quinta-feira, 8 de setembro de 2011

deus guerreiro

THOR
Uma aventura mitológica entre o Céu e a Terra

  Recentemente lançado em DVD, o filme Thor revela-se um dos projetos mais difíceis da Marvel, por tratar-se de uma aventura que traz mais elementos de fantasia do que ficção científica, um pouco diferente de outros filmes de super-heróis. O personagem originário da mitologia nórdica e "adotado" pela Marvel como um super-herói pode agradar o público que gosta de aventura épica além daqueles que gostam de histórias em quadrinhos.
  
Keneth Branagh


   Com direção de Keneth Branagh, o longa traz uma concepção de arte impecável ao recriar nas telas do cinema o mundo de Asgard, lar dos deuses nórdicos, ostentando infinita riqueza de detalhes enaltecidas por uma cor dourada resplandecente, conferindo um aspecto divino à cidade habitada por seres superiores, que dominam magia e ciência. Álias, provavelmente o visual do filme e a escolha do elenco é que sejam as maiores justificativas para a direção de Branagh, que além de cineasta é um ator inglês de formação teatral e raramente é visto em produções comerciais. 





 




  Anthony Hopkins, ator por excelência brilha desta vez interpretando Odin, rei dos deuses nórdicos e pai de Thor e Loki (Tom Hidleston). Ao desentender-se com o pai, Thor (Chris Hemsworth) é banido para a terra e destituído de seus poderes advindos do martelo mjolnir (lê-se miolnir), que tanto é uma ferramenta como uma poderosa arma de combate, com a qual ele enfrenta todo tipo de inimigo e ainda controla as climáticas forças do céu, tais como raios, trovões, chuva ou neve. 

A cientista Jane Foster e Thor
 
   










  Ao cair na Terra ele é encontrado por cientistas intrigados com o seu surgimento e um martelo caído num distante lugar desértico e ninguém é capaz de removê-lo do local, nem mesmo o próprio dono, já que este precisa tornar-se humilde para voltar a empunhá-lo, conforme uma profecia proferida por Odin no momento em que em jogou a ferramenta em direção à Terra.
    Cenas de ação memoráveis pontuam a aventura, como a batalha contra os Gigantes de gelo ou confronto contra o Destruidor, uma espécie de robô gigantesco movido por magia e comandado por Loki, que planeja tomar o trono de Asgard e deixar Thor aprisionado na Terra. Branagh consegue surpreender no comando de um filme de super-herói e embora as influências de Shakespeare no roteiro de J. Michael Straczynski e Mark Protosevich sejam mínimas, no entanto são válidas para estabelecer o conflito familiar entre Odin e seus filhos.
Loki
 












 Assim como ocorre em Capitão América, diferenças em relação aos quadrinhos podem incomodar os fãs, tais como a ausência do doutor Donald Blake, embora seu nome seja mencionado -  ele seria um alter ego de Thor aqui na Terra. Mais batalhas no mundo dos deuses envolvendo outras entidades ou criaturas além dos gigantes de gelo seria muita bem vindas, algo que é constante nos quadrinhos do deus trovão. Entretanto, tais elementos podem ser explorados em futuras continuações. 
  Juntamente com Capitão América Thor deixa traçado o caminho para o filme-evento de Os Vingadores (The Avengers) que ja está em processo de filmagens para estrear no próximo ano. Resta torcer para que o deus nórdico prossiga em novas e trovejantes aventuras.

Trailer



Thor

EUA , 2011 - 114 min.
Aventura / Épico
Direção: Kenneth Branagh

Roteiro: J. Michael Straczynski, Mark Protosevich

Elenco: Natalie Portman, Chris Hemsworth, Anthony Hopkins, Ray Stevenson, Kat Dennings, Stellan Skarsgård, Idris Elba, Tom Hiddleston, Rene Russo, Jaimie Alexander, Colm Feore , Clark Gregg, Tadanobu Asano, Jeremy Renner





Nenhum comentário:

Postar um comentário