terça-feira, 6 de maio de 2014

caçada policial

FÚRIA MORTAL

Há cerca de duas décadas Steven Seagal buscava justiça nas ruas e becos do Brooklin



 "Ele é um policial fazendo um trabalho sujo, mas... Alguém tem que fazê-lo" - era o que dizia a frase na tagline do cartaz do filme Fúria Mortal (Out for Justice, 1991), sucesso do início dos anos 90 estrelado por Steven Seagal, astro em ascenção na época despontando com filmes que dominavam as bilheterias e traziam para as telas um novo artista marcial para o típico gênero de ação que até então lotava as salas de cinema.
  Em Fúria Mortal, Seagal é Gino Felino, um policial novaiorquino de descendência italiana nascido e criado no Brooklin, um dos bairros mais violentos da cidade de Nova York, com muitos locais dominados por prostituição e tráfico de drogas - e neste cenário Gino é um eficiente policial, imponente e destemido ele encara o duro trabalho tentar limpar as ruas de seu bairro e o faz de modo natural e com muita eficiência, o que fica claro desde o início da narrativa.

  Num típico dia de folga, o policial Bobby Lupo (Joe Spataro), melhor amigo de Gino é baleado à queima-roupa na rua defronte uma mercearia na frente da esposa e de várias testemunhas. O assassino é Richie Madano, interpretado por Willian Forsythe, um dos melhores atores dos anos 90 que infelizmente nunca atingiu o estrelato.


  Madano é o bad-boy do bairro, encrenqueiro desde criança e inimigo ferrenho de Gino e Bobby desde a infância e ao contrário dos rivais que se tornaram policiais, Madano enveredou pelos caminhos do crime tornando-se um temido traficante do Brooklin - e este personagem é que basicamente sustenta o roteiro escrito por David Lee Henry que apesar de mediano para um filme policial é eficiente e apresenta uma trama bem construída com direito a uma pequena reviravolta para justificar o assassinato de Bobby. Há também a presença da máfia novaiorquina, algo que torna o roteiro mais interessante no gênero policial.
  Tomado de ressentimento e movido pelo dever, Gino inicia uma busca incessante para encontrar Richie Madano e fazer justiça, mesmo que seja a seu próprio modo, afinal, o trabalho da polícia parece não ser o suficiente para conter a violência e a criminalidade desenfreadas no perigoso bairro. Seagal obviamente faz o mais do mesmo em sua limitada atuação, entretanto, o mestre de Aikido e perito em várias lutas marciais estava em sua melhor forma e suas exclusivas habilidades fazem de Out For Justice um de seus melhores filmes até então. Numa das melhores cenas, Gino persegue os homens de Richie até um açougue e obviamente não é para comprar carne...



 O saudoso John Flynn (1932-2007) comandou a direção e já demonstrara ser um ótimo diretor anteriormente ao trabalhar com Stallone no drama de ação Condenação Brutal (Lock Up, 1989) e Seagal teve a sorte de ser dirigido pelos melhores diretores do gênero na época como Andrew Davis, em seu primeiro filme Nico - Acima da lei (Above the law, 1988), que posteriormente voltou a dirigi-lo em A força em Alerta (Under Siege, 1992), além de Dwight H. Little em Marcado para a morte (Marked for death, 1990) e alguns outros bons cineastas.

  Além de ótimas sequências de luta, há também violentas cenas de tiroteio com um realismo que se tornara marcante nos filmes do ator que conquistou rapidamente o público que aprecia ação com estilo brutal e mais próximo da realidade sobrando pouco ou nenhum espaço para cenas fantasiosas. Numa das cenas de luta há uma especial dentro de um bar em que Seagal faz um rápido confronto de bastões com o mestre coreano Dan Inosanto, discípulo e amigo do lendário Bruce Lee.


  O longa figurou entre os grandes sucessos do cinema físico no início dos anos 90 tendo alcançado ótima bilheteria nos EUA, pouco mais de US$ 39 milhões, que cobriu satisfatoriamente o orçamento de US$ 14 milhões segundo consta no imdb. Fúria Mortal foi o quarto filme da então promissora carreira de Seagal que na época ainda era um astro em ascenção e emplacava um sucesso atrás do outro desde sua estréia em Nico - Acima da lei. Enfim, é um cult muito recomendado especialmente para os fãs de ação mais nostálgicos e principalmente para os que conhecem apenas a recente (e medíocre) carreira do agora ex-astro.

TRAILER






Fúria Mortal (Out for Justice, 1991)

Direção: John Flynn

Roteiro: David Lee Henry

Elenco: Steven Seagal, Willian Forsythe,Joe Spataro, 
Jerry Orbach,Jo Champa, Gina Gershon 
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário