segunda-feira, 27 de outubro de 2014

missão marítima

A FORÇA EM ALERTA

Há cerca duas décadas Steven Seagal alcançava o estrelato numa missão em alto-mar


  O ano era 1992 e o cinema de ação moderno continuava cada vez melhor, comandado por bons diretores, roteiros mais sofisticados para os novos tempos de então e a ascenção de novos astros como Steven Seagal, que desde sua estréia marcante em Nico - Acima da lei (1988), passando pelo sucessos Difícil de Matar (1990), Marcado para a morte (1990) e Fúria Mortal (1991), tratava-se de um astro em ascenção, mas a ousada produção de A Força em Alerta (Under Siege) alçara o ator e artista marcial ao estrelato definitivo. 
  Sob o comando de Andrew Davis na direção, o filme orçado em US$ 35 milhões fez cerca US$ 83 milhões em bilheterias só nos Estados Unidos, tendo sido possivelmente o filme de ação mais rentável daquele ano. Davis, um dos melhores diretores de ação naquela época, era sem dúvida a melhor escolha para conduzir Seagal ao estrelato, pois o mesmo cineasta já o havia dirigido em Nico - Acima da lei, filme de sucesso que marcou a explosiva estréia do futuro astro.

  O ótimo roteiro de Under Siege, escrito por J.F. Lawton trazia uma bem estruturada trama de suspense ambientada dentro de um navio da marinha em alto mar, um cenário completamente isolado, longe de qualquer civilização. Porém, o encouraçado USS Missouri não se tratava de um navio qualquer, pois carregava um pesado arsenal de armas nucleares e mísseis controlados por satélite, o que o torna o navio de guerra mais poderoso do mundo, a maior arma de guerra estadunidense em alto mar.


  A viagem marítima parecia transcorrer muito bem inclusive com direito a uma festa de aniversário para o capitão do navio, tendo a visita de uma suposta banda de rock que aterrisa de helicóptero no navio, contratada para o cerimonial. Durante o show, o simpático vocalista ao perguntar à tripulação quem é a mais alta patente da tripulação ali presente, revela suas verdadeira intenções tomando toda a tripulação desprevenida como reféns, pois na verdade a tal banda é um grupo terrorista altamente liderado por Willian Stranix, interpretado por Tommy Lee Jones revelando que não é um simples músico, e sua banda são na verdade um grupo terrorista altamente preparado para se apossar do navio de guerra.



  Além de Tommy Lee Jones, o elenco também conta a presença de Gary Busey, ator conhecido de várias produções de sucesso dos anos 80 como Bala de prata (Silver Bullet, 1985), e aqui interpreta Comandante Krill, um arrogante oficial da marinha que na verdade tem negociações com os terroristas que se apossam do navio.

 Seagal, que na época estava em ótima forma e obviamente faz as vezes de candidato à herói da trama, interpreta Casey Ryback, aparentemente o cozinheiro do navio, que possui muito mais do que meras habilidades culinárias, de modo que mais tarde os vilões e também a tripulação descobrem que Casey é um ex oficial da marinha altamente treinado e capacitado para enfrentar tal tipo de situação.



 Tanto pelas habilidades de Seagal quanto pelo clima de suspense, fica evidente porque Andrew Davis era um dos melhores diretores da época, e por sinal não foi à toa que O Fugitivo, sucesso de 1993 estrelado por Harrison Ford, foi indicado ao Oscar tendo ganho a estatueta  de melhor ator coadjuvante para Tommy Lee Jones.  
 E numa produção de ação dos anos 90 comandada por um elenco masculino não poderia faltar a “cereja do bolo”, e a escolhida da vez foi Erika Eleniak, atriz que esteve no elenco mirim de E.T. o extraterrestre (1982), esteve no seriado The Bay Watch e chegou a ser coelhinha playboy em 1989. Em Under Siege ela faz uma dançarina stripper chamada Jordan Tate, que tem a missão de sair do bolo de aniversário do capitão o navio, mas somente Ryback é que tem o prazer de ver a tal surpresa.



  Com um sucesso absoluto de bilheteria, A Força em Alerta parecia pedir uma sequencia e em 1995 estreou nos cinemas não exatamente uma sequência mas sim uma nova aventura não tão engenhos desta vez ambientada num trem de passageiros sequestrado por terroristas que terão de lidar com as habilidades de um certo cozinheiro que por um acaso encontra-se à bordo da locomotiva. Porém , ao menos na carreira de Seagal é difícil encontrar filme que supere o primeiro Under Siege que é seguramente um dos melhores thrillers de ação dos anos 90 tendo sido marcante numa época em que o gênero se modernizava e trazia melhores argumentos para a construção de uma ação mais realista que se tornou algo bem comum no cinema de hoje.


TRAILER



A força em alerta (Under Siege, EUA, 1992)

Direção: Andrew Davis

Roteiro: J.F. Lawton

Elenco: Steven Seagal, Gary Busey, Tommy Lee Jones, Erika Eleniak, Patrick O´Neal, Nick Mancuso



Nenhum comentário:

Postar um comentário