domingo, 22 de outubro de 2017

lenda recontada

REI ARTHUR: A LENDA DA ESPADA

Lenda de Arthur ganha nova roupagem pela visão do cineasta Guy Ritchie

Resultado de imagem para rei arthur a lenda da espada

  O mito do rei Arthur já rendeu boas produções ao longo da história do cinema de modo a alimentar o imaginário popular em torno deste emblemático personagem cuja veracidade é uma incógnita para a história científica, pois não há vestígios consistentes que possam atestar de modo seguro sua existência. Assim restam apenas os vestígios do mito que ajudam a compor as lendas arturianas sobre um heróico rei que entre os séculos V e VI defendeu a Grã-Bretanha contra os invasores saxões. O diretor Guy Ritchie com grande inspiração resolveu recontar tal lenda imprimindo nela seu estilo urbano que o consagrou em filmes como Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e as duas recentes aventuras de Sherlock Holmes com Robert Downey Jr. 
  Pode parecer estranho o uso da palavra "urbano" em um contexto medieval, mas em se tratando de Ritchie este conceito torna-se bastante crível já que o diretor consegue adaptar seu estilo para narrar esta nova versão do lendário rei da mesma forma que o fez em filmes anteriores de modo que fica estabelecido uma ligação entre todos os filmes que assim compõem o estilo narrativo do cineasta. É interessante notar por exemplo em Rei Arthur personagens construídos com base em tipos contemporâneos e até mesmo o modo como os personagens interagem tornando o ritmo da narrativa até mais ágil e envolvente. 


Resultado de imagem para rei arthur a lenda da espada

  Escrito por Joby Harold, Lionel Wigram, David Dobkin e o próprio Ritchie, o filme procura explorar as origens do reinado do qual o jovem Art, órfão que foi criado em um bordel e nem faz idéia que é o herdeiro legítimo do trono real, o qual foi tomado pelo traiçoeiro príncipe Vortigen (Jude Law), que utilizando-se de feitiçaria mata seu irmão, o rei Uther para assumir o comando da Inglaterra a fim de satisfazer sua sede de poder absoluto. 


Resultado de imagem para rei arthur a lenda da espada

   O britânico Charlie Hunnam, astro da série Sons of Anarchy e do filme Círculo de Fogo foi a escolha certa para interpretar Arthur, que compõe o personagem como um rebelde que precisa buscar suas origens após ser o único dentre vários homens a conseguir retirar a espada mágica excalibur de uma pedra, ou seja terá de lidar com seu destino e aprender a tornar-se rei para comandar a Grã-Bretanha se conseguir retirar do trono seu tio, o cruel Vortigen interpretado por Jude Law. 




  A trilha sonora hipnotizante ao som de guitarra e tambores e a fotografia de cores frias e aspecto empoeirado completam o tom da narrativa com um ritmo intenso que uma aventura épica merece. Contudo, o roteiro toma certas liberdades em relação à lenda original do rei Arthur deixando de lado alguns personagens importantes como mago Merlin, Lancelot e Guinevere, que não aparecem nesta história embora Merlin seja apenas citado. Tanto quanto nos filmes de Sherlock Holmes, Guy Ritchie demonstra seu insuspeitável talento para comandar cenas de ação de modo detalhado valorizando as coreografias de combate. A lenda de Arthur enfim foi recriada de modo digno e respeitoso passando pelos cinemas em maio deste anoe agora encontra-se disponível em dvd e blu-ray. Só nos resta aguardar que sua saga prossiga nas telas do cinema. (R.A.)

TRAILER




Resultado de imagem para rei arthur a lenda da espada

Rei Arthur: A lenda da Espada (King Arthur: Legend of the Sword, 2017)

Direção: Guy Ritchie

Roteiro: Joby Harold, Lionel Wigram, David Dobkin e Guy Ritchie

Elenco: Charlie Hunnam, Eric Bana, Jude Law, Djimon Hounsou, Tom Wu, Astrid Bergès-Frisbey


Nenhum comentário:

Postar um comentário