sábado, 28 de agosto de 2010

velhos tempos

Procura-se: Mercenários
Recompensa: diversão garantida



 No ápice da história da Cultura Pop, Stallone consegue realizar o sonho de várias gerações que cresceram assistindo filmes de ação e pancadaria. O ator e cineasta reúne vários ídolos do gênero em uma única aventura para o delírio dos fãs. O Filme Os Mercenários (Expandables) éa película de ação mais aguardada deste ano, e a repercussão que o projeto tem provocado desde a estréia, a despeito de algumas críticas negativas, comprova isso.


 Depois dos recentes sucessos  Rocky Balboa e Rambo IV, Stallone com 64 anos de idade e mais de trinta anos de carreira, dirige e atua em um filme altamente explosivo provando que ainda está em boa forma. E para formar seu poderoso time, ele contrata os astros do momento, Jason Statham e Jet Li, mais os astros do passado Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Dolph Lundgren e mais Mickey Rourke em participações especiais. Interessante também é ver atores menos famosos mas que se tornaram conhecidos de filmes lançados diretamente em dvd, Steve Austin e Gary Daniels. As participaçõs do ator comediante Terry Crews e do campeão de MMA Randy Couture também tiveram bom destaque.
Terry Crews
 
Gary Daniels


Steve Austin
 Os Mercenários faz uma verdadeira viagem ao passado oitentista, saudoso e ao mesmo tempo inconsequente, quando Hollywood produzia filmes deliciosamente divertidos, embora vários deles chegavam a ser banais pela total falta de seriedade ou de lógica. A década de oitenta foi altamente produtiva para o cinema de ação, em especial no que diz respeito à diversão, e os vários hérois que figuravam pelas telas do cinema tornaram-se ícones até certo ponto involuntários, pois a grande maioria de suas aventuras eram apenas filmes que não se levavam a sério, o que obviamente abriu espaço para o humor e a irreverência que tomou conta do cinema de ação ao longo da década. Os famosos bordões recitados pelos ídolos de ação em suas atuações limitadas e até hilárias, os tornaram altamente populares na mídia televisa,  bem como no cotidiano de todas as pessoas comuns - e em Os Mercenários, há muitas tiradas de humor valendo citar a cena hilária entre Stallone, Bruce Willis e Schwarzenegger no interior de uma igreja.
 Como em quase todas as produções oitentistas, o vilão não poderia deixar de ser egocentrico e altamente presunçoso, algo que o ator Eric Roberts faz muito bem , diga-se de passagem, ao encarnar um ex-agente da CIA que resolve comandar o tráfico de cocaína em um país da América do Sul com a ajuda de um ditador latino interpretado pelo ator David Zayas.  
David Zayas


  E mais uma vez, Stallone revela-se um bom diretor para o gênero, pois a ação desenvolve-se em rítimo frenético e alucinante, e ainda que várias cenas tenham saído um tanto picotadas, devido ao estilo rápido de edição que Stallone escolheu, os fãs não terão muito do reclamar, exceto pelo mal aproveitamento de Jet Li, que teve poucas cenas de luta e pouco destaque. A divisão e a escolha do elenco optada por Stallone é algo bastante lógico do ponto de vista cinematográfico: atores mais famosos nos papéis de heróis Vs atores menos conhecidos nos papéis de vilões - uma escolha equilibrada para satisfazer os fãs. E por falar em satisfação, não poderia faltar a mocinha indefesa que é salva pelos heróis, e a atriz brasileira Gisele Itié seguramente faz uma ótima interpretação e dá um grande passo para o futuro de sua carreira.


 O filme divide opiniões, uns detestaram, outros amaram. Expandables pode não ser um dos melhores filmes da vasta carreira de Sylvester Stallone, mas certamente é um de seus projetos mais criativos e divertidos, que marcará definitivamente sua fama de super star e de todos os demais ídolos de ação - para que o público e principalmente a crítica especializada lembre-se sempre de que o gênero de ação é parte importante da história do cinema e a Cultura Pop está sempre em alta e agora permanentemente, a exemplo desse e de outros filmes cultuados como Kill Bill e Bastardos Inglórios (de Tarantino) e o aguardado Machete, do diretor Robert Rodrigues que estréia ainda este ano nas telas. No que depender do sucesso, Os Mercenários facilmente poderá se tornar uma franquia, trazendo ainda mais atores carismáticos para incendiar as telas do cinema. Vida longa aos valentões! :)

veja o trailer


The Expendables
EUA , 2010 - 103 min.
Ação
Direção:
Sylvester Stallone

Roteiro: Dave Callaham, Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture, Steve Austin, David Zayas, Giselle Itié, Gary Daniels, Terry Crews, Mickey Rourke


