quinta-feira, 14 de março de 2013

justiça futurista

DREDD
Personagem dos quadrinhos britânicos retorna às telas do cinema 



  Herói quase desconhecido das HQ´s, finalmente ganha uma adaptação digna de suas histórias gráficas. O juiz Dredd, que anteriormente fora interpretado por Stallone num filme muito duvidoso intitulado O Juiz (Judge Dredd,1995), desta vez retorna em uma aventura mais digna do respeito de seus fãs. Interpretado por Karl Urban, o personagem criado no Reino Unido em 1977 pelos quadrinistas John Wagner e Carlos Ezquerra, protagoniza esta película britânica que traz uma aventura ambientada num futuro próximo.
.
Ilustração de HQ
  Dirigido por Pete Travis, o longa traz uma visão cinzenta e bastante sombria do futuro, representada pela metrópole Mega City One, combinando elementos do presente com um planejamento urbano futurista e tal como na atual sociedade, o futuro também é aterrorizado pela violência das grandes cidades - Mega City é constantemente assolada por gangues de criminosos e possivelmente é uma das cidades mais violentas do futuro retratado no filme. E para conter a violência desenfreada de uma grande cidade, é necessário mais do que uma tradicional força policial - é aí que entram em cena os Juízes, agentes da lei um pouco diferentes dos policiais do passado, pois um Juíz está devidamente autorizado a fazer justiça executando a sentença cabível: prender ou condenar à morte.
Vista de Mega City One
  Joe Dredd é designado para capturar uma quadrilha comandada por Madeline Madrigal, mais conhecida como Ma-Ma, uma poderosa traficante que está dominando o tráfico com uma nova droga chamada Slo-Mo, cujo efeito alucinógeno é belamente retratado num efeito 3D em câmera lenta, cuja justificativa é simular o ponto de vista dos viciados que sob o efeito da droga enxergam a realidade numa velocidade que corresponde a um centésimo do normal, e assim a imagem do que vêem é retratada em mínimos detalhes, como se o mundo à sua volta fosse uma pintura em movimento.




efeito do Slo-Mo
  Durante a missão, Dredd é encarregado de avaliar o desempenho de Cassandra Anderson (Olivia Thirlby), uma novata candidata a Juíza e apesar de demonstrar certa insegurança em alguns momentos e cometer graves falhas nos testes, o Departamento de Justiça tem grande interesse na moça, pois ela é dotada de poderes psíquicos, o que pode auxiliar muito os Juízes na caçada à criminosos. Dredd e Cassandra terão de adentrar a torre Peach Trees, um gigantesco bloco residencial com 200 andares, cujo último andar é o quartel-general de Ma-Ma e sua gangue.
Dredd e Cassandra
  Contudo, a torre Peach não se trata de um condomínio residencial de luxo, apesar de toda a tecnologia que detém - trata-se de um bloco de periferia, pois no futuro apresentado pelo roteiro do filme, a população menos favorecida não habita mais em bairros populares ou favelas, pois tais sistemas de habitação não existem mais e as comunidades foram alocadas em prédios residenciais, grandes o suficiente para acomodar um bairro inteiro.

Karl Urban
Ma-Ma
  Karl Urban demonstra dureza e truculência necessária com uma entonação de voz grave para compor  Dredd, porém tal como nos quadrinhos seu rosto nunca é mostrado por inteiro, pois esta sempre coberto por um grande capacete com visor escuro, o que lhe dá um certo ar de mistério e imponência. Lena Headey também tem um ótimo destaque ao interpretar Ma-Ma ao demonstrar uma frieza natural ressaltada pelas fortes cicatrizes no rosto, além do que o fato de uma mulher ser chefe do crime organizado faz toda diferença num universo tradicionalmente dominado por homens.
  O visual e a chamada ultra-violência lembram um pouco Robocop e provavelmente as HQ´s do Juíz Dredd podem ter servido de inspiração para muitos filmes de ficção científica ao longo das últimas décadas. Estiloso, sombrio e realista a seu próprio modo, Dredd é uma grata surpresa tanto em termos de ação quanto de ficção científica e se daqui a algumas décadas à frente surgir alguma força de defesa tal como os Juízes apresentados no filme, a segurança da população terá um futuro promissor.

TRAILER


Dredd
Reino Unido / Índia / EUA , 2012
Ação
Direção:
Pete Travis
Roteiro:
Alex Garland
Elenco:
Karl Urban, Olivia Thirlby, Lena Headey, Domhnall Gleeson, Santi Scinelli, Wood Harris, Rakie Ayola
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário