sexta-feira, 31 de outubro de 2014

épico vampírico

DRÁCULA - A história nunca contada

Filme estrelado por Luke Evans refaz a lenda do grande vampiro


  Dos confins da Europa medieval, mais precisamente de um país chamado Romênia, por volta do século XV, lendas e mistérios em torno da figura de um príncipe guerreiro aclamado como herói por ter libertado seu povo do domínio turco, séculos depois influenciou profundamente o folclore, a literatura universal e posteriormente o cinema de um modo irreversível... e por isso mesmo, surpreendente. Drácula, o grande vampiro foi protagonista de tantos filmes, chegou a aparecer em histórias em quadrinhos e até séries de TV, que provavelmente é impossível alguém não ter ouvido seu nome, inclusive as novas gerações. E é justamente para o atual público que frequenta os cinemas que o personagem foi reformulado num interessante filme que mescla horror e aventura épica.
O príncipe romeno Vlad Dracul,
 mais conhecido como Empalador 
foi a fonte de inspiração para
Bram Stocker na criação
do vampiro Drácula
  Quando o escritor irlandês Bram Stocker (1847-1912) inspirado na história do Príncipe Vlad, resolveu criar um personagem vampiro utilizando a figura do citado nobre, talvez nem imaginasse que seu personagem alcançaria tal sucesso ao longo dos tempos, tanto quanto seu romance literário intitulado Drácula viria a se tornar um clássico da literatura universal tal como Frankenstein de Mary Shelley, O médico e o monstro de Robert Louis Stevenson, e vários outros clássicos tão conhecidos.

 Tamanho legado histórico citado nos parágrafos àcima justificam perfeitamente a inspiração do diretor Gary Shore para comandar a super produção que está em cartaz atualmente nos cinemas, Drácula - a história nunca contada (Drácula Untold, 2014), roteirizado por Matt Sazama e Burk Sharpless que fizeram um interessante cruzamento entre parte da história do príncipe Vlad, o empalador, e o personagem vampírico de Bram Stocker. Entretanto convém lembrar que Francis Ford Copolla foi o primeiro a fazer algo assim no filme Drácula de Bram Stocker, porém sendo mais fiel ao material do livro.
  Mas o filme de Shore toma rumos diferentes ao transformar Vlad em um herói que quer mais do que tudo defender seu povo e sua família a qualquer custo e o personagem embora bem representado pelo ator galês Luke Evans, não tem o menor traço de loucura ou alguma centelha de maldade ao contrário do vampiro literário e do filme de Copolla interpretado por Gary Oldman, e os demais filmes clássicos do vampiro. Em outras palavras, o Drácula de Evans é retratado como um verdadeiro herói, o que o torna menos complexo e mais aceitável para o atual público jovem que frequenta as salas de cinema em busca de aventura.


Na trama o sultão turco Mehmed II (Domic Cooper) faz um pedido um tanto inusitado: ele quer que o príncipe romeno lhe entregue mil garotos para serem treinados para futuramente serem soldados de seu poderoso exército, inclusive ele quer o filho de Vlad, que a princípio concorda em cumprir a tal ordem sob pena de alguma represália do sultão para com o povo romeno.



  No dia em que entregaria seu filho aos oficiais de Mehmed, Vlad se rebela e os mata rapidamente com sua espada - obviamente Mehmed se irrita e fará uma retaliação e Vlad numa tentativa desesperada de salvar sua família e seu povo, faz um estranho acordo com um homem misterioso que habita uma caverna e ganha poderes obscuros após beber o sangue que o estranho ser lhe oferece para que ele adquira a força necessária para derrotar o exército turco.

  Vlad então adquire poderes sobrenaturais, força e velocidade que parecem ilimitadas, audição muito apurada e o poder de se comunicar com animais e as forças da natureza, ou de transformar seu corpo físico num bando de morcegos ferozes num show de efeitos visuais que dão o tom da aventura. Em outras palavras, ele parece se tornar um "super-homem das trevas" e seus homens tem pouca chance de lutar contra os turcos já que ele com suas novas habilidades os derrota sozinho nas batalhas que se seguem. Entretanto o preço a ser pago por tais poderes é alto, e Vlad terá de resistir à sede de sangue até o fim do acordo ou viverá eternamente sob o domínio das trevas.


  Embora o personagem ou mesmo o filme não superem clássicos como O Vampiro da noite (Horror of Drácula, 1958) ou o já citado Drácula de Bram Stocker (Bram Stocker´s Drácula, 1992), o roteiro refaz a lenda de forma engenhosa e satisfatória e até os fãs mais nostálgicos que "torçam o nariz" para este novo Drácula podem se surpreender com a sombria aventura épica que resgata a dignidade dos vampiros que havia se perdido pela mediocridade da saga Crepúsculo. E embora a performance de Luke Evans não possa ser comparada à de Christopher Lee, não se pode negar que é o único vampiro de respeito no cinema dos tempos atuais.

TRAILER






Drácula - A história nunca contada (Drácula Untold, 2014)

Direção: Gary Shore
Roteiro: Matt Sazama e Burk Sharpless

Elenco: Luke Evans, Sarah Gadon, Dominic Cooper, Charles Dance, Art Parnkinson

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário