sábado, 14 de junho de 2014

super dicas

SAMURAIS EM DESTAQUE NOS FORMATOS DIGITAIS 


47 RONINS

 


 Acaba de ser lançado em dvd e blu-ray o longa 47 Ronins, a mais recente empreitada de Keanu Reeves nas telas do cinema, desta vez incursionando pelo universo oriental dos samurais. A conhecida e popular história dos 47 ronins é retratada com elementos folclóricos para enriquecer um pouco mais a lenda da dos 47 guerreiros que se unem para vingar a morte de seu mestre Lorde Asano, governador da província feudal de Ako e destronar o tirano Lorde Kira, responsável pela desgraça que se abateu na então próspera Ako. 






YOJIMBO & SANJURO

 Lançado agora em junho no Brasil pela Versátil Filmes em versão restaurada e remasterizada duas obras primas do cineasta japonês Akira Kurosawa: Yojimbo e Sanjuro, ambos interpretados pelo mítico Toshiro Mifune, ator de origem chinesa que se tornou astro no Japão. Mifune, ator premiado no Festival de Veneza, encarna o ronin Sanjuro, um  guerreiro que usa sua notável inteligência tanto para manipular gangues rivais quanto para ajudar um grupo de jovens idealistas que combate a corrupção dentro de seu clã. Muitos consideram Yojimbo o melhor filme de samurai de todos os tempos e um dos melhores da filmografia do mestre Kurosawa, influenciado pelo gênero faroeste, algo que pode ser conferido nos documentários dos discos de bônus nesta edição definitiva em dvd. Por outro lado, o filme também influenciou o western ocidental, tendo sido adaptado pelo grande cineasta Sergio Leone na excelente trilogia dos dólares estrelada por Clint Eastwood.



Box Cinema Samurai

  Lançado em setembro do ano passado box Cinema Samurai traz uma coletânea de filmes japoneses sobre os guerreiros da terra do sol nascente. Este primeiro volume de dvd´s vem com 6 clássicos "chambara" (filmes de samurai) dirigidos por consagrados cineastas japoneses e interpretados por astros das telas nipônicas como Tetsuro Tamba e o lendário Toshiro Mifune. 




13 Assassinos (1963)
Treze bravos guerreiros se reúnem para caçar e punir o arrogante Lorde Naritsugu que comete vários tipos de crueldade e permanece impune devido à sua condição social. Clássico dirigido por Eiichi Kudo, recentemente foi refilmado pelo cultuado diretor Takashi Miike. 

A Lança Ensaguentada (1955)
Um jovem e beberrão samurai viaja com dois servos pela estrada de Tokaido (atual Tóquio) encontrando uma série de personagens neste que é considerado um road-movie japonês. Dirigido por Tomu Uchida e estrelado por Chiezo Kataoka e Teruo Chimada. 

Rebelião (1967)

O lendário Toshiro Mifune interpreta um samurai que se revolta contra a tirania do senhor de seu clã. Dirigido por Masaki Kobayashi, o filme recebeu  o Prêmio da Crítica Internacional do Festival de Veneza. 

Três Samurais Fora da lei (1964)
Três ronins se envolvem em uma rebelião de camponeses contra um magistrado corrupto. Dirigido por Hideo Gosha e estrelado por Tetsuro Tamba e Isamu Nagato. 

Os sete rebeldes (1968)
 Nesta obra de Kihachi Okamoto que mistura ação e humor, um ex-samurai e um camponês se envolvem num conflito dentro de um clã. O clássico traz os atores Tatsuya Nakadai e Etsushi Takahashi. 

Assassinato (1964)
Este épico chambara comandado por Masahiro Shinoda se passa no ano de 1863, época em que navios de guerra norte americanos aportam no Japão, e um misterioso ronin (samurais sem mestre) se torna uma "peça chave" no jogo de poder entre o xogunato e o império.


Box Cinema Samurai - Volume II



  Lançado em maio deste ano o segundo volume da coleção Cinema Samurai  que reúne mais 6 clássicos do cinema japonês. Novamente a coleção apresenta diretores consagrados comandando os maiores astros do gênero Chambara.


A Espada da maldição (1963)
 No Japão de 1860, o filme segue a jornada sangrenta de um samurai que parece ter perdido seus princípios, pois mata qualquer pessoa, sem nenhuma compaixão ou escrúpulo, vivendo de forma contrária aos nobres guerreiros.

A lâmina diabólica (1963)
 Um jardineiro chamado Hanpei, cujo passado é um mistério, converte-se num assassino frio para proteger seu soberano de uma trama de conspiração. Filme estrelado por Haizo Ichikawa na pele de um trágico samurai.

Samurai Assassino (1965)
  Épico de conspiração política ambientado nos últimos dias do xogunato Tokugawa, em que um ambicioso ronin se envolve num plano para matar o premier Naosuke, favorável à abertura do Japão aos países estrangeiros.

A espada do mal (1965)
  Com o objetivo de melhorar de vida, um samurai aceita as ordens de um superior e mata um oficial de seu clã. Entretanto, descobre mais tarde que foi traído, e assim torna-se um ronin amargurado e sem rumo juntando-se a um bando de criminosos.

O filho do destino (1962)
  A trajetória de um guerreiro em busca de vingança e redenção após sua família ser massacrada por um clã rival. Roteirizado por Kaneto Shindo, este chambara é considerado uma obra prima.

Tirania (1969)
  Neste clássico dirigido por Hideo Gosha, um samurai fica muitos anos no exílio, traumatizado por um massacre cometido no passado pelo seu clã. Porém, quando uma nova carnificina se aproxima, ele resolve agir novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário