sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

cult revisitado

A HORA DO ESPANTO... E DA AÇÃO

Clássico oitentista ganha refilmagem para os novos tempos


    A década de oitenta foi bastante produtiva para o gênero de horror e nessa saudosa época surgiu até um novo conceito sobre esse gênero denominado como "espantomania". Filmes sobre assassinos mascarados tornaram-se franquias de sucesso, embora de gosto duvidoso. Porém, produções criativas e até inovadoras despontaram nas telas oitentistas dando novo fôlego ao gênero que ja estava desgastado após décadas de sustos e arrepios, pois o cinema de horror teve seu auge até meados da década de setenta.

Cartaz original dos anos 80

  A Hora do Espanto (Fright Night, 1985) prestou homenagem ao horror clássico e renovou o gênero adicionando comédia em uma trama sobrenatural sobre vampiros. A refilmagem que estreou nos cinemas este ano mantém o tom divertido do filme original, mas desta vez o roteiro adiciona mais ação à trama, e esta é a razão pela qual o filme será comentado aqui no blog.
  O jovem estudante Charley Brewster (Anton Yelchin) leva uma vida normal, estuda, tem uma bela namorada e mora com sua mãe Jane (Tony Collette) em um bairro novo e isolado, próximo a Las Vegas mas distante da área urbana, ou seja local bem apropriado para um vampiro que à noite ronda a vizinhança em busca de sangue fresco. O hematófago em questão é o proprio vizinho deles, o simpático Jerry Dandridge, aqui interpretado por Colin Farrel, que nestes péssimos tempos crepusculares consegue resgatar a dignidade do vampiro clássico que dorme durante o dia, tem hábitos noturnos e mantém todo o clima de mistério que faz jus à espécie.

Charley Brewster

Amy
Jane
Jerry
  A refilmagem é dirigida por Craig Gillespie, que demonstra talento e energia suficiente para compor cenas de ação mescladas ao horror proposto pelo divertido roteiro, reescrito por Tom Holland, roteirista e diretor do filme dos anos 80, que agora reescreveu em parceria com Marti Noxon. Entre as muitas cenas impactantes do novo longa, destaca-se uma longa sequencia de perseguição de carros numa rodovia, filmada em um único plano sem nenhum corte, com a câmera sendo manobrada dentro e fora do veículo de Charley, embora haja uma óbvia montagem em greenscreen, o que contudo, não chega a comprometer o resultado final da empolgante cena, o que demonstra o cuidado de Gillespie ao permitir que o público entenda perfeitamente o que se passa nas cenas físicas, bem ao contrário das péssimas edições de video-clipe habitualmente utilizadas de forma abusiva em Hollywood.
Anton Yelchin
  O candidato a herói Charley Brewster é composto de forma diferente por Anton Yelchin, que o transforma num sujeito preparado para enfrentar o vampiro, ao contrário do Charley da década de oitenta que era um rapaz despreparado e até ingênuo, diga-se de passagem e que recorria desesperadamente à ajuda de Peter Vincent, o caçador de vampiros que na verdade era apenas um ator de um espetáculo televisivo intitulado A Hora do Espanto. No novo longa, Peter Vincent é um sujeito mais jovem e ao contrario do personagem original, é um profundo conhecedor da natureza dos vampiros tendo um extenso material sobre o assunto que vai desde livros até relíquias históricas - e obviamente isso faz toda diferença no confronto final, pois Vincent junto com Charley utiliza um arsenal de armas para caçar vampiros.
Charley e Peter Vincent dos anos 80
O novo Peter Vincent
  O vampiro Jerry destaca-se bastante no atual longa, tanto na interpretação vigorosa de Colin Farrel quanto na ótima maquiagem que o transforma num ser tão bestial quanto o vampiro oitentista, que anteriormente fora interpretado pelo ator Cris Sarandon, que aqui faz uma participação especial como uma das vítimas do vampiro. Farrel revela-se um vampiro um pouco mais ousado e exibicionista do que Sarandon, mas exibe o mesmo charme do anterior, algo até obrigatório na figura clássica da fascinante criatura. 

O novo vampiro
O vampiro dos anos 80

Imogen Poots

  As personagens femininas destacam-se bastante aqui, de modo que Amy a namorada de Charley, interpretada pela bela Imogen Poots, revela-se corajosa ao ajudar o namorado na luta contra Jerry - igualmente Jane, a mãe de Charley, interpretada por Tony Collette, mostra-se heróica ao salvar o filho em um momento específico da trama, ao cravar uma enorme estaca de madeira nas costas do vampiro.
  A Hora do Espanto mostra-se muito eficaz como entretenimento tanto quanto o filme oitentista, embora o atual concentre-se um pouco mais na ação e na aventura, colocando-se em sintonia com a atualidade e também para diferenciá-lo do original, pois aquele trazia uma abordagem um tanto diferente e mais de acordo com a época em que fora produzido, além é claro de atualizar os efeitos visuais em CGI, conferindo um pouco mais de realismo e fluidez. Resta saber se esta refilmagem terá uma sequência assim como o anterior teve no final dos anos 80 e foi igualmente eletrizante. Mas por enquanto, o filme atual já proporciona um alívio ao respeitar a lenda dos vampiros nesta ótima aventura que agora pode ser bem apreciada nos formatos digitais neste final do ano.

Trailer


Fright Night
EUA , 2011 - 106 min.
Comédia / Terror / Aventura
Direção: Craig Gillespie

Roteiro: Marti Noxon, Tom Holland

Elenco: Colin Farrell, David Tennant, Christopher Mintz-Plasse, Anton Yelchin, Imogen Poots, Toni Collette, Dave Franco Reid Ewing, Will Denton


Nenhum comentário:

Postar um comentário