sábado, 18 de junho de 2011

o retorno do dragão

CHEN ZHEN

Clássico herói chinês retorna ao cinema oriental


  Entre vários personagens que marcaram o cinema de ação chinês, Chen Zhen ocupa lugar de destaque tendo sido interpretado pelo lendário Bruce Lee na década de setenta e posteriormente por Jet Li na década de noventa. Esta nova aventura trata-se de uma continuação do filme estrelado por Bruce Lee, sendo ambientada cerca de sete anos após os eventos mostrados em A Fúria do Dragão (Fists of Fury, 1972).   Agora chegou a vez do astro Donnie Yien interpretar o herói chines em Chen Zhen - A lenda dos dos punhos de aço.

Donnie Yen
Cartaz Original de
A Fúria do Dragão
 A história se passa em meados da década de 1920 do século passado, portanto época da guerra mundial e logo no início do filme, Chen Zhen aparece lutando ao lado de seus compatriotas combatendo as tropas japonesas que invadem o território chinês. E o conflito entre chineses e japoneses já mostrado em A Fúria do Dragão é o enredo básico do roteiro de Chen Zhen - A Lenda dos punhos de aço.
  Sete anos após sua suposta morte ocorrida em A Fúria do Dragão, Chen Zhen se disfarça sob nova identidade e como um novo homem recém chegado em Shangai, ele faz muitas amizades e até inicia um romance com uma cantora de boate. Ganha popularidade conseguindo aos poucos, fazer amizade com um chefe da máfia local, pois os mafiosos de shangai tem negócios com os japoneses e Zhen pretende descobrir do que se trata para continuar com sua vingança iniciada anteriormente quando ele combateu japoneses responsáveis pela morte de seu mestre.  


  O filme faz óbvias homenagens à Bruce Lee, a começar pela idéia do lutador mascarado que age à noite nas ruas de Shangai combatendo o crime. O disfarce criado por Chen Zhen nada mais é do que o uniforme de Kato, personagem que Bruce Lee interpretou na seriado de tv norte-americano da década de sessenta, O Besouro Verde (The Green Hornet), além do que os gritos emitidos parecem ser de Bruce Lee, provavelmente o áudio foi capturado dos filmes antigos do astro e inseridos no processo de edição deste filme. Homenagem mais do que justa.



  Donnie Yen, talentoso ator chinês, tem domínio de cena com uma boa interpretação e excelente performance marcial ao desferir chutes com máxima precisão e saltar energicamente sobre os adversários que caem como bonecos ante a força dos seus golpes. O diretor Wai-keung Lau capta todos estes momentos com máxima estética e compõe belos planos, a fim de mostrar toda a riqueza física do Kung-Fu.



   Entretanto, há cenas exageradas em que Chen Zhen enfrenta um escola inteira de karate com muito mais lutadores do que foi mostrado em A Fúria do Dragão, algo até comum em filmes chineses - além do estranho fato do roteiro não explicar como Zhen sobrevivera, pois como todos sabem, ele foi fuzilado pela polícia chinesa no filme de Bruce Lee.
   Lançado recentemente em dvd, esta nova aventura de Chen  Zhen certamente é um dos melhores filmes de luta dos últimos tempos e portanto obrigatório para os fãs de artes marciais. E o cinema chinês prova mais uma vez que é absoluto em filmes desse gênero, embora tais filmes não sejam mais destaque aqui no ocidente. Ainda assim, o cinema de ação chinês será sempre bem vindo entre os fãs que apreciam obras de qualidade.  
 
Veja o Trailer



Título Original: Jing mo fung wan: Chen Zhen
País de Origem: Hong Kong / China
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 105 minutos
Direção: Wai-keung Lau
Elenco
Donnie Yen ... Chen Zhen
Qi Shu ... Kiki
Anthony Wong Chau-Sang ... Liu Yutian
Yasuaki Kurata ... Chikaraishi's father
Shawn Yue
Yale Varty ... American Soldier #1
Ano de Lançamento: 2010










2 comentários:

  1. Thomas alex Bastos20 de junho de 2011 19:52

    É um ótimo filme sem dúvida nenhuma.Uma homenagem mais do que justa ao lendario Bruce Lee.Só que você cometeu um engano, o filme do Jet Li é de 1994 e não da década de 80.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Thomas. Erros acontecem, afinal lido com informações demais, rsrs!!

    ResponderExcluir