quinta-feira, 21 de março de 2013

guerra nostálgica


BRADDOCK II - O Início da missão
Um clássico de ação para relembrar os míticos tempos oitentistas


  Para dar continuidade à maratona dos filmes de Chuck Norris, escolhi Braddock 2 - O Início da missão (Missing in Action 2 - The Begining, 1985), um prequel que narra os eventos ocorridos no Vietnã antes do  filme Braddock - O Super Comando (Missing in Action, 1984). A trama traz o Coronel Braddock junto de seu pequeno pelotão no início da década de 70, partindo de helicóptero para um confronto em campo vietnamita, pois estão em plena Guerra do Vientã, cujo período de conflito durou cerca de 15 anos. 
  James Braddock e seus homens foram capturados após terem seu helicóptero abatido e levados ao acampamento de coronel Yin, um cruel líder e militar vietnamita que mantém um grande campo de plantação de ópio no interior da selva. Braddock e seu pelotão estão oficialmente desaparecidos para os Estados Unidos e dificilmente serão encontrados ou resgatados, pois tornam-se prisioneiros de Yin, tendo que se submeter à trabalhos forçados nos campos de ópio sob pena de sofrerem terríveis represálias, além do que são tratados como escravos.

cartaz original
  Dirigido por Lance Hool e escrito a seis mãos por Steve Bing, Larry Levinson e Arthur Silver, a película traz momentos comoventes retratados no sofrimento dos prisioneiros que muitas vezes são tratados como animais, tendo que trabalhar sob o forte calor do sol além de sofrerem torturas como forma de punição. E um dos momentos mais chocantes do cinema físico oitentista é retratado na crueldade sem limites do coronel Yin interpretado por Soon-Tek Oh, ator nascido na Japão e radicado na Coréia; na cena em que Braddock é pendurado de cabeça para baixo com um saco de pano amarrado na cabeça contendo um rato, o destemido coronel prova que é capaz de resistir às intimidações de Yin a fim de encorajar seus homens a manterem-se firmes na esperança de ainda sobreviverem para escapar do inferno no qual se encontram.

Coronel Yin


 Quando Braddock e seus homens conseguem virar o jogo, a ação se desenvolve de modo dinâmico tanto nas habilidades do herói quanto na bravura de seus homens que num ousado plano de estratégia conseguem empreender uma fulminante retaliação contra seus algozes vietnamitas. Entre tiroteios, fugas espetaculares e explosões, o ponto alto da ação encontra-se nas habilidades de Norris que na época aos 45 anos demonstrava ótima forma nas coreografias de luta. E o esperado confronto final entre os dois coronéis está entre as melhores cenas de luta dos anos 80, pois Braddock dá uma verdadeira aula de karatê ao arrogante vilão.


 Braddock 2 apesar de ser uma produção bem modesta tendo custado apenas $ 2,41 milhões de dólares, faturou alto nas bilheterias, pois arrecadou cerca de 10, 8 milhões de dólares só nos Estados Unidos. Produzido pela saudosa Cannon Pictures, produtora de filmes de ação B, o filme destaca-se como um dos melhores da carreira de Norris, além de ser uma das melhores aventuras de guerra do período tal como a trilogia Rambo. Contudo, ambas as franquias Rambo e Braddock conseguiram causar algumas discussões a respeito da guerra do Vietnã, por tratar-se de um tema muito polêmico ainda que de forma fictícia.



  Discussões políticas à parte, a franquia Braddock ainda rendeu um terceiro filme, Braddock III - O Resgate, formando assim uma das mais populares trilogias do cinema físico oitentista, e elevou de forma significativa a fama estelar de Chuck Norris que até hoje é lembrado por este papel, ainda tendo seu nome associado ao heróico personagem de guerra. O filme encontra-se disponível em dvd pela coleção Clássicos MGM, para o deleite do público nostálgico, ou para as novas gerações que apreciem o velho e bom Chuck.

Trailer


Missing in Action II - The Begining

Ano: 1985

País: Estados Unidos

Gênero: Aventura

Atores: Chuck Norris, Soon-Tek Oh, Steve Willians

Direção: Lance Hool

Duração: 100 minutos









Nenhum comentário:

Postar um comentário