sábado, 29 de outubro de 2011

em solo brasileiro

SEGURANÇA NACIONAL

Ação "made in Brazil" frustrante


  O cinema brasileiro evoluiu visilmente nos ultimos quinze anos e uma grande variedade de títulos tomou conta das telas do cinema e posteriormente dos formatos digitais. Provavelmente muitos fãs do cinemão de Hollywood já se perguntaram quando o Brasil faria um filme de ação e como isso se daria. A resposta veio por meio de uma película pouco diferente das produções norte-americanas. Segurança Nacional, dirigido por Roberto Carminati  e roteirizado pelo mesmo em parceria com Bruno Fantini e Daniel Ortiz é o tal filme de ação brasileiro - a terrível resposta para a interessante pergunta sobre o gênero em questão ser produzido no Brasil.

Roberto Carminati
  Segurança Nacional foi filmado em 2006 e misteriosamente só foi lançado nos cinemas em 2010. Ou seja, bem depois de Tropa de Elite 1 e 2, que são os autênticos filmes de ação brasileiros em todos os sentidos. O filme de Carminati até consegue trazer elementos interessantes para compor um filme de ação no Brasil, tais como o exército brasileiro, a força aérea e até mesmo a ABIN (Agencia Brasileira de Inteligencia), que é uma especia de "CIA brasileira". Os grandes problemas são o herói Marcos Rocha (Tiago Lacerda), um agente secreto que mais parece um Jack Bauer (24 Horas) ou Ethan Hunt (Missão Impossível) brasileiro e o roteiro repleto de situações inverossímeis que em quase nada remetem à realidade de nosso país - ao contrário assemelham-se a roteiros ruins de certos filmes duvidosos de Hollywood.
 

  A idéia de um presidente negro para o Brasil é interessante e bem representada por Milton Gonçalves e embora possa remeter à eleição do presidente Obama, o filme foi feito bem antes das eleições presidenciais norte-americanas. Porém é muito difícil engolir a idéia de que um governante brasileiro visite escolas públicas para fazer palestras para crianças sobre combate às drogas!!!! Bem como a idéia de que ele possa se abrigar num bunker (abrigo anti-aéreo) em situação de ameaça de ataque nuclear, embora não se saiba de tal informação.
  
O Traficante colombiano
Explosão atômica na Amazônia
 










  O vilão, um poderoso traficante colombiano até bem interpretado pelo ator mexicano Joaqin Cosio tem a "interessante" (???) idéia de explodir uma bomba atômica em plena Amazônia a fim de destruir o SIVAM (Sistema de Vigilancia da Amazonia) para poder literalmente expandir o caminho de sua rota de tráfico de drogas. Só não dá pra aceitar que o presidente diria em rede nacional para toda a população que o SIVAM seria desativado a pedido do traficante devido à ameaça de uma nova explosão. Certamente os roteiristas não pensaram que tal notícia espalharia o panico entre a população e caso o presidente resolvesse passar um mensagem a respeito da segurança do país, poderia fazê-lo por meio do ministro da defesa. Enfim , tropeços narrativos à parte passemos ao próximo parágrafo.
  Técnicamente bem realizado, o filme conta com uma boa edição de som e uma ótima fotografia, retratando boa parte da extensão da Amazonia bem como as locações da sede da ABIN e o Palácio do Planalto em Brasília. Os caças da força aérea e a coreografia encenada por soldados do exército são muito bem vindas para representar o poderio bélico / militar do Brasil que por sinal é bem estruturado.

    
  Enfim, é muito difícil acreditar num filme de ação que não retrate quase nada da situação de nosso país, exceto os já citados Tropa de Elite 1 e 2. Em Segurança Nacional, um político corrupto foi ótima sacada e resultou num personagem bem representado por Gracindo Junior, pena que não seja argumento forte o suficiente para sustentar o filme, que vai se afundando cada vez mais até culminar no desfecho hollywoodiano simplório em que o herói nada convicente vivido por Tiago Lacerda enfrenta o vilão no braço, salva a mocinha indefesa (a bonitinha Viviane Vitoretti) que por sinal é sua namorada, e ainda salva o país de um desastre maior que o roteiro do filme.

Trailer



Título original: (Segurança Nacional)

Lançamento: 2010 (Brasil)

Direção: Roberto Carminati

Atores: Thiago Lacerda, Milton Goncalves, Ângela Vieira, Gracindo Jr..

Duração: 97 min
Gênero: Aventura




  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário