sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

novela filmada



OS 10 MANDAMENTOS

Filme adaptado de novela televisiva leva multidões aos cinemas embora tenha sérios problemas




  Grande sucesso de público na TV, a novela Os 10 Mandamentos trouxe algo de inovador ao universo das telenovelas brasileiras, pois é a primeira novela bíblica, algo que provavelmente a Tv Record já estava planejando há algum tempo haja vista as minisséries religiosas que a emissora produziu alguns anos atrás, as quais tem sido reprisadas ultimamente como Rei Davi e José do Egito. Escrita por Vívian de Oliveira e dirigida por Alexandre Avancini, a produção investiu pesadamente em grandes cenários, figurino e efeitos visuais de ponta para a recriação da famosa história bíblica de Moisés, o último grande profeta hebreu que libertou seu povo da opressão do império egípcio. 
  Contando com um extenso elenco, a telenovela descreveu com muita precisão ao longo de seus 176 capítulos a origem de Moisés, a história do sofrido povo hebreu, o domínio do império egípcio e a jornada de Moisés para libertar seu povo e conduzí-los rumo à terra prometida. Entretanto, não se vê nas telas do cinema uma descrição tão detalhada quanto no folhetim televisivo, e infelizmente o tão esperado filme bíblico traz sérios problemas narrativos.
   Embora tenha boa premissa com Josué (Sidney Sampaio) contando a história de Moisés para várias pessoas ao redor de uma fogueira, o roteiro narra com certa precisão a origem do protagonista desde o seu nascimento como hebreu, sua criação no Egito como um príncipe e sua jornada como o profeta. E os problemas do longa-metragem começam na metade da projeção, quando Moisés retorna ao Egito e se encontra com o faraó Ramsés a quem ele tinha como irmão antes de fugir do Egito na época em que ambos eram príncipes. 


  A narrativa do filme simplesmente atropela tudo o que foi concebido pela telenovela ao longo de seus mais de cem capítulos de modo que ignora completamente a morte de Seti (José Carlos Machado), primeiro faraó e pai de Ramsés e também as histórias de vários personagens que tiveram certa relevância na trama televisiva.

  Isso sem contar que Ramsés quase não teve tempo de respirar para que se tornasse o grande vilão da trama, já que logo após o retorno de Moisés uma série de acontecimentos foram jogados na tela numa espécie de flashback dos melhores momentos da novela desde as 10 pragas que Deus lançou no Egito até a travessia do povo hebreu pelo mar, uma narrativa muito apressada que tudo pareceu um mero pretexto para mostrar de uma só vez a magia dos belos efeitos visuais da produção.

Resultado de imagem para os 10 mandamentos novela abertura do mar



   Contudo, o que se salva do filme é o que já se viu na Tv nas boa interpretações de Guilherme Winter, ótima escolha para interpretar Moisés, Sergio Marone como Ramsés, Giselle Itiê como Zípora embora no filme tenha aparecido pouco, além de alguns outros atores que tiveram desempenho cênico melhor retratado no folhetim televiso. Duas horas é um tempo precioso, mas muito pouco para transformar uma novela em filme, por mais cinematográfica que seja. Enfim, fica a dica de que certas produções ficam melhores em seu formato original caso não sejam bem adaptadas ou neste caso bem editadas para o cinema. (R.A)

TRAILER









Os Dez Mandamentos (Brasil, 2016)

Roteiro: Vívian Oliveira

Direção: Alexandre Avancini

Elenco: Guilherme Winter, Sergio Marone, Jose Carlos Machado, Giselle Itiê, Paulo Gorgulho, Sidney Sampaio, Samara Felipo


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário