terça-feira, 22 de abril de 2014

reviravolta

ALIANÇA MORTAL

Em seu novo filme Van Damme consegue se destacar do outro da lado da lei



  Ao que parece o ex-astro Jean Claude Van Damme gostou da idéia de interpretar vilões depois de ter sido um no sucesso Os Mercenários 2 (The Expandables 2, 2012) além de parodiar a si próprio como fez em JCVD (2008) e no recente Bem Vindo à Selva (Wellcome to the jungle, 2013). Em sua fase pós-estrelato o lutador e ator belga vem fazendo filmes até mais interessantes do que fazia na década de 90 e está se reinventando de forma surpreendente embora nunca tenha sido bom ator. Entretanto, o ator já interpretara vilões no passado como no mediano Retroceder Nunca, Render Jamais (No Retreat, No surrender, 1986), no fraquíssimo filme Contato Mortal (Black Eagle, 1988) e no também fraco Replicante (Replicant, 2001). 
   Enemies Closer que no Brasil recebe o título de Aliança Mortal traz a história de Henry (Tom Everett Scott), um ex-agente das Forças Especiais que atualmente exerce a função de guarda-florestal em uma reserva que faz divisa entre EUA e Canadá. Henry faz seu trabalho com bastante competência e não costuma deixar passar nada despercebido em sua área de vigilância até que numa noite qualquer recebe a inesperada visita de Clay (Orlando Jones), um sujeito que aparentemente é um viajante perdido buscando orientação, mas logo revela ser um perigoso visitante ao fazer Henry de refém após ser acolhido por ele.

Henry
 
Clay
Na verdade Clay chegou ali não por mero acaso e sim para vingar a morte de seu irmão que serviu nas Forças Especiais tendo trabalhado junto com Henry, e Clay o julga culpado, pois acredita que ele deixou seu irmão para trás durante uma missão arriscada se recusando a salvá-lo. Entretanto, o acerto de contas entre Clay e Henry em poucos minutos é interrompido, porquê uma quadrilha de traficantes está passando  pelo local seguindo uma rota de fuga, e para tal, solicitam a ajuda de Henry. Aí é que se dá a aliança mortal sugerida pela título sendo que o único modo de ambos sobreviverem é unindo forças, pois é óbvio que os traficantes não os deixarão vivos mesmo que Henry colabore com eles.


   Os criminosos são liderados por Xander, um sujeito metódico e cruel, mas ao mesmo tempo hilário e com uma aparência de maluco ou aloprado nesta que pode ser considerada a melhor ou talvez a única interpretação digna de elogios que Van Damme conseguiu fazer em toda sua carreira até o momento. E o surtado vilão do ator belga realmente se destaca no decorrer de todo o filme e conduz a trama à momentos de tensão e boas surpresas ao longo da caçada que se passa decorrer de uma noite.



Peter Hyams
  O diretor Peter Hyams volta a dirigir o ator belga após muitos anos, pois o cineasta novaiorquino o dirigiu nos filmes Timecop - O guardião do tempo (1994) e Morte Súbita (Sudden Death, 1995), sucessos da década de 90, época de estrelato de Van Damme. Hyams conduz a ação com bastante precisão e talento sendo um dos poucos diretores que não utiliza o péssimo recurso de câmera tremida, tão comum no cinema moderno e tampouco faz edição picotada e cheia de cortes, ou seja, Hyams deixa a câmera fixa para que visualizemos a ação de modo fluído e dinâmico.


  Entretanto há algo que pode incomodar fãs de artes marciais, pois em (quase) todas as cenas de luta ocorre um golpe de jiu-jitsu, o que por vezes causa estranheza dando a impressão que todos os personagens tem conhecimento desta luta marcial. Ainda assim as cenas físicas nada deixam a desejar, por sinal lutas muito bem coreografadas para compensar uma produção de orçamento bem modesto, cerca de US$ 5 milhões, além do ótimo roteiro de Eric Bromberg e James Bromberg e ainda assim é uma pena que tenha sido lançado diretamente em vídeo. Enfim, Aliança Mortal é o itinerário certo para quem busca ação rápida e eficiente conduzida por um elenco afiado e ainda com a surpresa de apreciar uma ótima atuação do mítico ator belga.

TRAILER



Aliança Mortal (Enemies Closer, 2013)

Direção: Peter Hyams

Roteiro:Eric Bromberg e James Bromberg


Elenco:Jean Claude Van Damme, Tom Everett Scott, Orlando Jones, Linzey Cocker, Kristopher Van Varemberg, Zahary Baharov, Jonas Talkington


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário