sábado, 28 de agosto de 2010

velhos tempos

Procura-se: Mercenários
Recompensa: diversão garantida



 No ápice da história da Cultura Pop, Stallone consegue realizar o sonho de várias gerações que cresceram assistindo filmes de ação e pancadaria. O ator e cineasta reúne vários ídolos do gênero em uma única aventura para o delírio dos fãs. O Filme Os Mercenários (Expandables) éa película de ação mais aguardada deste ano, e a repercussão que o projeto tem provocado desde a estréia, a despeito de algumas críticas negativas, comprova isso.


 Depois dos recentes sucessos  Rocky Balboa e Rambo IV, Stallone com 64 anos de idade e mais de trinta anos de carreira, dirige e atua em um filme altamente explosivo provando que ainda está em boa forma. E para formar seu poderoso time, ele contrata os astros do momento, Jason Statham e Jet Li, mais os astros do passado Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Dolph Lundgren e mais Mickey Rourke em participações especiais. Interessante também é ver atores menos famosos mas que se tornaram conhecidos de filmes lançados diretamente em dvd, Steve Austin e Gary Daniels. As participaçõs do ator comediante Terry Crews e do campeão de MMA Randy Couture também tiveram bom destaque.
Terry Crews
 
Gary Daniels


Steve Austin
 Os Mercenários faz uma verdadeira viagem ao passado oitentista, saudoso e ao mesmo tempo inconsequente, quando Hollywood produzia filmes deliciosamente divertidos, embora vários deles chegavam a ser banais pela total falta de seriedade ou de lógica. A década de oitenta foi altamente produtiva para o cinema de ação, em especial no que diz respeito à diversão, e os vários hérois que figuravam pelas telas do cinema tornaram-se ícones até certo ponto involuntários, pois a grande maioria de suas aventuras eram apenas filmes que não se levavam a sério, o que obviamente abriu espaço para o humor e a irreverência que tomou conta do cinema de ação ao longo da década. Os famosos bordões recitados pelos ídolos de ação em suas atuações limitadas e até hilárias, os tornaram altamente populares na mídia televisa,  bem como no cotidiano de todas as pessoas comuns - e em Os Mercenários, há muitas tiradas de humor valendo citar a cena hilária entre Stallone, Bruce Willis e Schwarzenegger no interior de uma igreja.
 Como em quase todas as produções oitentistas, o vilão não poderia deixar de ser egocentrico e altamente presunçoso, algo que o ator Eric Roberts faz muito bem , diga-se de passagem, ao encarnar um ex-agente da CIA que resolve comandar o tráfico de cocaína em um país da América do Sul com a ajuda de um ditador latino interpretado pelo ator David Zayas.  
David Zayas


  E mais uma vez, Stallone revela-se um bom diretor para o gênero, pois a ação desenvolve-se em rítimo frenético e alucinante, e ainda que várias cenas tenham saído um tanto picotadas, devido ao estilo rápido de edição que Stallone escolheu, os fãs não terão muito do reclamar, exceto pelo mal aproveitamento de Jet Li, que teve poucas cenas de luta e pouco destaque. A divisão e a escolha do elenco optada por Stallone é algo bastante lógico do ponto de vista cinematográfico: atores mais famosos nos papéis de heróis Vs atores menos conhecidos nos papéis de vilões - uma escolha equilibrada para satisfazer os fãs. E por falar em satisfação, não poderia faltar a mocinha indefesa que é salva pelos heróis, e a atriz brasileira Gisele Itié seguramente faz uma ótima interpretação e dá um grande passo para o futuro de sua carreira.


 O filme divide opiniões, uns detestaram, outros amaram. Expandables pode não ser um dos melhores filmes da vasta carreira de Sylvester Stallone, mas certamente é um de seus projetos mais criativos e divertidos, que marcará definitivamente sua fama de super star e de todos os demais ídolos de ação - para que o público e principalmente a crítica especializada lembre-se sempre de que o gênero de ação é parte importante da história do cinema e a Cultura Pop está sempre em alta e agora permanentemente, a exemplo desse e de outros filmes cultuados como Kill Bill e Bastardos Inglórios (de Tarantino) e o aguardado Machete, do diretor Robert Rodrigues que estréia ainda este ano nas telas. No que depender do sucesso, Os Mercenários facilmente poderá se tornar uma franquia, trazendo ainda mais atores carismáticos para incendiar as telas do cinema. Vida longa aos valentões! :)

veja o trailer


The Expendables
EUA , 2010 - 103 min.
Ação
Direção:
Sylvester Stallone

Roteiro: Dave Callaham, Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture, Steve Austin, David Zayas, Giselle Itié, Gary Daniels, Terry Crews, Mickey Rourke


Nenhum comentário:

Postar um comentário