sexta-feira, 15 de novembro de 2013

fuga nostálgica

FUGA

 MORTAL




Há 20 anos Dolph Lundgren era alvo de uma feroz perseguição 







 No início dos anos 90, o grandalhão sueco Dolph Lundgren encontrava-se em um bom momento de sua carreira, estrelando filmes com roteiros interessantes diga-se de passagem e obviamente turbinados com muita ação e pancadaria, bem ao estilo da ação brutal que ainda reinava absoluta. Fuga Mortal (Army of one), exibidos nos cinemas em meados de 1993, é considerado um dos melhores filmes da fase estelar do ator sueco, trazendo um enredo envolvente com uma boa estória de fuga com ares de road movie e ação na dose certa para o deleite dos fãs. 
  Dirigido por Vic Armstrong com roteiro de Steven Pressfeld, Fuga Mortal é uma típica de estória de fuga pelas estradas - Lundgren é um ladrão de carros conhecido como Santee, e justamente por conta do ofício, não é nenhum santo; no início da trama ele está dirigindo um caminhão ao lado de seu parceiro (Ken Foree) de roubos e logo são interceptados por policial que não está a fim de muita explicação e após Eddie, o amigo de Santee descer do caminhão para conversar, em poucos segundos de conversa o policial dá um tiro em Ediee e logo em seguida Santee também é baleado após descer para socorrer o amigo, além do que no exato momento mais dois sujeitos estranhos chegaram de carro no local; tal fato estranho encontrará explicação até o final da trama, afinal a carga do caminhão não é revelada até então.
  Após o estranho prólogo, Santee é preso acusado do assassinato do policial rodoviário que também foi  misteriosamente baleado. Ao ser transportado de carro para cumprir uma pena de 20 anos em um presídio da Califórnia, o grandalhão, num lance de muita esperteza, consegue fugir dos dois policiais que o escoltam e que por sinal são muito ruins de mira embora um deles utilize um rifle com mira de longo alcance, pois não conseguem sequer acertar um tiro em Santee, que simplesmente foge correndo para um lugar deserto e rochoso, numa cena de fuga muito tosca e absurda para um filme de ação de boa qualidade.



Vic Armstrong
  Mas com um roteiro simples e de poucas surpresas, o que a película tem de melhor é sem dúvida ação que não deixa nada a dever nem aos melhores filmes daquela época. Originalmente o filme se chamaria Joshua Tree, cuja tradução é A árvore de Josué, que seria o destino do personagem na trama do filme, mas conta-se que resolveram mudar o título do filme para que o público não confundisse com um álbum musical do U2, que por sinal tinha o mesmo nome.
  O desconhecido diretor Vic Armstrong tem um currículo invejável e segundo consta no IMDB foi um dublê muito requisitado em vários filmes de sucesso como por exemplo na trilogia Indiana Jones e até nos filmes de 007 estrelados por Sean Connery e também em Rambo III dentre vários filmes.
  O talento de Armstrong é notável especialmente num brutal tiroteio dentro de um armazém lotado de carros Ferrari onde Santee enfrenta sozinho vários bandidos - o resultado não poderia ser outro que não uma bela sequencia de tiros e explosões no melhor estilo de ação testosterona que reinava na década 90. Entretanto, não foram utilizadas Ferraris autênticas e sim réplicas perfeitas, pois o filme orçado em apenas US$ 9 milhões é de baixo orçamento e não seria possível adquirir tantas Ferraris originais.


  Além dos tiroteios e pancadarias, a velocidade também embala os melhores momentos da ação e é muito satisfatório ver o anti-herói fugindo numa Ferrari vermelha acompanhado de loira muito gostosa interpretada pela gracinha Kristian Alfonso ou ainda sendo perseguido por uma Lamborghini preta pilotada pelo vilão, algo até estranho de se ver, dois carrões travando uma feroz perseguição em uma estrada localizada numa área desértica do estado da Califórnia. Enfim, exagero típico do cinema dos anos 90, mas muito divertido.





   Com um roteiro simples recheado de carros possantes e cenas de ação que parecem intermináveis e um anti-herói de primeira, Fuga Mortal é o perfeito exemplo do modo como os filmes de ação eram produzidos 20 anos atrás. Atores famosos aparecem de forma simples e marcante: George Segal interpreta um dos vilões que perseguem Santee e Geoffrey Lewis marca presença como um xerife confuso, e tudo isso já basta para completar o enredo de uma produção simples que não exigia muitos atributos como ocorre nos dias atuais. Como se pode notar, a ação dos velhos e bons tempos é uma escola muito valiosa de como fazer entretenimento.

TRAILER



Fuga Mortal (Army of one / Joshua Tree, 1993)

Direção: Vic Armstrong

Roteiro:Steven Pressfeld

Elenco: Dolph Lundgren, Ken Foree, Kristian Alfonso, Geofrrey Lewys, George Segal



  

2 comentários:

  1. Respostas
    1. sem dúvida Silvio, um dos melhores filmes do Dolph Lundgren e se vc quiser pode vê-lo no youtube em versão dublada.

      Excluir