terça-feira, 24 de agosto de 2010

trhiller

"O Fim da Escuridão" e um novo começo para Mel Gibson

Astro volta à ação em trhiller policial


 Afastado das telas há anos devido à dedicação ao ofício de diretor nos ótimos Paixão de Cristo e Apocalytpo , Mel Gibson volta a atuar com determinação neste explosivo thriller de ação suspense intitulado O Fim da Escuridão (Edge of Darkness). Dirigido pelo experiente Martin Campbell (Casino Royale), Gibson interpreta o detetive Tom Craven, um homem viúvo que vive sozinho e depois de muitos anos, recebe a visita de sua única filha,Ema, interpretada por Bojana Novakovic, uma jovem de dezenove anos com um aparente futuro promissor, pois trabalha em uma empresa química de atividades um tanto "obscuras".
 No primeiro ato, quando Ema é assassinada diante de Craven, fica claro para o cinéfilo que tal assassinato deve ser um tipo de queima de arquivo, e o certeiro tiro à queima roupa desferido na jovem que cai quase sem vida nos braços do pai traz um momento impactante que será e mais do que suficiente para despertar a ira do protaganista, o detetive Craven, que não medirá esforços para descobrir quem é o assassino e principalmente o motivo pelo qual sua filha fora assassinada.


 Craven inicia então uma investigação minuciosa na busca de pistas que o levem a desvendar o misterioso assassinato. O carisma intenso de Gibson permite uma costumeira empatia com o público, ainda que Craven torne-se por vezes, um personagem rancoroso e sedento por vingança, e o ator o encarna com intensidade e uma certa naturalidade. Suas buscas o levam a descobrir detalhes minuciosos, até mesmo pelo fato de ele ser o pai da vítima, algo que seria mais difícil para outros detetives e certamente levaria mais tempo para a resolução do caso.
 Contudo, o grande trunfo de toda a trama possivelmente reside na figura do misterioso personagem chamado Jedburgh - interpretado de forma enigmática pelo ator Ray Winstone. Um homem muito misterioso que dá informações essenciais para Craven e que o levará a descobertas surpreendentes a respeito do envolvimento de sua filha com segredos governamentais.


 A ação desenrola-se aos poucos ao longo da narrativa, entremeada com um forte suspense alimentado por boas interpretações nos segundo e terceiro atos. E a perfomance de Gibson merece especial destaque, pois o ator de 54 anos e rosto com profundas marcas de expressão  confere intensidade ao personagem e muita energia para as cenas físicas  que ele protagoniza, além do drama vivido por Craven.


 O roteiro bem desenvolvido e baseado em uma mini-série de tv apresenta uma trama com um "ar" de teoria conspiratória, envolvendo atividades empresariais ilícitas e segredos de estado. Contudo, a despeito da envovente história em questão, o filme traz menos ação do que se poderia esperar de um filme de Mel Gibson, aparentando ser mais um thriller policial do que um filme de ação do astro. Porém, nada disso diminui o carisma do filme e o retorno mais do que esperado de Mel Gibson, que certamente agradará os fãs do ator ou aqueles que buscam uma boa trama de investigação.

veja o trailer



O Fim da Escuridão

titulo original: (Edge of Darkness)

lançamento: 2010 (Reino Unido) (EUA)

direção: Martin Campbell

atores: Mel Gibson , Danny Huston , Ray Winstone , Caterina Scorsone , Shawn Roberts
duração: 108 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário