sexta-feira, 18 de abril de 2014

ação patriótica

CAPITÃO AMÉRICA II 

 O SOLDADO INVERNAL

Segundo filme do herói patriótico dá prosseguimento à saga atraindo mais fãs às salas de cinema


  Finalmente estreou há 1 semana o filme mais aguardado da Marvel para este ano. Capitão América 2, o terceiro filme pós Vingadores vem atraindo grande público e surpreendeu em sua estréia nos EUA arrecadando US$ 94 milhões no primeiro fim de semana, maior valor alcançado para um filme lançado no mês de abril. No Brasil atraiu cerca de 1,1 milhão aos cinemas no último fim de semana, o que leva a crer que já é um dos filmes mais vistos este ano e de acordo com vários blogs, revistas e fóruns de discussão a segunda aventura do herói patriótico é o melhor filme lançado até a agora pela Marvel Studios.

  Desta vez comandado por dois diretores, Joe Russo e Anthony Russo, o roteiro assinado por Christopher Markus e Stephen McFeely traz Steve Rogers (Chris Evans) como um agente da S.H.I.E.L.D. e adaptando-se ao mundo moderno depois de seu longo sono de 70 anos. Logo no início, o Capitão Rogers é enviado junto com a Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) em uma arriscada missão para resgatar passageiros de um navio sequestrado em alto mar, onde o herói travará um rápido confronto com o terrorista francês conhecido como Batroc - por sinal as sequências de ação no navio são as melhores do filme inteiro.
  As circunstâncias da missão geram dúvidas na mente de Rogers que cada vez mais questiona as ações da Shield e suas relações com o governo norte-americano. Cada vez mais Rogers não sabe se deve confiar nas pessoas que o cercam, seja Nick Fury (Samuel L. Jackson) ou até mesmo Natasha, ou seja, o super soldado sente-se cada vez mais sozinho no "novo" mundo no qual ele despertou, o que fica mais evidente quando ele visita Peggy Carter, sua antiga paixão da época da Segunda Guerra, e que se encontra adoentada num leito de hospital.

  Segredos obscuros da Shield vão surgindo ao longo da trama na misteriosa figura de Alexander Pierce, um dos diretores da agência interpretado pelo mito Robert Redford e a aparição de um poderoso inimigo conhecido apenas como Soldado Invernal traz à tona revelações perturbadoras da H.I.D.R.A., a temível organização de raízes nazistas criada pelo Caveira Vermelha conforme visto no filme anterior.



  O Soldado Invernal, personagem que dá nome à famosa HQ publicada nos anos 90 desponta na ação de Capitão 2, pois o misterioso assassino que mais parece uma máquina de matar possui as mesmas habilidades de Rogers, força e velocidades redobradas e ainda um braço mecânico que o torna praticamente indestrutível.



  Apesar de bem dirigido pelos irmãos Russo, há inevitáveis exageros nas cenas físicas, pois apesar de ser uma aventura de super-herói é muito estranho ver um Capitão América pular mais de 10 andares de um prédio e aterrisar no chão sem se machucar ou ainda desviar de tiros de metralhadora - afinal, ele é um do herói bem humano e não um ser indestrutível ainda que seja um super soldado. Os cenários são primorosos ainda que alguns sejam feitos digitalmente como o aéro-porta-aviões da Shield. O personagem Falcão, melhor amigo de Rogers nas HQ´s, interpretado pelo ator Anthony Mackie destaca-se nos melhores momentos do longa dando vôos rasantes com suas asas mecânicas.



 A trama de espionagem bem articulada com argumentos de conspiração política faz lembra os grandes thrillers de espionagem do passado o que garante muita qualidade ao roteiro, especialmente pela presença de Robert Redford que já estrelou tramas de fundo político como Todos os Homens do Presidente (All the President´s Men, 1976) ou Três dias do Condor (Three days of the Condor, 1975). Esses são motivos que tornam Capitão 2 uma das melhores sequências de franquias da Marvel, e um dos melhores filmes do estúdio até o momento.

TRAILER




Capitão América - o Soldado Invernal (Captain América - The Winter Soldier, 2014)

Roteiro:Christopher Markus e Stephen McFeely

Direção: Anthony e Joe Russo

Elenco: Chris Evans, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson, Robert Redford, Anthony Mackie, Emily VanCamp, Frank Grillo


Nenhum comentário:

Postar um comentário