terça-feira, 24 de agosto de 2010

trhiller

"O Fim da Escuridão" e um novo começo para Mel Gibson

Astro volta à ação em trhiller policial


 Afastado das telas há anos devido à dedicação ao ofício de diretor nos ótimos Paixão de Cristo e Apocalytpo , Mel Gibson volta a atuar com determinação neste explosivo thriller de ação suspense intitulado O Fim da Escuridão (Edge of Darkness). Dirigido pelo experiente Martin Campbell (Casino Royale), Gibson interpreta o detetive Tom Craven, um homem viúvo que vive sozinho e depois de muitos anos, recebe a visita de sua única filha,Ema, interpretada por Bojana Novakovic, uma jovem de dezenove anos com um aparente futuro promissor, pois trabalha em uma empresa química de atividades um tanto "obscuras".
 No primeiro ato, quando Ema é assassinada diante de Craven, fica claro para o cinéfilo que tal assassinato deve ser um tipo de queima de arquivo, e o certeiro tiro à queima roupa desferido na jovem que cai quase sem vida nos braços do pai traz um momento impactante que será e mais do que suficiente para despertar a ira do protaganista, o detetive Craven, que não medirá esforços para descobrir quem é o assassino e principalmente o motivo pelo qual sua filha fora assassinada.


 Craven inicia então uma investigação minuciosa na busca de pistas que o levem a desvendar o misterioso assassinato. O carisma intenso de Gibson permite uma costumeira empatia com o público, ainda que Craven torne-se por vezes, um personagem rancoroso e sedento por vingança, e o ator o encarna com intensidade e uma certa naturalidade. Suas buscas o levam a descobrir detalhes minuciosos, até mesmo pelo fato de ele ser o pai da vítima, algo que seria mais difícil para outros detetives e certamente levaria mais tempo para a resolução do caso.
 Contudo, o grande trunfo de toda a trama possivelmente reside na figura do misterioso personagem chamado Jedburgh - interpretado de forma enigmática pelo ator Ray Winstone. Um homem muito misterioso que dá informações essenciais para Craven e que o levará a descobertas surpreendentes a respeito do envolvimento de sua filha com segredos governamentais.


 A ação desenrola-se aos poucos ao longo da narrativa, entremeada com um forte suspense alimentado por boas interpretações nos segundo e terceiro atos. E a perfomance de Gibson merece especial destaque, pois o ator de 54 anos e rosto com profundas marcas de expressão  confere intensidade ao personagem e muita energia para as cenas físicas  que ele protagoniza, além do drama vivido por Craven.


 O roteiro bem desenvolvido e baseado em uma mini-série de tv apresenta uma trama com um "ar" de teoria conspiratória, envolvendo atividades empresariais ilícitas e segredos de estado. Contudo, a despeito da envovente história em questão, o filme traz menos ação do que se poderia esperar de um filme de Mel Gibson, aparentando ser mais um thriller policial do que um filme de ação do astro. Porém, nada disso diminui o carisma do filme e o retorno mais do que esperado de Mel Gibson, que certamente agradará os fãs do ator ou aqueles que buscam uma boa trama de investigação.

veja o trailer



O Fim da Escuridão

titulo original: (Edge of Darkness)

lançamento: 2010 (Reino Unido) (EUA)

direção: Martin Campbell

atores: Mel Gibson , Danny Huston , Ray Winstone , Caterina Scorsone , Shawn Roberts
duração: 108 min

terça-feira, 17 de agosto de 2010

notas

Filmes Recentes em breves comentários


 O ex-campeão de luta livre, Steve Austin estrela mais um filme de ação lançado diretamente em dvd, que promete agradar aos fãs de pancadaria. O ator que atuou no ótimo Os Condenados, esta de volta no filme Punhos de Aço, numa história truculenta e ao mesmo tempo tocante, pois Austin vive um ex-presidiário que se reintegra à sociedade, mas sua nova vida não será tão simples como poderia ser, pois terá de conseguir muito dinheiro para salvar a vida de uma garotinha doente que necessita de um transplante de coração e para isso ela terá de usar a força de seus punhos em lutas clandestinas que são patrocinadas ilegalmente por magnatas. Um filme que certamente agradará aos fãs de lutas e aos fãs de ação em geral.



 E quem também está de volta é o astro Dolph Lundgren, estrelando mais um filme explosivo. Trata-se de um thriller com belas cenas de tiroteiro e uma curiosa trama mostrando um intrigante conflito entre assassinos profissionais. Lundgren é aparentemente um homem de negócios um tanto obscuros e também homem divorciado tentando se entender com sua e-mulher, de quem tem uma filha pequena. Quando de-repente, seu passado misterioso vem à tona, ele tem de lutar para proteger sua família e confrontar velhos inimigos que querem destruí-lo a qualquer custo. Apesar dos fracos O Missionário e Ação Imediata que Lundgren estrelou recentemente, nesta nova empreitada ele demonstra melhor disposição e certamente poderá conquistar o público que frequenta video-locadoras.