terça-feira, 29 de janeiro de 2013

recarregando

O ÚLTIMO DESAFIO
Arnold Schwarzenegger retorna à linha de fogo


  O ano de 2013 começou bem aquecido e bastante favorável para o cinema físico, principalmente devido ao retorno do maior ícone dos filmes de ação de todos os tempos. Schwarzenegger retorna definitivamente às telas gigantes estreando seu primeiro filme como protagonista depois de tantos anos afastado dos estúdios - O Último Desafio (The Last Stand, 2013) traz o ator de volta e em grande estilo, numa aventura que remete ao velhos e bons tempos do cinema de ação ao utilizar basicamente efeitos mecânicos para criar cenas físicas com o máximo possível de realismo, longe dos exageros e pirotecnias digitais do cinema atual. 
   O diretor sul-coreano Kim Jee-woon demonstra bastante afinidade com o gênero de ação e se propõe a criar uma aventura genérica porém, pincelada de tons clássicos. Ao ambientar a história em uma pequena cidade de fronteira do interior dos Estados Unidos, Jee-woon cria uma espécie de faroeste contemporâneo e o xerife Ray Owens interpretado por Schwarzie, é a confirmação do tom clássico da narrativa, pois sua figura remete à personagens míticos dos westerns. Owens mantém a lei e a ordem na pacata cidade de Sommerton com a ajuda de seus delegados, e a população local leva uma vida tranquila confiando na constante vigilância do xerife.

O xerife e sua equipe

Schwarzengger contracenando com
Rodrigo Santoro
  Porém, a tranquilidade pode não durar muito com a chegada de homens estranhos na cidade e o assassinato misterioso de um velho fazendeiro, fatos que o xerife passa a investigar com afinco junto de seus policiais. Enquanto isso, na cidade de Las Vegas um poderoso traficante chamado Gabriel Cortez (Eduardo Noriega) que está preso e sendo escoltado pelo FBI até a prisão, consegue fugir de maneira surpreendente e inusitada - após escapar dos federais, Cortez foge num potente Corvette ZR1, um dos carros mais velozes do mundo, e pretende cruzar a fronteira mexicana em alta velocidade, de modo que ninguém conseguirá detê-lo, pois é um piloto muito experiente e seu carro além de muito veloz, é blindado.

O traficante Gabriel Cortez
Corvette ZR-1

 A fuga do traficante obviamente passará pela cidade de Sommerton, o que o colocará em rota de colisão com o velho xerife que utilizará todas as suas forças para capturar o traficante fugitivo, além de confrontar os bandidos que invadiram a sua cidade e estão a serviço do próprio Cortez. 
   Schwarzie demonstra boa forma no alto de seus 64 anos e mesmo ao realizar cansativas cenas de lutas e tiroteios, o icônico ator consegue demonstrar agilidade e o bom humor que pavimentou sua carreira por tantos anos - e humor é o que não falta nesta aventura, por conta de Lewis Dinkum, o personagem maluco de Johnny Knoxville, aficcionado por armas e que sonha em ser um delegado.














   Ao fazer uma ponte entre o moderno gênero de ação e os clássicos westerns, Kim Jee-woon faz um filme ação old school de ótima qualidade com tiroteios no centro da pequena cidade que se torna um pequeno campo de batalha e uma ótima cena de perseguição com dois potentes carros que representam muito bem seus condutores: o Corvette ZR1 pilotado por Cortez e um Camaro vermelho pilotado pelo xerife Owens, tal como um John Wayne moderno; a vigorosa cena de perseguição numa plantação de milho remete às perseguições a cavalo em campo abertos ou pradarias, já vistas em inúmeros filmes de faroeste.
  The Last Stand marca o retorno de Schwarzenegger às telas em grande estilo e a despeito do fracasso  de estréia nos cinemas norte-americanos tendo feito apenas US$ 6,3 milhões, o filme merece ser visto nos cinemas tanto pelos fãs nostálgicos como também pelas novas gerações. E vamos torcer para que este "Último Desafio" seja o primeiro de novos desafios que Schwarzie estrelará daqui para frente.




The Last Stand
EUA , 2013 - 107 minutos 
Direção: Kim Jee-woon
Roteiro: Andrew Knauer, Jeffrey Nachmanoff
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Eduardo Noriega,
Forest Whitaker, Peter Stormare, Johnny Knoxville,
Luis Guzmán, Jaimie Alexander, Rodrigo Santoro, 
Zach Gilford, Genesis Rodriguez, Harry Dean Stanton



2 comentários:

  1. Gostei muito da resenha, o filme é muito bom mesmo, ri muito no cinema e foi super empolgante.

    Só uma correção: o carro que o xerife usa é um Camaro, não um Mustang.

    Fora isso, resenha perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu OPF, não sei onde eu estava com a cabeça, rsrsr, de fato é um Camaro. Devo ter associado a imagem do xerife ao carro Mustang. Farei a correção. abraço!!

      Excluir