quinta-feira, 28 de março de 2013

resgate oitentista

COMANDO DELTA

Suspense e ação em thriller nostálgico



  E para terminar a maratona em homenagem a Chuck Norris, escolhi o filme Comando Delta (Delta Force, 1986) grande sucesso da carreira do astro e considerado um dos melhores thrillers dos anos 80. Dirigido por Menahem Golan, dono da agora saudosa produtora de filmes Cannon, dos parceiros Golan-Globus, esta película é baseada em um fato real acontecido em 1976, quando um avião contendo 200 passageiros foi sequestrado durante um voô comercial cuja rota Tel Aviv - Paris, fora desviada para o aeroporto de Entebbe, situado em Uganda, África do Sul, cuja missão bem sucedida é considerada por muitos especialistas como a melhor operação de resgate já realizada. Ainda na década de setenta, Golan roteirizou e dirigiu um filme intitulado Operação Thunderbolt (Mivtsa Yonatan, 1977), produção israelense baseada no evento àcima relatado, ou seja, tal produção serviu de base para o roteiro de Delta Force, que pode ser considerado uma adaptação para o cinema estadunidense. 
Cartaz original
   Comando Delta é um dos filmes mais tensos que Norris estrelou, pois a trama repleta de suspense abre pouco espaço para a ação, de modo que aqui o ator não tem cenas espetaculares de luta, exceto nos momentos finais e que não chega ser espetacular. O roteiro escrito por James Bruner e Menahem Golan é muito bem estruturado e narra detalhadamente o sequestro do jato 707,  repleto de passageiros que são tomados de reféns por dois terroristas libaneses que após amedrontarem os passageiros com toda frieza e truculência típicas, mudam a rota do vôo para Beirute. Obviamente o melhor grupo para-militar que pode lidar com este tipo de situação é o comando Delta, que dá nome ao título do filme.



Robert Foster no papel de terrorista
  Major McCoy, interpretado por Norris assume o comando da missão e junto com seus agentes altamente treinados, partem para a complicada missão. A primeira hora do longa concentra-se totalmente na questão do sequestro, de modo que metade do roteiro é composto de diálogos e situações que prendem a atenção devido ao apreensivo clima de suspense, e o medo retratado nos rostos dos reféns é motivo mais que suficiente para que o espectador aguarde com ansiedade pelo que virá, quando a Força Delta realmente agir. Delta Force também mostra um poderio bélico bastante avançado mesmo pra época, pois nos momentos finais o herói utiliza uma potente moto equipada com armamentos pesados, o que o capacita a enfrentar  sozinho vários terroristas no campo de batalha.



 O longa tem ótimas cenas de ação no segundo ato, e como a época em questão é a década de 80 há espaço também para uma cena absurda, quando McCoy e seu parceiro fogem numa Combi pelas  ruas estreitas de Beirute ao serem perseguidos por terroristas a bordo de um Jipe. A ótima trilha sonora composta por Alan Silvestri traz uma música que parece ter se tornado mais famosa que o filme, pois já foi executada em diversas reportagens de noticiários, e traz uma sonoridade atemporal, destas que foram feitas para jamais envelhecer.





Lee Marvin
 Entretanto, a película tem sua maior força estruturada no elenco que traz atores de peso como o veterano George Kennedy, Hanna Schygulla, Robert Forster, Shelley Winters, Robert Vaughn, Bo Svenson e o também veterano Lee Marvin, que no passado estrelou vários filmes de guerra, além de faroestes e aqui em Delta Force, faz sua última aparição no cinema. Comando Delta é um dos filmes de ação mais bem sucedidos dos anos 80 e provavelmente é a produção mais bem elaborada dos produtores Golan e Globus devido ao esmero técnico, além do que inspirou outras produções sobre missões de resgate, inclusive na década seguinte. O trhiller já foi reprisado diversas vezes na tv aberta, mas atualmente pode ser melhor apreciado nos formatos digitais.

Trailer


Comando Delta (The Delta Force, EUA, 1986) – Nota 7,5


Direção – Menahem Golan


Elenco – Chuck Norris, Lee Marvin, Joey Bishop, Martin Balsam, George Kennedy, BoSvenson, Susan Strasberg, Hanna Schygulla, Robert Forster, Shelley Winters, Robert Vaughn, Lainie Kazan, Steve James, Kim Delaney.

  

Um comentário: