Ford Mustang GT 390

Resultado de imagem para bullit O ano era 1968 e nas telas do cinema estreava um grande clássico de ação policial estrelado pelo lendário Steve McQueen sob a direção de Peter Yates. Bullit marcou época e tornou-se instantaneamente um clássico e até hoje serve de referência e inspiração para todo filme de ação que tenha perseguições automobilísticas. A inesquecível cena em questão trazia McQueen a bordo de um estiloso Mustang GT 390 de cor verde perseguindo um potente Dodge Charger RT de cor preta, uma perseguição frenética pelas famosas ladeiras da cidade de São Francisco, um prato cheio para McQueen que além de ator era também piloto e das várias cenas de perseguição de seus filmes esta certamente é a mais famosa e célebre.




Plymouth Valiant Signet

Resultado de imagem para duel 1971  Em 1971 um jovem aspirante a cineasta chamado Steven Spielberg dirigia seu primeiro longa-metragem intitulado Encurralado (Duel), mas não se tratava de filme para cinema e sim um telefilme que tinha prazo máximo de filmagens de apenas 13 dias, para logo em seguida ser exibido na Tv americana. O filme foi estrelado por DennisWeaver, famoso ator da televisão na época e o qual Spielberg já admirava, mas um outro importante protagonista dividiria cena com o ator e o escolhido foi nada menos que um Plymouth Valiant Signet, por sinal era um carro do ano e era vermelho, cor chamativa e muito sugestiva para um filme de suspense. Na trama, o personagem de Weaver era perseguido sem nenhum motivo aparente por um misterioso caminhão Peterbilt 281 ano 1955, com a lataria toda suja de óleo e poeira, o que lhe dava um aspecto assustador como se fosse um monstro sobre rodas.


V8 Interceptor

Resultado de imagem para v8 interceptor  Em 1979 um veículo de origem australiana ganhou as telas do cinema tornando-se um mito. Ford Falcon XB GT 351 foi transformado no poderoso V8 Interceptor, o carro pilotado por Mel Gibson em Mad Max, filme australiano de enorme sucesso dirigido por George Miller que tornou-se uma trilogia e recentemente ganhou o reboot Mad Max: Estrada da Fúria, estrelado por Tom Hardy cuja cena inicial traz de volta o velho e bom Interceptor numa feroz perseguição pelo deserto. Com motor de 600 cavalos sob uma arrojada carroceria na cor preta, pneus largos, rodas de aço e ostentando o compressor mecânico de ar chamado blower que sobressai pelo capô (teoricamente aumenta a potência do motor) ressaltando sua imponência, o lendário carro parece ser ver um verdadeiro cavalo puro sangue sobre rodas. 


Delorean DMC-12
Resultado de imagem para delorean back to the future Delorean é o perfeito exemplo de carro-conceito que ficou mundialmente conhecido por meio das telas do cinema. Desenvolvido pelo engenheiro norte-americano John Delorean e por sua montadora Delorean Motor Company (que faliu em pouco tempo), o carro esportivo de design futurista foi apresentado ao mundo pela excelente trilogia de ficção científica De Volta Para o Futuro (1985, 1989 e 1990) estrelada por Michael J. Fox e dirigida por Robert Zemeckis. Além dos filmes serem um estrondoso sucesso do cinema que repercute até os dias de hoje, o carro futurista que nos filmes é representado como uma máquina do tempo conquistou um importante espaço no imaginário popular e isto se deve realmente ao cinema, já que na vida real o modelo foi um grande fracasso de vendas tendo sido produzido de 1981 a 1982, ou seja o primeiro filme De Volta Para o Futuro é de 1985 e portanto o carro em questão já não era mais produzido. 
  Mas obviamente o que chamou a atenção dos produtores do filme foi a aparência arrojada e incomum do veículo que é feito de aço inoxidável e portas que abrem para cima, chamadas de asa-de-gaivota. O modelo utilizado no filme foi vendido, provavelmente em leilão por 541 mil dólares em 2011. Um feito mais do que notável para um veículo com produção fracassada em vendas que após sair de linha tornou-se subitamente astro de cinema e objeto de desejo de colecionadores.


Dodge Charger RT

Resultado de imagem para dodge charger rt 1970 velozes e furiosos 7  Fabricado desde 1966 até os dias de hoje, Dodge Charger fez história e tornou-se uma das maiores lendas da indústria automobilística sendo bem sucedido tanto pelas vendas quanto pelas telas do cinema já que este notável muscle car estrelou diversos filmes ao longo da década de 1970 e também nas décadas posteriores. Obviamente hoje o modelo Charger RT 1970 e motor V8 é totalmente associado à franquia de filmes Velozes & Furiosos e o veículo em questão é pilotado pelo astro Vin Diesel que interpreta Dominic Toretto, o principal protagonista da franquia de grande sucesso. O modelo utilizado por Diesel é o sonho de todo fã apaixonado por carros, na cor preta, pneus extremamente largos, detalhes cromados dentre os quais se destaca a peça que sobressai no capô chamada e blower, por sinal semelhante ao do carro V8 Interceptor, tornando o design exclusivo e mais autêntico. Mais do que o citado Delorean, é um carro totalmente atemporal. (R.A.)