sábado, 1 de outubro de 2011

bárbaro nos cinemas

Conan, O Bárbaro

Retorno triunfal do guerreiro cimério fica só na promessa


    Entre os personagens clássicos constantemente revisitados pela "máquina de entretenimento" hollywoodiana, certamente Conan está em as maiores frustrações dos últimos tempos. O guerreiro bárbaro originário da literatura pulp de Robert Ervin Howard e posteriormente adaptado para as histórias em quadrinhos, teve momentos gloriosos na década de oitenta em dois filmes estrelados por Arnold Schwarzzeneger. Mas agora apesar de bem representado pelo ator iniciante Jason Momoa, o bárbaro estrela uma das piores adaptações de histórias em quadrinhos para o cinema.

Jason Momoa

Diretor Marcus Nispel









Ilustração de Joe Jusko
Ilustração de Frank Frazetta
   












  O diretor Marcus Nispel parece não ter levado a sério o projeto assim como os roteiristas Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer, pois o roteiro do filme simplesmente mutila grande parte da saga de Conan que o público conhece bem do filme de 1982 roteirizado por Oliver Stone. O filme oitentista mostra a infancia de Conan e o retrata corretamente como uma criança indefesa diante do massacre de sua família e da aldeia em que vive, enquanto que o filme atual mostra Conan como um selvagem que ainda criança demosntra habilidade para lutar com vários adversários adultos e matá-los.
  Cenas de lutas muito mal executadas pontuam o longa que apesar de ter muita ação, simplesmente não convence. A feitiçaria, parte fundamental do universo do personagem também é mal retratada aqui, pois roteiristas desperdiçaram totalmente a chance de recriar criaturas muito mais interessantes do que meros guerreiros de areia ou tentáculos que emergem das águas.
  Atuações exageradas em nada ajudam, como se pode notar nos vilões Khalar Zim, interpretado por Stephen Lang e Marique, a filha de Zim feita pela atriz Rose McGowan. A mocinha indefesa, uma sacerdotisa chamada Tamara que será sacrificada pelos feiticeiros àcima citados, também não faz diferença alguma na interpretação de Rachel Nichols. Porém Jason Momoa faz com muita segurança um jovem Conan, com notável habilidade e um pouco de sarcasmo - mas é o ator certo no filme errado. Enfim, elenco desperdiçado.


Khalar Zim e Marique

Tamara

   








  Desperdiçada também é campanha de divulgação ao trazer cartazes muito bonitos e fotos que imitam a arte das ilustrações de Frank Frazetta e outros artistas dos quadrinhos, mas em nada condizem com contéudo da produção. Em meio a tudo isso resta saber quando Hollywood fará novamente uma adaptação de Conan que realmente coloque-se à altura de suas histórias em quadrinhos, o que na verdade não é nada difícil nos dias atuais , desde que a equipe que conduza o projeto tenha mais respeito pelo material original.

Trailer



Conan - The Barbarian

EUA , 2011 - 112 min.
Ação / Fantasia
Direção: Marcus Nispel
Roteiro: Thomas Dean Donnelly, Joshua Oppenheimer, Sean Hood
Elenco: Jason Momoa, Ron Perlman, Rose McGowan, Stephen Lang, Rachel Nichols, Bob Sapp, Leo Howard, Steven O'Donnell, Nonso Anozie, Raad Rawi, Laila Rouass, Saïd Taghmaoui, Milton Welsh, Borislav Iliev

Postagem anterior: Era Uma Vez no Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário