terça-feira, 25 de julho de 2017

novo velho oeste

A QUALQUER CUSTO

Western contemporâneo indicado ao Oscar já pode ser visto em Dvd e Blu-ray

Resultado de imagem para a qualquer custo

  Velhos conceitos parecem ser eternamente atuais tanto quanto a irretocável paisagem do velho e mítico oeste, o cenário norte-americano que evoca valores morais que caracterizam o homem histórico daquela época, mas ainda ecoam nos tempos atuais em figuras como Marcus Hamilton, um veterano Texas ranger interpretado por Jeff Bridges que claramente representa o homem do velho oeste com seu jeito rude e espontâneo movido por um implacável senso de justiça que o determina a fazer sua última grande caçada antes de encerrar sua carreira policial - e o alvo são os irmãos Tanner e Toby Howard, ladrões especialistas em assaltar bancos de pacatas cidades do Texas. 
  A Qualquer Custo (Hell or High Water) é dirigido por David McKenzie, cineasta de origem escocêsa pouco ou nada conhecido, comanda com talento e maestria este western contemporâneo que recebeu este ano quatro indicações ao Oscar de melhores: filme, ator coadjuvante (Bridges), roteiro original e melhor edição. 


Resultado de imagem para a qualquer custo
  A obra de McKenzie traz uma certa melancolia ressaltada pelas paisagens poeirentas da fotografia de Gilles Nutgens, melancolia também retratada na realidade do interior do Texas que na verdade contrasta com o restante do país já que é uma região que parece ter parado no tempo e seus habitantes não são mais do que meras repetições de um passado sempre atual e por isso mesmo, anacrônico. E provavelmente para não viverem eternamente fadados à tala fardo é que os irmãos Howard optaram por viver na contra-mão da lei assaltando bancos de pequenas cidades por onde passam. 


Resultado de imagem para a qualquer custo

  A dinâmica dos irmãos dá o tom certo à narrativa ao retratá-los com diferenças consideráveis já que Toby (Pine) demonstra notável calma e equilíbrio mesmo durante os assaltos enquanto Tanner revela sem nenhum receio uma natureza agressiva e explosiva de modo que ele intimida e agride as vítimas para garantir que irão cooperar. Ben Foster, que estava um pouco sumido das telas demonstra porque é um dos melhores senão o melhor ator de sua geração ao interpretar de modo bem espontâneo a impulsividade de Tanner enquanto que Cris Pine dá a ponderação necessária à natureza Toby. 
  
Imagem relacionada
Tanner Howard
  Quanto ao agente Marcus Hamilton, Jeff Bridges o interpreta de modo habitual como um típico texano com direito ao sotaque característico que o ator faz tão bem conforme visto anteriormente em filmes como o remake de Bravura Indômita ou a comédia R.I.P.D. - Agentes do Além, mas também denota uma energia fora do comum para um velho agente da lei. 
  Junto do assistente Alberto Parker (Gil Birmingham), Hamilton forma a dupla de rangers que empreendem então a perseguição aos irmãos Howard. É interessante notar a dinâmico entre Hamilton e Parker e suas respectivas diferenças, pois o veterano é um tanto impulsivo e até falastrão enquanto que Parker é mais calmo e fala bem menos já que sua natureza é de parte indígena e parte mexicano. 

Imagem relacionada

  Embalado obviamente por uma bela trilha sonora de músicas country, o longa orçado em 12 milhões de dólares revelou-se uma grata surpresa no Oscar apesar de não ter ganho nenhum prêmio embora merecesse. Guarda boas semelhanças com o oscarizado Onde Os Fracos Não Tem Vez (2007), o que é um ótimo sinal já que pode-se notar um interessante paralelo entre o cansado xerife Ed Tom e o obcecado ranger Marcus. Ao que parece, o oeste embora velho sempre se renova. (R.A.)

TRAILER




A Qualquer Custo (Hell or High Water, 2016)
Resultado de imagem para a qualquer custo
Direção: David McKenzie
Roteiro:Taylor Sheridan
Elenco: Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges, Gil Birmingham, Dale Dickey, Kristin Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário